Descubra os benefícios de ler à noite para o cérebro

A leitura é um dos hábitos mais recomendados que existem. Na verdade, você sabia que ajuda a memorizar e que pode reduzir o risco de Alzheimer? Não perca no artigo a seguir.
Descubra os benefícios de ler à noite para o cérebro

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Um livro é um ótimo companheiro noturno para muitas pessoas. Navegar entre suas páginas, saborear histórias, mergulhar na mente de seus personagens são coisas que nos permitem uma desconexão do ruído mental que às vezes nos prejudica tanto. Na verdade, existem muitos benefícios de ler à noite para o cérebro.

Porque não se trata apenas de uma atividade agradável: também traz muitos outros aspectos positivos que a maioria das pessoas nem imagina. Por exemplo, é uma forma de nutrir nossa mente, estimulá-la e seduzi-la. Não se esqueça de que ler antes de dormir é uma tradição milenar. Deve haver uma razão para isso.

Então, o que esse passatempo tão popular nos oferece? Como isso nos beneficia e como afeta nossa mente? Vamos analisar em mais detalhes.

Principais benefícios de ler à noite

 

1. Aumente a empatia

Ler, seja quando for, melhora o nível de empatia do leitor. Esse estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Toronto confirma isso.

Nele, foi realizado um experimento em que um grupo de pessoas teve que ler uma série de histórias (algumas curtas e outras mais longas), todos da área literária. Essa temática foi escolhida porque os pesquisadores consideraram que a leitura informativa não participa da mesma forma do processo criativo.

Assim, os resultados foram, no mínimo, interessantes. As pessoas mais inflexíveis (tolerância mais baixa) aumentaram seu nível de empatia depois de ler certas histórias

2. É um exercício para o cérebro

Outro dos benefícios de ler à noite é que é uma atividade que exercita o cérebro, tanto física como mentalmente. Assim, da mesma forma que podemos fazer exercício físico para desfrutar de um corpo mais saudável e flexível, também podemos exercitar o cérebro para desfrutar de uma memória melhor e de uma maior rapidez de resposta.

Quando lemos antes de dormir, nosso cérebro está trabalhando. O que à primeira vista parece uma atividade trivial é, na verdade, um fortalecimento do órgão, que continua a se nutrir de conhecimentos e novos conceitos.

3. Reduz o risco de sofrer de Alzheimer

Como sugere esse estudo da Dra. Khalsa, a leitura pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Embora não se possa garantir com absoluta certeza, visto que existem múltiplos fatores que afetam seu desenvolvimento, é verdade que ao ler a mente ela é forçada a pensar e, assim, se mantém ativa.

4. Ajuda a nos afastar e liberar emoções

Não importa se é um romance de mistério, uma história de amor ou um ensaio. Desde que o conteúdo seja interessante para nós e nos motivar a continuar lendo, estaremos liberando emoções que não seríamos capazes de expressar de outra forma.

Quem nunca sentiu os batimentos cardíacos aumentaram ao chegar à parte mais tensa da narrativa? Quantas vezes nos emocionamos com o final de uma história? Ler é, no mínimo, uma maneira agradável de liberar tensões e mergulhar em uma realidade diferente e estimulante.

Mulher lendo à noite

5. Promove a aquisição de novo vocabulário

A leitura ajuda a descobrir novas palavras e aumentar nosso vocabulário. No caso dos pequenos, é uma ferramenta muito benéfica para eles começarem a adquirir um pouco de cultura e a aprender novos termos que podem ser úteis.

Podemos tentar ler com eles, todos os dias, por um tempo. Se eles se acostumarem com esse hábito, logo começarão a fazer isso por conta própria. Além disso, é uma boa forma de fazê-los adquirir bons hábitos e não se concentrarem tanto nas novas tecnologias (como o uso excessivo do celular ou computador).

Leia sempre que quiser

Não é recomendável ler apenas antes de dormir. Qualquer hora é uma boa hora para aproveitar os benefícios da leitura, seja na cama, no sofá após o almoço ou em qualquer momento livre.

Como diz o ditado, “o conhecimento não tem lugar”. Há uma infinidade de temas e enredos incontáveis ​​que podem ser do seu interesse, então não dê mais desculpas para si mesmo. Cuide do seu cérebro e cuide da sua felicidade: mergulhe nos livros e descubra tudo de bom que eles podem fazer por você.

It might interest you...
7 benefícios de ler alguns minutos por dia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 benefícios de ler alguns minutos por dia

Você é um amante dos livros? Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios de ler, mesmo que apenas alguns minutos por dia.