Melhor Com Saúde
 

Manchas vermelhas na glande: principais causas

Para evitar manchas vermelhas na glande, o principal é fazer uma boa higiene íntima que ajude a prevenir infecções. Por que esse problema pode aparecer? Descubra todos os detalhes a seguir.

Manchas vermelhas na glande: principais causas

Última atualização: 27 Dezembro, 2020

As manchas vermelhas na glande constituem um problema relativamente comum que pode aparecer de várias maneiras e por várias causas. Geralmente são transitórias e se resolvem espontaneamente, pois ocorrem devido a alguma pancada ou traumatismo durante a relação sexual.

Porém, é lógico que qualquer homem se assuste ao observá-las. Inclusive, o ideal é consultar sempre o seu médico, pois estes podem ser sintomas de alguma patologia importante ou de uma doença contagiosa.

A glande é a parte final do pênis, um pouco mais espessa e de cor rosa. É uma área muito sensível, que tende a se irritar facilmente e que, além disso, é suscetível a muitas patologias.

A maioria dos problemas nessa área está relacionada à higiene. Neste artigo, explicamos outras razões comuns pelas quais aparecem manchas vermelhas na glande e o que você deve fazer para resolvê-las.

Manchas vermelhas na glande devido à falta de higiene

Como sabemos, manter uma higiene adequada é a primeira medida para evitar a maioria das doenças, visto que geralmente elas são de origem infecciosa. Isso é ainda mais importante quando se trata dos órgãos genitais, pois é uma área que permite a proliferação de bactérias e fungos.

As manchas vermelhas na glande estão relacionadas à falta de higiene, principalmente porque essa situação geralmente leva a uma infecção por cândida ou bactérias como estreptococos.

Dor na região do pênis
As manchas vermelhas no pênis podem ser causadas pela falta de higiene. Isso, por sua vez, pode levar a infecções fúngicas ou bacterianas.

No caso da candidíase, as manchas vermelhas costumam ser acompanhadas de ardor. Por esse motivo, as relações sexuais tornam-se dolorosas e o pênis geralmente fica mais inflamado e vermelho.

No entanto, é importante saber que a candidíase também pode surgir por outros motivos que não estão relacionados à higiene. Por exemplo, é normal que ocorra ao fazer sexo sem preservativo ou após ter feito tratamento com antibióticos.

As infecções bacterianas são bastante comuns e geralmente são acompanhadas por sintomas específicos, como um odor muito forte. Além disso, pode haver supuração da uretra, que varia dependendo da bactéria que a causou.

O que pode ser feito para melhorar a higiene?

Para prevenir infecções, é fundamental manter a higiene diária com sabão e água morna. Se a transpiração for excessiva, é aconselhável fazê-lo até duas vezes ao dia. E, é claro, o ideal é usar camisinha nas relações sexuais para evitar qualquer possível contágio.

Você pode se interessar: Posturas sexuais perigosas para o pênis

Outras causas de manchas vermelhas na glande

As manchas vermelhas na glande também aparecem devido às relações sexuais. Como já mencionamos, a glande é uma área sensível e a pele pode sofrer lesões devido ao atrito. Na verdade, embora a maioria das pessoas ache estranho, é uma área onde pode haver hematomas.

Esses pequenos hematomas podem ser causados ​​pelo uso de certos brinquedos sexuais, por exemplo. Normalmente, eles desaparecem após alguns dias e causam uma dor limitada.

A importância de consultar um urologista
Outras causas de manchas vermelhas no pênis podem ser lesões ou atritos que ocorrem durante a relação sexual. Às vezes, elas são causadas ​​por doenças graves, como o câncer.

Por outro lado, essas manchas podem ser um sintoma de uma reação alérgica, como em qualquer outra parte do corpo. Muitos homens são alérgicos a certas substâncias presentes em géis ou sabonetes. O próprio tecido da cueca pode gerar esses sintomas alérgicos.

Quando se trata de alergias, as manchas vermelhas na glande geralmente são acompanhadas de coceira na área. Entretanto, assim que se evita o contato com a substância à qual é alérgico, o problema desaparece.

Não deixe de ler: Quais são as 5 doenças sexualmente transmissíveis mais comuns?

Manchas vermelhas na glande por patologias graves

Embora seja algo menos frequente, essas manchas podem ser um sintoma de uma patologia mais grave, como o câncer. Na verdade, suspeita-se que pode haver esse tipo de problema nos casos em que não houve relação sexual íntima ou não há outros sintomas, como ardência ou coceira.

Inúmeros estudos afirmam que o carcinoma de células escamosas é o câncer mais comum do pênis. Esse tipo de câncer costuma se manifestar com manchas vermelhas na glande, e é importante detectá-lo precocemente para que o tratamento seja mais eficaz.

Quando consultar um médico?

As manchas vermelhas na glande costumam ser benignas e aparecem devido a pequenos traumas ou infecções derivadas de uma higiene inadequada. Porém, o ideal é sempre consultar um médico para que ele estabeleça o diagnóstico correto.

Espinhas no pênis: a que se devem?

Espinhas no pênis: a que se devem?

As espinhas no pênis são muito comuns e estão presentes em muitos homens. Na maioria dos casos, aparecem por motivos normais que não precisam de tratamento.



  • Buechner, S. A. (2002). Common skin disorders of the penis. BJU International90(5), 498–506. https://doi.org/10.1046/j.1464-410X.2002.02962.x
  • Morris BJ, Krieger JN. Penile Inflammatory Skin Disorders and the Preventive Role of Circumcision. Int J Prev Med. 2017;8:32. Published 2017 May 4. doi:10.4103/ijpvm.IJPVM_377_16
  • Marfatia YS, Patel D, Menon DS, Naswa S. Genital contact allergy: A diagnosis missed. Indian J Sex Transm Dis AIDS. 2016;37(1):1–6. doi:10.4103/0253-7184.180286
  • Wray AA, Khetarpal S. Balanitis. [Updated 2019 Apr 21]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537143/