Como preparar uma máscara caseira para limpar os poros

· 12 de abril de 2018
A combinação de ingredientes nesta máscara nos ajuda a limpar os poros da pele naturalmente sem ter de recorrer a esfoliantes agressivos. Veja como prepará-la e experimente!

Descubra neste artigo como preparar uma máscara caseira para limpar os poros e obter uma aparência suave, lisa e luminosa. Anime-se a usá-la regularmente e você notará seus benefícios em um curto espaço de tempo.

Para limpar os poros naturalmente precisamos de uma máscara que tenha a capacidade de remover impurezas e regular o sebo da pele. Você também deve dar uma ajudinha para que os poros se fechem o máximo possível.

O que são os poros?

Os poros são pequenos orifícios que se encontram na camada mais superficial da pele, isto é, na epiderme.

Cada pessoa tem cerca de dois milhões de poros. Estes têm diferentes funções, entre elas a de eliminar a transpiração. Além do suor, o sebo e os pelos também saem pelos poros.

Com o passar do tempo, os poros se dilatam e se tornam cada vez mais visíveis, o que piora o aspecto da nossa pele. No entanto, a genética e outros fatores também determinam os tipos de poros em nossa pele.

Embora alguns tratamentos ou produtos prometam, como resultado, fechar os poros, a verdade é que isso não é possível. O que podemos fazer é aprender a cuidar do nosso rosto com os produtos adequados para limpar os poros de forma natural.

Como podemos limpar os poros?

Tratamentos caseiros para a pele do rosto

Para limpar os poros da pele, devemos fazê-lo com uma máscara esfoliante. No entanto, existem dois tipos de produtos que nos permitem fazer peelings:

  • De grânulos ou vegetal (gommage): é o esfoliante mais popular. É caracterizado por uma textura granulosa ou arenosa que, ao massagear a pele, arrasta as células mortas da pele e limpa os poros.
  • Enzimático: Este tipo de esfoliante é o mais suave, pois não possui textura granulosa. Atua através de enzimas presentes em frutas e vegetais, como abacaxi, tomate ou limão.

Máscara caseira para limpar os poros

Máscara caseira para limpar os poros

Para preparar esta máscara caseira para limpar os poros vamos combinar ingredientes esfoliantes, suavizantes e hidratantes para equilibrar o sebo da pele. 

A limpeza excessiva dos poros pode causar irritação ou ressecamento da pele. Por esse motivo, é essencial preparar esta máscara conforme indicado neste artigo.

Princípios ativos

Pele bonita e saudável

Os ingredientes com princípios ativos que usaremos para essa máscara caseira para limpar os poros são os seguintes:

  • Abacaxi:abacaxi tem enzimas que favorecem uma esfoliação suave da pele. Isso nos ajuda a limpar os poros e obter uma pele suave e luminosa. Também possui propriedades anti-inflamatórias.
  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio é o ingrediente desta máscara responsável pela esfoliação. Sua textura é fina, mais adequada para a pele do que outros produtos como açúcar ou sal. Além disso, suas virtudes alcalinizantes irão equilibrar a acidez do abacaxi e do iogurte.
  • Aloe vera: O gel de aloe vera tem propriedades calmantes, hidratantes e regeneradoras. Além disso, a sua textura gelatinosa facilita a aplicação da máscara. Tem um alto poder refrescante e antisséptico, muito adequado para a pele com impurezas e acne.
  • Iogurte:iogurte, graças ao seu teor de ácido lático, limpa, hidrata e protege a pele sem lubrificá-la.

Ingredientes

Para preparar esta máscara, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de suco natural de abacaxi (30 ml)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (4 g)
  • 1 colher de sopa de gel de aloe vera (15 g)
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (40 g)

Como fazer?

  • Para preparar esta máscara, basta misturar todos os ingredientes e emulsioná-los para que fiquem bem integrados.
  • Vamos prepará-la logo antes de aplicá-la para que mantenha melhor as suas propriedades, especialmente as do abacaxi.

Aplicação

Para aplicar esta máscara seguiremos os seguintes passos:

  • Lave o rosto com um pouco de água quente para abrir os poros.
  • Aplique a máscara na pele seca. Evite a área ao redor dos olhos e qualquer outra parte sensível do rosto.
  • Deixe a máscara por 15 minutos.
  • Ao removê-la com água, esfregue suavemente as áreas com poros abertos ou aquelas afetadas por manchas escuras ou com mais oleosidade.
  • Lave o rosto e, para finalizar, aplique sua loção hidratante habitual ou um pouco de gel de aloe vera se apresentar vermelhidão.
  • Podemos aplicar essa máscara uma vez por semana. A partir da terceira semana podemos ver grandes benefícios em nossa pele.