Manjericão: benefícios na artrite reumatoide e 5 maneiras de usá-lo

Não há cura para a artrite reumatoide, mas existe tratamento com medicamentos, exercícios e remédios naturais com manjericão. Descubra a seguir como prepará-los em casa.
Manjericão: benefícios na artrite reumatoide e 5 maneiras de usá-lo

Última atualização: 30 maio, 2022

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações, produzindo dor intensa e rigidez. Não há cura para essa doença, mas existe tratamento com medicamentos, cirurgias e mudanças no estilo de vida e alimentação. O consumo de certos alimentos e remédios a base ervas pode ajudar a lidar com alguns sintomas. Entre essas ervas o manjericão se destaca por seus benefícios em relação a artrite reumatoide. Obviamente, sempre com o acompanhamento de um médico especialista e sem abandonar a medicação indicada pelos profissionais.

Como usar o manjericão para tratar a artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada por dor e inflamação como resultado do ataque à articulação. Com o passar do tempo elas são afetadas de forma mais grave, e podem até sofrer deformações.

No começo as partes mais prejudicadas são os dedos, das mãos ou dos pés. Mais tarde a doença pode se espalhar para os pulsos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros.

Ela pode se manifestar em qualquer momento da vida, embora tenda a aparecer com mais frequência na meia-idade. Geralmente se manifesta por meio de surtos, razão pela qual seus sintomas podem variar de intensidade e até aparecer e desaparecer.

O principal tratamento para essa condição consiste no uso de anti-inflamatórios que reduzem a resposta imune e a dor. No entanto, existem alguns remédios com propriedades anti-inflamatórias que podem ser utilizados juntamente com o tratamento habitual para reduzir o desconforto.

Os benefícios do manjericão para a artrite reumatoide

O manjericão é uma erva usada principalmente para fins culinários. No entanto, é importante mencionar que ele possui propriedades medicinais utilizadas desde a antiguidade, em grande parte pelas medicinas tradicionais (como a chinesa ou a ayurvédica).

Dentre suas propriedades, destacam-se a capacidade antioxidante, anti-inflamatória e a influência exercida pelos óleos essenciais.

Este efeito anti-inflamatório foi estudado por seus benefícios na artrite reumatoide. Assim, existem diferentes formas de consumir e usar esta planta para melhorar a dor causada pela doença.

Diferentes aplicações de manjericão

1. Óleo essencial de manjericão

Os óleos essenciais de algumas plantas podem ser usados para aliviar vários sintomas da artrite reumatoide: dor, sensibilidade, inchaço ou rigidez. Algumas evidências iniciais apoiam o uso de manjericão, embora essas pesquisas sejam limitadas no momento.

Para aproveitar esses benefícios, é recomendável aplicar o óleo essencial de forma tópica. Para isso, é fundamental diluí-lo em outro óleo portador, seja de amêndoa, oliva ou coco. Todas as essências são muito poderosas e podem causar irritação se usadas diretamente.

Também é aconselhável realizar um pequeno teste de tolerância em uma pequena área da pele. Se não houverem sintomas de reação alérgica, a mistura com óleo de manjericão pode ser aplicada como massagem nas áreas afetadas.

2. Suco verde de manjericão

O suco verde de manjericão e seus benefícios para a artrite reumatoide.
Os sucos verdes permitem combinar o manjericão com muitos outros vegetais, como frutas ou legumes.

O manjericão combinado com outras ervas e frutas, em sucos verdes ou vitaminas, é uma excelente opção para obter benefícios no tratamento da artrite reumatoide. A receita deste suco verde é muito simples; você pode prepará-lo em casa a qualquer momento e com poucos ingredientes. A seguir ensinamos como:

Ingredientes:

  • 500 mililitros de infusão de manjericão (2 xícaras).
  • 4 laranjas descascadas.
  • 3 talos de aipo.
  • 1 pedaço de gengibre.

Preparo:

  1. Primeiro, coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mixer.
  2. Misture até que todos estejam integrados.
  3. Em seguida, deixe o suco na geladeira durante a noite.
  4. Beba um copo de manhã e outro à noite.

3. Chá ou infusão de manjericão

Infusão de manjericão.
A infusão extrai os óleos essenciais do manjericão com potenciais efeitos benéficos.

O manjericão preparado como chá ou infusão permite atacar os sintomas da artrite e preveni-la. Dessa forma, é extraída uma parte importante de seus óleos essenciais, que são os que contêm a grande maioria dos benefícios na artrite reumatoide.

