Por que aparecem as manchas brancas na pele?

· 9 de abril de 2015
Muitas vezes as manchas brancas aparecem como consequência de uma dieta desequilibrada e um déficit alimentar. Elas podem estar anunciando uma falta de vitaminas ou de cálcio.

Manchas brancas na pele. Você sofre com isso? Já teve alguma vez? É comum, por exemplo, vê-las em nossa pele nos dias de verão, quando o bronzeado costuma deixar umas marcas brancas desagradáveis.

Por que elas aparecem? Às vezes elas surgem nas costas ou no rosto em pessoas muito jovens. O que causa o seu aparecimento? Qual tratamento deveríamos seguir?

Hoje, vamos falar sobre essa realidade tão comum, lembrando sempre que, diante de qualquer dúvida ou problema, vale a pena consultar o seu dermatologista para obter um diagnóstico mais preciso.

Algumas causas das manchas brancas na pele

Micose

A micose é muito frequente. Mas fique tranquila, pois não é grave e costuma desaparecer completamente.

Geralmente, a micose se manifesta através de manchas brancas na pele, principalmente nas seguintes áreas:

  • Peito e costas
  • Pernas e braços
  • Áreas que, normalmente, ficam expostas durante o verão

Elas aparecem principalmente nas épocas de mais calor ou quando vamos entrar no outono.

Surgem com mais frequência em pessoas que sofrem com os efeitos do suor excessivo, alterações hormonais e por causa da umidade.

Como falamos anteriormente, não é nada perigoso, não é contagioso e não causa dor.

É somente a aparência dessas manchas na pele que nos incomoda, principalmente, porque elas são resistentes e não saem tão facilmente.

Como tratar a micose?

A micose é um tipo de fungo e, como tal, requer tratamento. Felizmente, o tratamento costuma ser bastante eficaz. Por isso, não se preocupe.

Em geral, costuma incluir o seguinte:

  • Medicamentos antifungos, como, por exemplo, a terbinafina e o miconazol, muito adequados para tratar a infecção.
  • Outro recurso adequado são os chamados xampus com sulfeto de selênio. São ótimos e basta aplicá-los na região afetada durante a noite para que façam efeito. Depois, tomamos banho pela manhã para enxaguá-lo. Muito fácil.
  • Se quiser experimentar, um remédio caseiro que pode aliviar um pouco os efeitos é o aloe vera. Basta aplicar o gel da planta, fazer uma suave massagem e deixar agir por duas horas para, depois, tomar um banho e retirar.
  • Você deve ter em mente que, se as manchas não desaparecerem após seguir esse tratamento durante pelo menos duas semanas, o melhor a fazer é consultar um dermatologista.

Leia também: 10 usos espetaculares da babosa (aloe vera)

Vitiligo

manchas brancas na pele

O vitiligo é uma realidade mais séria. Tem como origem essencial a perda de um pigmento: a melanina.

Trata-se de um problema do sistema imunológico, no qual nosso corpo ataca e destrói um tipo de célula: os melanócitos.

Vejamos suas características mais relevantes:

  • As manchas brancas na pele aparecem em qualquer lugar do nosso corpo. Podem ser grandes ou pequenas e apresentar qualquer formato.
  • Não costumam provocar mal-estar, dor, coceira ou irritação. Aparecem sem sintomas, mas costumam ser chamativas.
  • Em geral, ocorrem com frequência em pessoas que vivem em locais muito úmidos.
  • Em algumas situações, essas manchas brancas podem se tornar marrons e com pequenas escamas sobre elas. É aí que elas começam a nos causar mais problemas.

Qual o tratamento para o vitiligo?

  • Infelizmente, no momento não há um tratamento eficaz para o vitiligo. Essa doença autoimune costuma apresentar um comportamento genético, e não há uma maneira eficaz e segura para impedir a destruição dos melanócitos.
  • Em algumas situações, uma tentativa é promover a repigmentação através do uso de esteróides ou imunomoduladores. Mas nem sempre isso dá resultado. Os médicos também recomendam usar protetor solar sempre para proteger as zonas hipopigmentadas da radiação solar.
  • Em relação aos remédios naturais, muita gente utiliza, por exemplo, aloe vera, pomadas feitas de açafrão e óleo de mostarda para atenuar a incidência das manchas.
  • Evidentemente, as manchas brancas na pele não vão desaparecer. Mas mantendo a persistência, podemos notá-las um pouco menos aparentes, além de estarmos cuidando da pele.
manchas brancas na pele

Deficiência nutricional

É importante ter isto em mente. Em alguns momentos, seguimos dietas incorretas que levam a significativas reduções dos níveis de vitaminas e minerais.

Temos que dedicar um cuidado especial às crianças e cuidar sempre para que elas não apresentem esse tipo de mancha.

Se elas surgirem, vale a pena consultar um médico para que ele faça uma análise. Pude ser evidência de um déficit nutricional.

  • Há situações em que as manchas brancas na pele podem ocorrer devido a uma deficiência de cálcio, vitamina D e vitamina E. Nunca deixe de ingerir alimentos ricos em cálcio.
  • Lembre-se de que não são somente os laticínios que possuem grandes quantidades desse mineral. Os vegetais também são fonte desse nutriente essencial para a saúde da pele e dos ossos.
  • Às vezes, as manchas brancas por desnutrição são inofensivas. Mas também podem indicar que estamos mantendo uma dieta desequilibrada. Consulte sempre o seu médico para obter indicações sobre o que fazer.
  • Lembre-se de que existem muitos suplementos para melhorar a saúde da pele. Nós recomendamos melhorar sua alimentação, mantendo-a sempre completa e equilibrada, para evitar estes pequenos problemas.