Limpe os rins e combata os cálculos com esta bebida 100% natural
Os rins são os órgãos que se encarregam de filtrar as toxinas que circulam através da corrente sanguínea para, posteriormente, eliminá-las através da urina.
Ainda que este processo seja realizado naturalmente quando a pessoa está saudável, às vezes eles ficam sobrecarregados e apresentam dificuldades para funcionar.
O problema é que os resíduos vão ficando retidos no corpo e, com o passar dos dias, causam estragos que afetam diretamente a saúde.
De fato, podem causar doenças mais complicadas, como é o caso da insuficiência renal ou dos cálculos.
Além disso, nos casos mais graves, compromete a saúde de outros órgãos vitais, como é o caso do coração e do fígado.
A boa notícia é que existem métodos naturais para impulsionar seu bom funcionamento e conseguir uma eliminação ótima dos resíduos.
Entre esses, encontramos uma bebida antioxidante e diurética que pode ser preparada em casa seguindo alguns passos simples.
Você se anima a experimentar?
Bebida cítrica para limpar os rins e dissolver cálculos renais
Esta bebida natural para limpar os rins e combater os cálculos renais é elaborada a partir da combinação de limão, lima e laranja.
Considerando que é rica em fitonutrientes e antioxidantes, consumi-la várias vezes ao dia contribui para melhorar o funcionamento renal.
Levando em conta que a ingestão de líquidos é primordial para um adequado processo de desintoxicação, esta alternativa se torna uma opção muito saudável.
Seu conteúdo calórico é mínimo e oferece grandes quantidades de vitamina C, minerais e fibras.
Além disso, tem propriedades diuréticas que estimulam a eliminação dos líquidos retidos e das substâncias que formam as pedras.
O limão, assim como a lima e a laranja, contém ácido cítrico e ácido fosfórico entre seus componentes principais.
Estas substâncias contribuem para nivelar a acidez na urina e desempenham um papel importante na prevenção de cálculos renais.
O melhor de tudo é que também fortalecem o sistema imunológico e diminuem o risco de infecções e doenças das vias urinárias.
Conheça: Chá de gengibre para limpar o fígado
Como preparar estar bebida cítrica para limpar os rins e evitar os cálculos?
Ao preparar esta bebida em casa você poderá cuidar de sua saúde renal e, além disso, estará limpando seu sistema digestivo e hepático.
É uma excelente alternativa para quem tem dificuldade de tomar água pura, já que seu toque cítrico lhe dá um sabor muito agradável.
Isso indica que também é uma grande opção para hidratar o organismo, perder peso e melhorar a saúde da pele.
Leia também: Suco verde de maçã, pepino e gengibre para perder peso
Ingredientes
- 5 xícaras de água (1 ¼ litro)
- 1 limão verde
- 1 lima
- 1 laranja
- 10 folhas de hortelã
- 1 colher de vinagre ou bicarbonato de sódio (10 g)
Instruções
- Pegue o vinagre e o bicarbonato de sódio, dilua-os em água e use para desinfetar a casca de todas as frutas cítricas.
- Em seguida, corte o limão em várias rodelas e repita a mesma ação com a lima e a laranja.
- Coloque as frutas numa jarra e, em seguida, junte a água e as folhas de hortelã.
- Deixe repousar por, no mínimo, duas horas, mas o ideal é deixar descansar durante a noite toda.
- Na manhã seguinte, beba um copo em jejum e repita a dose duas ou três vezes ao dia.
- Continue o tratamento de limpeza durante uma semana seguida e descanse outras duas.
Para levar em conta!
Ainda que esta bebida seja uma grande ajuda para a saúde renal, é fundamental considerar que seus efeitos dependem dos demais hábitos de vida.
Nesse sentido, devemos melhorar a alimentação e diminuir o consumo de alimentos ricos em oxalatos, como o café, os sucos artificiais, oleaginosas ou cacau.
Também é bom aumentar o consumo de vitamina C, não apenas para dissolver os cálculos, mas também para proteger todo o sistema urinário.
Uma boa opção é incorporar mirtilos na dieta, já que é uma fruta com um alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais.
Consuma o equivalente a oito copos de água por dia, seja com sucos naturais, chás, frutas ou outros alimentos que a contenham.
No caso de sofrer de alguma doença renal, ou de estar tomando alguma medicação especial, é fundamental consultar o médico antes de começar a ingerir esta bebida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- FOMINAYA, H. (2010). Sistema urinario. In Atlas de ecografía clínica abdomnal en pequeños animales. https://doi.org/10.1080/17518253.2010.482065
- National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse. (2009). Los riñones y cómo funcionan. National Institute of Health. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1004171
- Fundación Norteamericana de Riñón y Urología. (2001). Los Riñones y su Funcionamiento. Fundación Norteamericana de Riñón y Urología.
- Hemstreet, G. P. (2012). Sistemas renal y urinario. Enciclopedia De Salud Y Seguridad En El Trabajo. https://doi.org/S0014-5793(00)01618-5 [pii]
- Torres, M., & Mattera, A. (2010). Infección urinaria. The Journal of Bacteriología y Virología Médica. https://doi.org/10.1016/S0210-4806(02)72829-5
- National Center of Complementary and Integrative Health. “Detoxes” and “Cleanses”: What You Need To Know. https://www.nccih.nih.gov/health/detoxes-and-cleanses-what-you-need-to-know
- National Institutes of Health. Vitamin C. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/
- Harvard Health Publishing. (2008). The dubious practice of detox. https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-dubious-practice-of-detox
- Res Pharm Sci. 2010 Jan-Jun; 5(1): 1–8. Are antioxidants helpful for disease prevention? https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3093095/
- Archives of Environmental Contamination and Toxicology. 2011 Aug;61(2):344-57. Blood, Urine, and Sweat (BUS) Study: Monitoring and Elimination of Bioaccumulated Toxic Elements. doi: 10.1007/s00244-010-9611-5. Epub 2010 Nov 6.
- MedlinePlus. Cuidados personales en caso de cálculos renales. https://medlineplus.gov/spanish/ency/patientinstructions/000135.htm
- Revista Médica Clínica Los Condes. Vol. 29. Núm. 2. Tema central: Urología. Páginas 222-231 (Marzo – Abril 2018). https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-infeccion-urinaria-recurrente-mujer-S0716864018300282
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.