Meu parceiro sempre fala sobre o(a) ex: o que faço?

2 de agosto de 2019
Se nos incomodar quando o nosso parceiro fala sobre seu ex, devemos deixar claro que isso nos incomoda. Caso contrário, devemos tomar medidas oportunas e, inclusive, nos afastar se for necessário.

Você está em um relacionamento e seu parceiro sempre fala sobre o seu ex em cada conversa, como se eles nunca fossem esquecer o passado. Ou pior, chega um momento em que parece que nunca passou. Ele se lembra bem ou mal, com nostalgia ou raiva … mas o importante para seu novo relacionamento é que o(a) ex está o tempo todo presente.

No entanto, na maioria das vezes, a gente não sabe como reagir. Não conseguimos entender por que isso acontece e começamos a sentir culpa ou tristeza.

Como devo reagir se meu parceiro fala sobre seu ex o tempo todo?

Casal dialogando para resolver os problemas

Como em todos os conflitos de casal, o principal é poder falar com franqueza. Se há uma atitude que incomoda ou causa insegurança, o que se deve fazer é comentá-la abertamente. Você tem que dizer a essa pessoa quais são os sentimentos que são gerados quando ela fala sobre o seu ex.

De acordo com a resposta e a maneira como se comportar mais tarde, é mais fácil identificar que ação deve ser tomada. É provável que o parceiro nem tenha percebido o que fazia e pare com os comentários. No entanto, existe também a possibilidade de que continue a agir da mesma forma; então há algo errado.

Em qualquer caso, é necessário que vocês se sentem para conversar e assim, detectem as verdadeiras causas. Se tentarem lidar com o problema sozinhos, por suas próprias deduções, podem cair em sérios erros de interpretação. Todas as pessoas são diferentes e podem não avaliar as relações da mesma maneira.

Confira também: 5 coisas que matam o amor e acabam com a relação

Por que meu parceiro fala sobre o seu ex o tempo todo?

1. Não superou emocionalmente a ruptura

Quando começam um relacionamento assim que o anterior termina, as fases de separação não passam e as lembranças são muito vívidas. Você pode precisar falar sobre certas experiências passadas com o seu ex. Talvez somente seja necessário dar um tempo para que o tema seja trazido aos diálogos.

Agora, se o tempo passar e essa posição continuar sendo mantida, então ele não superou essa separação. Apesar da distância, o antigo parceiro ainda está na sua cabeça e isso não permite começar uma nova história em paz. Talvez, a melhor reação seja oferecer algum tempo apenas para colocar suas emoções em ordem. Não é saudável para ninguém avançar com este relacionamento se o anterior estiver em seus pensamentos.

Não deixe de ler: Como saber se estou em um relacionamento tóxico?

2. É uma pessoa que gera relacionamentos tóxicos

O parceiro fala sobre seu ex para fazer comparações entre as duas histórias e causar ciúmes. Mesmo que estiverem em um belo momento juntos, ele consegue dizer o que estaria fazendo em seu antigo relacionamento. Ele propõe implicitamente basear essa nova união em um jogo de poder onde domina com ameaças emocionais.

Simplesmente, insinua que no relacionamento anterior era melhor ou mais feliz. Então, o que seu parceiro consegue é diminuir a sua autoestima e sentir-se o dono da relação.

É simples distinguir essas pessoas. Se você falar com eles de frente, minimizam a situação e mantêm a sua atitude. É melhor fugir e viver sozinho até que apareça alguém que queira um parceiro real.

3. Teve um encontro com o(a) ex

Seu parceiro fala e pensa na ex

Já faz alguns meses sem qualquer motivo, mas de um dia para o outro, seu parceiro começou a falar sobre seu ex constantemente. Muito provavelmente, ele teve um novo contato e tudo se revolucionou dentro dele.

Nada melhor do que conversar e perguntar o que está acontecendo. Se for só isso, ele deve mostrar confiança e entender o que está vivendo. Além disso, você precisa estar preparado para que diga que está confundido e que precisa de um tempo para pensar.

Embora seja doloroso, você tem que dar esse espaço para permitir que ele sinta a sua ausência e valorize seu novo relacionamento. É melhor que o relacionamento termine com a verdade do que ser vítima de uma infidelidade depois.

4. Está ressentido

Sua separação não foi muito amigável e seu parceiro tem sentimentos negativos que deseja desabafar. Toda vez que ele tem ocasião, fala sobre seu ex, rebaixando-o ou negando o que ele era. Também não é bom que isso aconteça porque, em suma, não superou essa história e não permite a felicidade atual.

Além disso, uma pessoa que critica seu ex pode fazer o mesmo quando o relacionamento atual termina. É um sinal claro de que são pessoas imaturas que não respeitam os outros.

Para evitar mal-entendidos e angústias, a primeira e única reação válida se o parceiro falar sobre seu ex é dizer a ele o que isso gera em você. Peça da maneira mais clara possível para não repetir essas conversas, porque vocês não são amigos. Então, dependendo do comportamento dele, devemos decidir o que fazer.