
A mulher tem o dom de criar vida. O corpo da mulher tem a capacidade de conceber um novo ser humano a partir da união do óvulo e do espermatozoide, e o responsável por esse “milagre” é o sistema reprodutor…
Quando a menstruação atrasa, bate logo aquele desespero. Fique calma, porque nem sempre a gravidez é o motivo para a menstruação atrasar.
Quando a menstruação atrasar, não se desespere. Fique calma, pois nem sempre a gravidez é a causa para o atraso. Existem outros fatores relacionados. O mais comum é o estresse, portanto, dê mais atenção à forma como você está vivendo.
Parece mentira, mas não é, o estresse está diretamente ligado às alterações do ciclo menstrual.
Problemas no trabalho, abalos emocionais fortes, problemas familiares, alteração de turnos (como trabalhar de madrugada) e excesso de compromissos geram forte influencia na menstruação.
Descubra: 5 remédios à base de ervas para tratar a menstruação atrasada
Uma sobrecarga de atividades desencadeia o estresse e afeta o seu metabolismo.
Sabe quando você está ansiosa demais, esperando algo muito importante acontecer?
Então, isto também pode ser a causa de um atraso e pode até mesmo determinar que o ciclo menstrual seja interrompido num determinado mês.
Por quê?
Estresse, ansiedade e emoções fortes alteram a produção hormonal, que é regulada no cérebro pelo hipotálamo. Esta região do cérebro é uma das responsáveis pela ovulação. Logo, hormônios alterados podem sim significar uma menstruação atrasada.
Recomendamos a leitura: 4 conselhos para reduzir o fluxo na menstruação
Mulheres com SOP (síndrome dos ovários policísticos) podem apresentar menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.
Verifique sua tireoide, uma das glândulas endócrinas do corpo. O hipotireoidismo (diminuição do hormônio T3 e T4 produzido pela glândula) ou o hipertireoidismo (aumento da produção dos hormônios) também podem causar alterações no ciclo menstrual.
Esse é o famoso efeito sanfona, ou seja, engordamos e emagrecemos em curtos espaços de tempo.
E esse efeito muitas vezes é responsável por alterações no ciclo menstrual.
Isto acontece porque as células de gordura afetam a produção de estrogênio, que é o hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos.
Uma simples cistite pode causar um atraso na sua menstruação. Qualquer outra infecção pode estar possivelmente ligada aos distúrbios no ciclo menstrual.
Se você tiver praticado muito exercício físico, pode correr o risco de ter a menstruação atrasada, porque o corpo exausto não ovula facilmente.
Uma dieta balanceada, rica em vitaminas, pode evitar o atraso menstrual.
Uma alimentação saudável, refeições na hora certa e regulares, são perfeitas para manter o bem-estar do organismo. Lembre-se da importância das três refeições por dia para manter seu corpo saudável e estimulado.
Um atraso de até dez dias na menstruação pode ser considerado normal, mas não esqueça das idas regulares ao ginecologista.