Cada infusão deve ser preparada da seguinte forma:

  1. Em caso de terapia preventiva e para fortalecer o sistema imunológico: 1 colher de sopa de folhas secas de manjericão por xícara de água, ou 4 ou 5 folhas frescas.
  2. Para combater as dores causadas pela artrite reumatoide em uma terapia curativa: 2 colheres de sopa de folhas secas de manjericão ou cerca de 10 folhas frescas.
  3. Beba 1 ou 2 xícaras por dia.

4. Óleo de manjericão

O preparo do óleo de manjericão é outra maneira útil de aproveitar as propriedades medicinais desta erva, pois concentra seus óleos essenciais para maiores benefícios. Sua preparação é simples, conforme explicado a seguir:

Ingredientes:

  • 800 mililitros de azeite de oliva.
  • 30 folhas de manjericão fresco.
  • 2 colheres de chá de água.

Preparo:

  1. Primeiro, corte as 30 folhas de manjericão em pedaços pequenos e coloque-as em um copo ou recipiente.
  2. Em seguida, adicione as duas colheres de chá de água e cubra o copo com qualquer tipo de papel de embrulho.
  3. Deixe repousar por 30 minutos.
  4. Em seguida, retire o papel por um momento e adicione o azeite de oliva.
  5. Em seguida, volte a tampar o recipiente e guarde em um local fresco por 10 dias.
  6. A cada 2 dias, agite o recipiente para misturar os sabores do óleo e do manjericão.
  7. Após 10 dias, coloque em um recipiente ou garrafa de vidro com capacidade de 1 litro ou mais.
  8. Assim, as pessoas com artrite reumatoide poderão usar este óleo em suas refeições, saladas ou sopas.

5. Salada de manjericão 

Prato com salada de tomate, queijo e manjericão.
O uso de manjericão nos alimentos proporciona frescor e saúde.

Uma última forma de usar o manjericão para o tratamento da artrite reumatoide pode ser o preparo de deliciosas saladas. Desta forma, estão incluídos os benefícios de uma dieta balanceada à base de vegetais, juntamente com os benefícios que esta planta nos oferece. Uma salada muito nutritiva e recomendada pode ser preparada da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 4 tomates.
  • 350 gramas de queijo mussarela ralado.
  • 4 colheres de óleo de manjericão.
  • Pimenta-do-reino moída.
  • 10 folhas de manjericão cortadas em tiras.

Preparo:

  1. Primeiro, corte os tomates em fatias finas e coloque-os em uma tigela.
  2. Em seguida, adicione uma colher de sopa de óleo de manjericão e polvilhe com pimenta-do-reino a gosto.
  3. Em seguida, acrescente o queijo mussarela sobre os tomates e o manjericão cortado em tiras.
  4. Misture tudo e sirva.

Use o manjericão pelos seus benefícios na artrite reumatoide

Como você viu, existem várias maneiras de usar manjericão para melhorar alguns sintomas da artrite reumatoide. O consumo desta planta é, a princípio, seguro, especialmente se ela for usada na alimentação.

Por outro lado, crianças, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso do óleo essencial e infusões. No caso de sofrer de alguma doença importante ou estar fazendo um tratamento farmacológico, é preferível consultar o médico sobre possíveis interações.

Também é essencial adicionar alguma atividade aeróbica adaptada à idade e condição física da pessoa. É importante mencionar que doenças desse tipo podem ser tratadas de forma natural, mas sem descuidar do tratamento prescrito e das visitas ao médico especialista.

Pode interessar a você...
4 hábitos para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 hábitos para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide

Se você chegou a este artigo, é porque está procurando opções para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide. Confira algumas dicas a seguir.



  • Anna Sanés el Josep Lluis Berdonces, P., (n.d.). PLANTAS MEDICINALES. Retrieved from http://ca.codigi.cat/upload/apartat/plantas-2.pdf.
  • Li H, Ge Y, et al. Evaluation of the chemical composition antioxidant and anti-inflammatory activities of distillate and residue fractions of sweet basil essential oil. Journal of Food Science and Technology. Junio 2017. 54 (7): 1882-1890.
  • Mayo Clinic. Artritis reumatoide. Julio 2021.
  • Sánchez ovín, E., Leal López, I. M., Fuentes Hernández, L., & Rodríguez Ferrada, C. A.(2000). Estudio farmacognóstico de ocimum basilicum l. (albahaca blanca). Revista Cubana de Farmacia (Vol. 34). [Centro Nacional de Información de Ciencias Médicas.]. Retrieved from http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75152000000300006