Método SQ3R: entender para lembrar

O método SQ3R é uma técnica de estudo que pode ser muito eficaz na preparação para provas ou simplesmente no aprendizado de algo novo. A técnica é simples e pode ser aplicada a todos os tipos de conteúdo.
Método SQ3R: entender para lembrar

Última atualização: 24 Agosto, 2021

O método SQ3R, também conhecido como “Método Robinson”, é uma técnica de leitura ativa. Seu propósito é ler e aprender de forma mais eficaz. Ela tem se posicionado no mundo como uma das mais eficientes nesses quesitos.

Embora seja projetado para estudantes, o método SQ3R é adequado para quem deseja melhorar sua compreensão de leitura e capacidade de aprendizagem. O modelo foi criado por Francis P. Robinson em 1946.

O nome do método SQ3R é, na verdade, uma sigla em que cada letra corresponde a uma competência específica: Examinar (Survey), Perguntar (Question), Ler (Read), Repetir (Recite) e Revisar (Review).

Como aplicar o método SQ3R?

Mulher lendo um livro
O objetivo do método SQ3R é aprender de forma mais eficiente.

O método SQ3R visa contribuir para o desenvolvimento da capacidade de assimilar e reter novos conteúdos. Ajuda a identificar e compreender as ideias centrais de uma leitura.

Essa técnica também visa aumentar a capacidade de avaliação de textos a partir de uma perspectiva crítica. Como aplicar o método SQ3R? Isso é feito em cinco etapas, que são as seguintes.

Examinar (Survey)

A primeira etapa do método SQ3R é examinar ou explorar. Deve ser realizada em no máximo 10 minutos e consiste em uma abordagem superficial do assunto a ser estudado. Isso é feito lendo rapidamente itens como índice, títulos e subtítulos e destaques.

O objetivo é obter informações gerais sobre o conteúdo do documento. Isso permite detectar a estrutura geral do texto e formular um primeiro mapa mental do que ele contém. É a base de todo o restante.

Perguntar (Question)

A segunda etapa também é curta e envolve fazer perguntas a si mesmo sobre o conteúdo que você acabou de explorar. É melhor que as perguntas estejam centradas nas dúvidas que surgiram desse exame inicial.

Da mesma forma, é importante identificar aqueles conteúdos que estão relacionados ao conhecimento prévio. Tudo isso deve assumir a forma de uma pergunta. Você pode escrevê-la em um pedaço de papel, na margem esquerda, e depois anotar a resposta na margem direita.

Ler (Read)

A terceira etapa do método SQ3R corresponde à leitura ativa. Consiste na leitura cuidadosa do texto, procurando captar as ideias desenvolvidas pelo autor e os dados ou detalhes importantes da redação.

Esta etapa deve ser realizada sem pressa. Na verdade, é conveniente fazer uma segunda leitura para aprofundar a compreensão do texto. Se você encontrar respostas para as perguntas da etapa anterior, o correto é anotá-las conforme indicado acima.

Se houver fragmentos incompreensíveis, é aconselhável relê-los para entender melhor. É uma boa ideia tentar repetir o que está escrito, mas usando suas próprias palavras. Isso ajuda a construir o entendimento.

Repetir (Recite)

A quarta etapa é chamada de repetição. Consiste em deixar de lado todas as notas e falar sobre tudo que lembramos do texto com as nossas próprias palavras. A ideia não é ser literal, mas traduzir o conteúdo para o seu próprio idioma.

Um suporte adicional nesta etapa pode ser fazer perguntas críticas sobre o assunto. Além disso, é conveniente fazer um resumo geral do que foi lido. Isso não só ajuda a aumentar a compreensão, mas também a retenção.

Revisão (Review)

Nesta etapa do método SQ3R, o aprendizado é fortalecido. Consiste em reler o texto e revisar todas as notas a seu respeito. É a fase mais longa e, idealmente, deve durar vários dias para que possa ser memorizada melhor.

Inicialmente, o método SQ3R cobriu apenas essas cinco etapas, mas depois foram adicionadas mais duas tarefas:

  • Registro. Consiste em anotar as idéias mais importantes. Você também pode fazer um gráfico sinótico ou um mapa conceitual.
  • Reflita. Envolve uma reflexão sobre o material trabalhado para fazer um juízo crítico sobre ele. Também deve estar associado ao conhecimento prévio.

Vantagens do método SQ3R

Leitura rápida para economizar tempo

A principal vantagem do método SQ3R é permitir que você aproveite ao máximo qualquer conteúdo, ao mesmo tempo em que assimila e incorpora o conhecimento que já possui. Além disso, é uma técnica simples aplicável a qualquer assunto.

As vantagens adicionais do método SQ3R são as seguintes:

  • Contribui para o desenvolvimento da capacidade de extrair as ideias principais de um texto.
  • Aumenta a capacidade de priorizar o conteúdo.
  • Ajuda a otimizar o tempo de leitura.
  • Facilita o estabelecimento de vínculos entre o conhecimento anterior e o novo.
  • Melhora a relação entre o tempo gasto e a eficiência do aprendizado.
  • Facilita a memorização.
  • Permite adaptar a aprendizagem aos objetivos individuais.

Por que escolher o método SQ3R?

Um dos aspectos mais interessantes dessa técnica é que ela inclui fazer julgamentos críticos sobre o texto. Isso é muito importante, pois vai além da compreensão e incentiva a produção de ideias próprias e originais.

O método SQ3R é muito funcional. À medida que é usado, torna-se cada vez mais fácil de aplicar, pois inclui apenas cinco etapas fáceis de lembrar. Quando bem usado, é uma ferramenta que economiza um tempo valioso.

Pode interessar a você...
O que são as técnicas de leitura dinâmica e quando elas são úteis?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que são as técnicas de leitura dinâmica e quando elas são úteis?

E-mails, sites, relatórios, redes sociais, livros técnicos: são muitas coisas para ler. Para facilitar, existem técnicas de leitura dinâmica.



  • Ainciburu, M. C. (2008). ¿Basta repetir? Lógicas y vericuetos del proceso de aprendizaje de palabras en una lengua extranjera. Actas del Programa de formación para profesorado de ELE, 41-62.
  • Afanador, T. HACER UN RESUMEN. Acta Bioethica2014, 20(2), 271-277.
  • Cabrera Mejía, T. L. (2015). El uso de la técnica SQ3R (SURVEY, QUESTION, READ, RECITE, REVIEW) y su beneficio del idioma inglés en los estudiantes de los Décimos 13 y 14 de la Unidad Educativa Temporal Bolívar de la ciudad de Ambato, Provincia de Tungurahua (Bachelor’s thesis, Universidad Técnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación. Carrera de Idiomas.).