O que é o método Bonapace de preparação para o parto?

19 Junho, 2020
A dor é uma das maiores preocupações ao dar à luz, mas com educação e conhecimento, ela pode ser reduzida e gerenciada sem estresse.

O trabalho de parto é uma experiência dolorosa. A contração dos músculos e a pressão no colo do útero e na vagina forçam os limites do corpo da mulher e causam uma dor intensa. O método Bonapace é uma nova técnica que busca reduzir essa dor por meios naturais.

O método Bonapace foi criado em Quebec, Canadá, por Julie Bonapace, especialista em terapia da dor. Este método consiste em um processo educacional para aprender a gerenciar técnicas de redução da dor durante o trabalho de parto sem a necessidade de auxílios farmacológicos ou intervenções médicas.

De acordo com os estudos realizados pela Dra. Bonapace juntamente com a Universidade de Quebec, o método Bonapace reduz a intensidade da dor e o desconforto ao dar à luz em 45%.

Os 3 mecanismos do método Bonapace

Método Bonapace para se preparar para o parto
O método Bonapace é uma forma de preparação para o trabalho de parto que busca reduzir a dor sem intervenção médica ou farmacológica.

O método Bonapace consiste em 3 partes principais:

  1. Controle do sistema nervoso central, que inclui respiração, relaxamento e desvio de atenção para modular a dor.
  2. Teoria da porta de controle, que consiste em massagens leves na área da dor para bloquear os sinais nervosos na coluna vertebral.
  3. Controle para inibir a dor, que busca produzir uma leve dor em outras áreas do corpo para desfocar a dor do trabalho de parto. Quando o cérebro procura a fonte da nova dor, libera endorfinas por todo o corpo, exceto na área da nova dor. As endorfinas aliviam a dor do parto.

A dor da mulher é avaliada a cada 15 minutos durante o parto para saber qual técnica deve ser aplicada a cada momento.

Talvez você possa se interessar: É possível antecipar o parto com remédios naturais?

Educação do pai

No método Bonapace, o treinamento e a participação do pai é uma parte essencial do processo, pois ele ajuda a futura mamãe a controlar a respiração, e também é responsável por massagear e aplicar a pressão necessária nas costas, nas mãos e nos pés.

Para aprender a usar as técnicas do método Bonapace, a mãe e o pai começam a fazer estudos e treinamentos a partir dos 6 meses de gravidez. Os cursos consistem em 8 horas de ensino do método Bonapace e 8 horas de informações sobre métodos tradicionais de parto, gravidez e o processo de dar à luz.

As 10 dicas para superar a dor usando o método Bonapace

Informação

Parto sem dor
Uma parte importante do método é a informação, pois ela permite conhecer a maneira apropriada de dar à luz em cada caso.

Quanto mais conhecimento houver sobre gravidez e parto, mais fácil será gerenciar a dor. A Dra. Bonapace recomenda aprender a usar técnicas diferentes, pois as necessidades podem mudar ao longo do trabalho de parto.

Leia também: Quando ocorre a normalização da menstruação após o parto?

Tenha o apoio do seu parceiro ou de uma pessoa próxima

Estudos mostram que as mulheres que têm uma pessoa de confiança próxima na hora do parto experimentam menos dor e precisam de menos auxílios farmacológicos e intervenções médicas do que aquelas que estão sozinhas ao dar à luz.

A preparação dessa pessoa é essencial, pois ela será o apoio da mãe durante o processo. Além disso, ter alguém que sabe o que fazer o tempo todo ajuda a criar confiança e a reduzir o estresse.

Mantenha-se ativa durante o trabalho de parto

A dor ajuda a ajustar o corpo e facilita a passagem do bebê pela pelve. Quando essa dor é removida com analgésicos e anestésicos, a sensação e a comunicação física entre o bebê e a mãe são perdidas.

O uso de mantras

Mulher meditando de olhos fechados
Na preparação, as técnicas de relaxamento e meditação são a base para o gerenciamento da dor durante o parto.

Os mantras favorecem o relaxamento e também a concentração. O mantra “OM” ajuda especialmente na respiração e na abertura do diafragma, o que cria espaço na pelve para a acomodação do bebê.

Massagens: essenciais no método Bonapace

Quando uma sensação estimulante é criada na área da dor, os sinais de dor que seriam transmitidos ao cérebro são bloqueados. As massagens nas costas, coxas e pernas ajudam a relaxar o corpo inteiro.

Tire proveito do poder da água

A água na temperatura certa ajuda a relaxar os músculos. O efeito da água no corpo bloqueia os sinais de dor enviados ao cérebro. Os banhos são recomendados durante todas as fases da gravidez e até durante o trabalho de parto.

Use gelo

O gelo alivia a dor
O gelo desvia a dor do sistema nervoso, estimulando a liberação de endorfinas.

Quando as contrações começam, você pode colocar as mãos ou os pés em um recipiente com gelo e água. A “dor menor” do gelo ajudará a liberar endorfinas, que atuam como um analgésico. A dor das contrações diminuirá imediatamente.

Aplique a acupuntura de acordo com o método Bonapace

Os efeitos calmantes da acupuntura foram comprovados por vários estudos. No método Bonapace, ela é usada quando a dor é mais frequente e mais intensa para criar um segundo ponto de dor.

Fale consigo mesma

Os pensamentos criam emoções que afetam o corpo. Conversar consigo mesma para transmitir calma e se tranquilizar de que tudo está bem ajudará a criar sentimentos de alívio e reduzir o estresse do momento.

Técnica de liberação emocional

Esta técnica combina medicina tradicional chinesa e psicologia. Consiste na aplicação da acupuntura em pontos específicos, expressando emoções e explicando a dor no momento do parto ao mesmo tempo. Ao fazer isso, o cortisol causador do estresse é reduzido.

  • Evaluation of the Bonapace Method: a specific educational intervention to reduce pain during childbirth Julie Bonapace, Nils Chaillet, Isabelle Gaumond, Émilie Paul-Savoie, and Serge Marchand. Département des Sciences de l’Éducation, Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue, Rouyn-Noranda, Québec, Centre de Recherche de l’Hôpital Sainte-Justine, Université de Montréal, Montréal, Québec, Département de chirurgie, Faculté de Médecine et des Sciences de la Santé, Université de Sherbrooke, Sherbrooke, Québec. (2013). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3772779/
  • The Bonapace Method. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3772779/