Como esterilizar os brinquedos sexuais corretamente?

26 de abril de 2020
Na intimidade, o uso de brinquedos sexuais é cada vez mais comum. Eles ajudam a estimular as zonas erógenas e aumentam a excitação durante a relação.

Para evitar maus momentos e prevenir problemas de saúde, é essencial aprender a esterilizar adequadamente os brinquedos sexuais. Dessa forma, podemos usá-los com segurança e sem inconvenientes.

Lembre-se de que a falta de limpeza de um brinquedo sexual implica um alto risco de contrair uma infecção. Diferentemente do que você imagina, não é suficiente enxaguá-los com água ou limpá-los com um papel.

Como esterilizar os brinquedos sexuais?

O uso de brinquedos sexuais é muito mais comum do que pensamos. Algumas pessoas não têm problema em confessar seu segredo, enquanto outras preferem esconder suas preferências.

Quando for higienizá-los, a primeira coisa que você deve fazer é consultar as instruções do fabricante, pois elas vão especificar como o produto deve ser limpo para a segurança da sua área íntima e para a durabilidade do mesmo. Isso é importante principalmente se o brinquedo tiver pilhas, motor , materiais diferentes, etc.

Segurança dos brinquedos sexuais
Os brinquedos sexuais devem ser seguros e compatíveis com a sua área íntima.

A seguir, indicamos algumas dicas básicas para esterilizar os brinquedos sexuais, de acordo com as suas características:

Lave ou ferva os brinquedos sexuais

Em geral, devemos lavar o brinquedo antes e depois de cada uso, especialmente se o compartilhamos ou vamos fazer isso. Não devemos esquecer o risco que corremos com as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Se usarmos sabão, é preferível utilizar os que forem neutros, sem perfumes ou aditivos. Melhor ainda se for um sabonete específico para as áreas íntimas, que são os mais suaves e fabricados especialmente para não irritar a região genital.

Para uma maior segurança, podemos optar por ferver o brinquedo por alguns minutos. Entretanto, isso só será possível se ele não tiver motor e se o material for, por exemplo, de aço inoxidável ou de silicone.

Nota: Embora algumas pessoas usem a máquina de lavar louça para higienizar seus brinquedos sexuais, recomendamos que eles sejam lavados à mão, de acordo com as especificações do fabricante.

Leia também: Formas de obter mais prazer no sexo

Álcool para objetos de couro

Mulher amarrada na relação sexual

Nos últimos anos, o BDSM, acrônimo para “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”, está em alta. Essa prática inclui diferentes tipos de práticas sexuais com consentimento mútuo. Além disso, também foram popularizados roupas e acessórios de couro.

Nesse caso, devemos usar apenas água e sabão para esterilizar os brinquedos sexuais ou as roupas e objetos de couro. Para uma desinfecção mais profunda, também podemos usar álcool isopropílico a 70%, uma opção simples, econômica e ecológica para atingir nosso objetivo. Na verdade, também existem produtos específicos para esses materiais.

Cuidado com materiais porosos

Devemos ter cautela no caso de brinquedos feitos de materiais porosos, como espumas ou similares. Estes absorvem a umidade e a sujeira facilmente e são difíceis de limpar; portanto, tornam-se o local perfeito para a proliferação de bactérias.

Como sabemos que nunca podemos esterilizar brinquedos sexuais porosos, recomendamos usá-los com preservativo (sem lubrificação ou com lubrificante à base de água). Dessa forma, criaremos uma barreira de proteção muito mais segura.

No entanto, sempre que possível, é melhor evitar comprar esses produtos. Ao escolher um brinquedo, não devemos subestimar a qualidade do material. Não apenas para a limpeza posterior, mas também porque alguns tipos de plásticos podem conter substâncias potencialmente tóxicas, como ftalatos ou bisfenol A (BPA).

Não deixe de ler: 5 plantas medicinais que ajudam a aumentar o desejo sexual

Brinquedos motorizados

Mulher segurando vibrador
Se tiverem motor, uma opção é usar produtos de limpeza específicos que são vendidos em lojas eróticas.

Para não estragar os brinquedos motorizados, devemos ter muito cuidado. Podemos lavá-los sob a torneira, mas sem mergulhá-los e evitando molhar as áreas que poderiam ser danificadas. Também é possível usar um pano úmido.

Para esterilizar brinquedos sexuais com motor, podemos procurar produtos específicos vendidos para esse fim. Existem diferentes tipos e formatos e podemos encontrá-los nos próprios Sex Shops. Há opções em forma de líquido, spray, toalhas umedecidas, etc. São produtos antibacterianos adaptados à região íntima.

Depois de esterilizar os brinquedos sexuais …

Finalmente, não podemos esquecer que, depois de limpá-los e lavá-los, devemos garantir que fiquem bem sequinhos. Além disso, o ideal é guardá-los em um estojo ou bolsa de tecido para que fiquem protegidos das bactérias. Somente assim será possível mantê-los esterilizados da maneira correta.

  • Rubin, B. S. (2011). Bisphenol A: An endocrine disruptor with widespread exposure and multiple effects. Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology. https://doi.org/10.1016/j.jsbmb.2011.05.002
  • Saillenfait, A.-M., & Laudet-Hesbert, A. (2013). Phtalates. EMC – Pathologie Professionnelle et de l ’Environnement. https://doi.org/10.1016/s1155-1925(05)39195-6
  • Queen, C. (2013). Sexual Enhancement Products. The Journal of Sexual Medicine. https://doi.org/10.1111/jsm.12373