6 maneiras de limpar sua casa com cebolas

Cebolas para limpar a casa? Sim, embora pareça uma loucura ou que não é muito útil, as sugestões a seguir podem resolver mais de um problema doméstico.
6 maneiras de limpar sua casa com cebolas

Última atualização: 19 março, 2022

Existem alimentos e ingredientes culinários que, na cultura popular, são famosos por suas propriedades depurativas. Aqui, é possível incluir limão, sal e óleo, também combinados com bicarbonato de sódio. No entanto, você sabia que pode limpar sua casa com cebolas?

Certamente você tem esse alimento em sua casa e o adiciona a inúmeros pratos, mas provavelmente não pensou em usá-lo para limpeza. Hoje apresentamos 6 formas de limpar a sua casa com cebolas.

6 maneiras de limpar sua casa com cebolas

Embora seja comum reclamar porque  ela faz chorar ao cortá-la, a cebola é um vegetal muito valorizado, dada a utilidade que provou ter em vários aspectos, e não apenas no campo culinário.

Cebola branca cortada ao meio.

Em primeiro lugar, a cebola é um ingrediente básico em muitas receitas. Também demonstrou ser um alimento com propriedades medicinais, razão pela qual também foi incluída em vários remédios caseiros. Por isso, hoje há quem considere que o consumo de cebola – dentro de uma dieta equilibrada – oferece várias vantagens para a saúde.

Um dos usos menos conhecidos deste alimento é o que corresponde à limpeza e outras tarefas domésticas. Abaixo, descrevemos as melhores maneiras de limpar sua casa com cebolas de acordo com a sabedoria popular, ou seja, aquela em que as avós confiavam.

1. Limpar panelas, frigideiras e grelhas

Pendurar panelas e frigideiras

O primeiro uso de limpeza da cebola que explicaremos tem a ver com a remoção da sujeira das panelas. Como limpar? Fácil:

  • Primeiro, passe meia cebola por toda a panela que tem restos de comida ou sujeira grudada nela.
  • Em seguida, adicione água morna e deixe de molho por alguns minutos para a cebola agir.
  • Então, você só terá que lavá-la como faz normalmente e pronto, você terá uma panela brilhante em questão de minutos!

Este mesmo princípio pode ser aplicado às grelhas. Se você fez um churrasco e, quando quiser usá-lo novamente, encontrar restos de carne grudados na grelha, use a cebola da mesma forma para limpar sem problemas.

Mas por que na cultura popular a cebola é considerada boa para remover gordura? Como muitos remédios tradicionais, sua origem não é muito clara, mas pode estar relacionada às propriedades antimicrobianas desse bulbo.

Essa função pode ser extrapolada para a eliminação de bactérias presentes em panelas, frigideiras e grelhas, auxiliando na limpeza.

2. Repelir insetos com cebola

Embora não seja especificamente um método de limpeza, é um dos usos mais populares para usar cebolas fora da cozinha. Segundo a crença popular, seu cheiro forte é útil para repelir mosquitos, formigas e outros insetos.

De fato, alguns de seus componentes fazem parte de alguns repelentes de insetos, como mostram alguns estudos.

Para seu uso, você tem duas opções.

  • Primeiro, você pode cortá-la e colocá-la diretamente no caminho usado pelos insetos que deseja espantar.
  • Segundo, com mais elaboração, você tem a opção de ralar a cebola e deixar de molho em água quente. No dia seguinte, guarde o líquido e coloque-o em um borrifador para aplicá-lo onde precisar.

3. Remover as manchas das roupas

Não são poucos os que se perguntam como tirar manchas de suor das roupas. Tradicionalmente, a cebola também se apresenta como solução para este problema.

Como o peróxido de hidrogênio, acredita-se que a cebola tenha a capacidade de penetrar nos tecidos das roupas sem afetá-los. Isso pode ser devido, novamente, às suas propriedades antimicrobianas.

  • Basta ralar um pedaço de cebola e aplicá-lo diretamente na mancha.
  • Então, após cerca de 10 minutos deixando-a fazer efeito, prossiga para a máquina de lavar como você faz normalmente. Este passo é muito importante para eliminar o cheiro da cebola.

4. Remover a ferrugem

Se você tem ferramentas, tesouras, cadeiras ou facas enferrujadas, este conselho para limpar sua casa com cebola será de grande ajuda. Você sabia que acredita-se que esse alimento ajuda a remover partículas de ferrugem da superfície desses itens?

  • Basta cortar uma cebola ao meio e passar sua parte interna pelo elemento que deseja restaurar.
  • Em seguida, aplique um pouco de graxa sobre eles e, como etapa final, esfregue-os com um pano para limpá-los completamente.

5. Eliminar o odor da tinta

Se você pintou recentemente um quarto ou toda a sua casa, o cheiro de tinta pode invadir seus dias. Mais uma vez, a cebola ao resgate: pode ajudá-lo a se livrar dele quase sem a necessidade de fazer nada de especial.

O que fazer?

  • Primeiro, coloque água morna em uma tigela e mergulhe algumas fatias de cebola nela.
  • Em seguida, deixe-a durante a noite no quarto com as portas e janelas fechadas.
  • Finalmente, na manhã seguinte, você notará  que o cheiro desagradável desapareceu.

6. Remover a sujeira do exaustor de cozinha

Sem dúvida, é um dos elementos mais difíceis de limpar. Seu exaustor de cozinha pode ser uma verdadeira dor de cabeça, a menos que você tenha esse truque simples da cultura popular.

  • Primeiro, pegue meia cebola e misture com bicarbonato de sódio e água.
  • Em seguida, aplique-a na grade.
  • Por fim, passe um pano úmido para retirar os restos.

As propriedades antimicrobianas da cebola, combinadas com o efeito antibacteriano do bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover a gordura e higienizar o exaustor.

Recomendações para limpar sua casa com cebola

Com estas recomendações, você terá encontrado um novo aliado na hora de desinfetar e limpar a casa. Como você deve ter visto, limpar sua casa com cebolas não é apenas possível; há muitas maneiras de fazê-lo e o melhor de tudo, são todas saudáveis e ecológicas.

No entanto, lembre-se de que esses são truques retirados da cultura popular, portanto, podem não ser tão eficazes quanto um produto especializado. Nesse sentido, pode ser necessário esfregar mais e por mais tempo para obter os resultados desejados.

No entanto, isso pode te livrar de alguns problemas específicos em que você não tem nenhum item de limpeza específico. Nunca se sabe, e é sempre bom conhecer alguns truques.

Pode interessar a você...
7 dicas para limpar bonés e chapéus adequadamente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 dicas para limpar bonés e chapéus adequadamente

Você não sabe como limpar seus bonés e chapéus? Aqui estão 7 dicas de limpeza que você pode usar para remover manchas e odores.