Menina desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias

É possível contrair sepse ao fazer algo tão simples como experimentar sapatos?
Menina desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias

Última atualização: 22 abril, 2022

A sepse ou síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), é uma condição muito séria que requer atenção imediata. Ela ocorre quando o corpo cria uma reação desproporcional a uma infecção. Também conhecida como infecção generalizada, é uma condição grave que, se não for tratada a tempo, pode ser fatal.

Essa infecção pode afetar todo sistema imunológico e dificultar o funcionamento dos órgãos. Pode acontecer com qualquer pessoa, mas aquelas com maior risco são pessoas com queimaduras ou trauma físico, bebês e crianças, mulheres grávidas e pacientes com doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças renais ou hepáticas.

Quando o organismo identifica a sepse, provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração. As formas mais graves de sepse também podem dificultar o funcionamento dos órgãos.

A história de Siena

Siena tem apenas 4 anos de idade e mora no Reino Unido. Ela foi contaminada por uma bactéria durante um passeio com a sua mãe. Elas saíram para fazer compras e Siena experimentou vários sapatos.

sepse

Jodie publicou em suas redes sociais, fotos de sua filha com o pé infeccionado em uma cama de hospital e fez um alerta aos outros pais sobre o caso da menina. Ela disse que se sente terrivelmente culpada e pede aos pais que levem meias sempre que os filhos forem experimentar sapatos em qualquer loja.

Muitas lojas seguem essa política obrigatória, que serve como precaução no caso de alguém – mesmo que não saiba – tenha um fungo ativo ou outro problema que se transmita facilmente. Os fungos e bactérias podem estar em ‘qualquer lugar’.

Ela admite que, assim como a maioria das pessoas, conhecia alguns riscos envolvendo o ato de experimentar sapatos sem proteger os pés, mas não fazia ideia de que algo tão sério era também uma possibilidade.

A infecção de Siena começou no dedo mindinho do pé direito e se espalhou pela perna toda. Felizmente, a equipe médica foi muito atenciosa: uma drenagem do pus da região, somada à medicação com poderosos antibióticos, anulou a necessidade de uma cirurgia. Mesmo assim, ela ficou internada por alguns dias.

Cuidados na hora de experimentar sapatos

Os especialistas recomendam o uso de meias na hora de experimentar sapatos. Se não estiver usando meias, solicite à loja peças higiênicas descartáveis. É a melhor forma de se proteger.

Pode interessar a você...
Objetos domésticos que acumulam bactérias
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Objetos domésticos que acumulam bactérias

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que alguns objetos domésticos acumulam bactérias e germes. Isso arrisca a nossa saúde? Como devemos agir?