Meu parceiro sempre fala sobre o(a) ex: o que faço?

Se não nos sentirmos à vontade com nosso parceiro falando sobre seus relacionamentos anteriores, é importante avisá-lo para que ele possa interromper esse comportamento.
Meu parceiro sempre fala sobre o(a) ex: o que faço?

Última atualização: 02 Março, 2021

Às vezes, o parceiro sempre fala sobre seu ex em todas as conversas. Parece que nunca se esquece do passado, ou o que é pior, chega um momento em que isso já é algo instalado no presente.

As lembranças de relacionamentos anteriores estão aí e de uma forma ou de outra, com nostalgia ou raiva, vêm à tona repetidas vezes, mesmo quando já existe um vínculo novo e diferente. Frequentemente, o ouvinte não sabe o que fazer ou como agir. Você não consegue entender (não totalmente) o que está acontecendo.

Você quer saber algumas dicas para esta situação? Se você estiver interessado, continue lendo. Refletimos sobre essa questão a seguir.

Como devo reagir se meu parceiro fala sobre seu ex o tempo todo?

Casal dialogando para resolver os problemas

Como em todos os conflitos de casal, o principal é poder falar com franqueza. Se há uma atitude que incomoda ou causa insegurança, o que se deve fazer é comentá-la abertamente.

É sobre dizer a essa pessoa como nos sentimos quando ouvimos constantemente os casos de amor que ela teve antes. Dependendo de como ela reage e se comporta, será mais fácil identificar a medida apropriada a ser considerada.

É provável que o parceiro nem tenha percebido o que estava fazendo e pare. Porém, também existe a possibilidade de que ele continue a agir da mesma forma, o que pode ser um alerta para a tomada de decisões sobre o assunto.

Seja qual for o caso, você precisa parar de falar e tentar abordar o assunto . Se todos tentarem resolver o problema sozinhos, as interpretações incorretas serão mais frequentes. Cada indivíduo é diferente e assim é a abordagem com a qual ele entende os relacionamentos.

Nesse sentido, há vários motivos pelos quais alguém tende a se referir com tanta frequência a experiências anteriores. Vamos ver alguns deles.

1. Não superou emocionalmente a ruptura

Se outro relacionamento é iniciado assim que o anterior termina, as fases de separação permanecem não transmitidas. Como as memórias ainda são intensas, algumas pessoas falam sobre seus ex-namorados quase que automaticamente. No entanto, talvez com o passar do tempo, ele pare de trazer essas recordações para a conversa.

Agora, se o tempo passar e essa posição continuar sendo mantida, então ele não superou essa separação. Apesar da distância, o antigo parceiro ainda está na sua cabeça e isso não permite começar uma nova história em paz.

Nessas condições, uma alternativa é oferecer à outra parte um período de reflexão para identificar as emoções que está sentindo. É mais saudável seguir em frente quando vocês dois podem concentrar a atenção em uma ilusão comum.

2. É uma pessoa que gera relacionamentos tóxicos

O parceiro fala sobre seu ex para fazer comparações entre as duas histórias e causar ciúmes. Mesmo que estiverem em um belo momento juntos, ele consegue dizer o que estaria fazendo em seu antigo relacionamento. Ele propõe implicitamente basear essa nova união em um jogo de poder onde domina com ameaças emocionais.

Ou seja, implica que com a outra pessoa ele era melhor ou mais feliz, o que, claro, fere quem está ao seu lado agora. Diante dessas circunstâncias, talvez seja a oportunidade de se afastar de tais atitudes e criar laços que ninguém quer subestimar ou ser exagerado.

3. Teve um encontro com o(a) ex

Seu parceiro fala e pensa na ex

Já faz alguns meses sem qualquer motivo, mas de um dia para o outro, seu parceiro começou a falar sobre seu ex constantemente. Muito provavelmente, ele teve um novo contato e tudo se revolucionou dentro dele.

Nada melhor do que conversar e perguntar o que está acontecendo. Se for só isso, ele deve mostrar confiança e entender o que está vivendo. Além disso, você precisa estar preparado para que diga que está confundido e que precisa de um tempo para pensar.

Embora seja doloroso, você tem que dar esse espaço para permitir que ele sinta a sua ausência e valorize seu novo relacionamento.

O que fazer quando o parceiro sempre fala sobre seu ex

Se quisermos evitar mal-entendidos, o primeiro passo é mostrar ao parceiro o que o conteúdo do que ele está falando gera em nós. Expressar o que sentimos a tempo nos poupará de continuar com um desconforto que não merecemos.

Se somos nós que o acompanhamos agora, nada melhor do que tentar estabelecer uma comunicação clara e sincera desde o início.

Pode interessar a você...
6 coisas que seu parceiro nunca deve pedir a você
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 coisas que seu parceiro nunca deve pedir a você

Certos comportamentos tóxicos têm a falsa pretensão de protegerem o amor. Conheça coisas que seu parceiro nunca deve pedir a você.