É possível antecipar o parto com remédios naturais?

· 30 de maio de 2018
Nossas amigas, mães ou avós podem nos contar sobre diferentes artifícios testados para antecipar o nascimento e, nós, futuras mães, no meio de nossa ansiedade, decidimos experimentar.

Antecipar o parto é um pensamento que pode ser inquietante. No entanto, as últimas semanas de gravidez podem se tornar eternas, principalmente para as mães de primeira viagem que anseiam ter o bebê nos braços.

É nessa hora que a mãe pensa na possibilidade de antecipar o nascimento. É claro, com remédios naturais e que não prejudiquem a mãe e nem o bebê. Nós ouvimos esse tipo de argumento muitas vezes de mulheres que já passaram por essa experiência.

É realmente possível antecipar o parto com esses tipos de remédios?

Mulher grávida

As sugestões mais conhecidas não possuem uma certificação científica que comprove que elas funcionam. Cada mulher, de acordo com sua particularidade, pode ser beneficiada por uma delas.

Caso decida experimentar alguma dessas opções, é prudente consultar seu obstetra para calcular os riscos aos quais você pode se expor.

Um aspecto importante que você deve considerar é não colocar em práticqualquer método para antecipar o parto se ainda não tiver passado da data em que o bebê deveria nascer. Esta data é a indicada pelo seu obstetra na sua primeira consulta pré-natal.

Sabemos que essas datas não são exatas, de fato, poucas mulheres dão à luz no dia indicado pelo médico. O trabalho de parto pode começar a qualquer momento entre as semanas 38 e 42.

Se a sua gravidez foi normal, sem complicações e você já passou da semana 39, você pode tentar os remédios naturais mais conhecidos para antecipar o nascimento, mas apenas neste caso.

Remédios naturais que podem ajudá-la a antecipar o parto

Certamente você vai querer preparar sua mente e corpo para esse momento tão esperado. Algumas das técnicas que recomendamos podem ser úteis durante a gravidez. Manter um bom estado físico e mental é essencial para uma gravidez saudável e feliz.

Frutas silvestres

Infusões

As preparações de folhas de framboesa são bem conhecidas pelo seu efeito no útero. Estimula e facilita o trabalho de parto e, consequentemente, o tempo para o parto é reduzido.

  • Recomenda-se um corpo diário. Você pode consumi-lo quente ou frio, de acordo com suas preferências.

Inalações e banhos quentes

É normal que, faltando pouco tempo até você ter o bebê no colo, episódios de estresse e ansiedade se manifestem. Se você estiver tensa, seus músculos se contraem e isso impede que o feto se prepare para sair.

Inalações e banhos quentes servem para relaxar e são ideais para estimular o parto.

  • Se possível, encha a banheira com uma infusão de ervas de seu agrado e fique de molho por ao menos meia hora.
  • Enquanto você toma banho, aproveite as inalações que irão ajudá-la a relaxar.

Coma certos alimentos

Há crenças populares que indicam que alimentos como o abacaxi, gengibre ou manjericão costumam induzir o nascimento. Alimentos picantes também foram mencionados por mulheres que garantem sua eficácia na antecipação do parto.

No entanto, você deve moderar o consumo destes alimentos, pois eles podem causar azia.

Outras técnicas para antecipar o parto naturalmente

Mantenha a atividade

A menos que o obstetra recomende o contrário, caminhar todos os dias proporcionará uma boa saúde física e mental.

À medida que o parto se aproxima, as caminhadas podem colocar o feto na posição certa para nascer.

Mulher grávida caminhando no parque

Fazer sexo

Você pode não sentir vontade, mas a relação sexual nas últimas semanas da gravidez pode ajudar a induzir o parto.

  • Uma das razões é que, durante o orgasmo, a oxitocina é liberada, o hormônio responsável por estimular as contrações.
  • A segunda razão é que os espermatozoides masculinos possuem prostaglandinas. Esses hormônios ajudam a dilatar o colo do útero e, assim, promover o trabalho de parto.

Converse com o seu bebê

Esta é a sugestão menos científica para estimular o trabalho de parto, mas você não vai perder nada experimentando. Manter um contato verbal com seu filho desde antes do nascimento conecta vocês dois emocionalmente. Deixe-o saber que você o deseja, ama e está esperando por ele.

Como mencionamos anteriormente, cada caso é diferente, e o que pode funcionar para algumas mulheres pode não funcionar para outras. Há muitos relatos de mulheres que apoiam a eficácia desses remédios para antecipar o parto.

Embora não exista evidência científica de sua eficácia, essas sugestões não se provaram prejudiciais em gestações sem complicações. Lembre-se: se você decidir experimentá-las, converse com seu obstetra antes.