Limpar o cólon com ervas medicinais

24 de janeiro de 2019
A hortelã é relaxante e ajuda a tratar muitos problemas do sistema digestivo. Também melhora a absorção de nutrientes e cuida do intestino.

Costuma limpar o cólon regularmente? A limpeza do cólon é considerada uma maneira importante de conseguir um equilíbrio no organismo, de se desintoxicar e de se sentir um pouco melhor. Conheça aqui como limpar o cólon com ervas medicinais.

A importância de limpar o cólon

 importância de limpar o cólon

Muitas vezes sofremos com a prisão de ventre quando nos alimentamos mal e, quase sem perceber, acabamos ficando doentes.

Nutrientes ruins, pouca fibra, problemas digestivos, etc. Todos estes efeitos têm um impacto em nosso cólon.

Mas você realmente sabe qual é a função do cólon? Ele extrai o sal e os resíduos, mantém um equilíbrio metabólico, extrai a vitamina K e outras vitaminas.

É muito importante, e graças a ele conseguimos restabelecer o organismo e ter uma saúde melhor.

Mas se acumularmos no cólon muitos resíduos, e se deixarmos de lhe proporcionar vitaminas, ele poderá entrar em colapso e os efeitos serão notados diretamente no corpo: cansaço, mal-estar, inflamação intestinal, etc.

Plantas medicinais adequadas para limpar o cólon

Como as plantas medicinais podem ajudar a equilibrar a saúde do cólon? Muito fácil, existem várias plantas cujas propriedades são muito adequadas para depurar, desinchar e cuidar do cólon e do intestino.

Vale a pena tomar uma xícara por dia destas infusões para se sentir melhor. Um recurso simples, que deverá ser completado com uma alimentação correta e hábitos de vida adequados.

Veja a seguir quais são as plantas que mais podem ajudar:

1. Limpar o cólon com ervas medicinais: o anis
anis

Um remédio simples que diminui as inflamações, que regula as funções intestinais e digestivas e que, além disso, atua como protetor do intestino e do cólon.

É muito bom tomar uma infusão de anis logo depois da refeição principal. Com ela, favorecemos a digestão e a correta absorção dos nutrientes.

Para isso é necessário somente acrescentar uma colher de anis em um copo de água quente. Em seguida, deixe ferver e repousar. Você vai adorar!

2. Limpar o cólon com ervas medicinais: a digestiva hortelã
Hortelã

Nós adoramos a hortelã. Uma planta com múltiplas virtudes, e quase todas relacionadas com o sistema digestivo.

Além disso, é relaxante, também melhora a correta absorção dos nutrientes e cuida dos intestinos.

Para se beneficiar dela pode-se tomar infusões e inclusive o óleo de hortelã; uma colher por dia. Costuma ser vendida em lojas de produtos naturais e é um tratamento adequado e eficaz para tratar problemas do cólon.

3. Limpar o cólon com ervas medicinais: a camomila
Camomila

Quem não se sente bem com uma xícara de chá de camomila? É incrivelmente benéfica. Acima de tudo, é um ótimo desinflamante.

Conheça: Os benefícios da camomila

Vale a pena também tomar uma xícara por dia, dessa forma desintoxicamos os intestinos e o cólon dia após dia, quase sem perceber. Se tomar uma infusão de manhã, começará o dia de um modo bem relaxante.

4. Limpar o cólon com ervas medicinais: chá de funcho

Por acaso conhece a deliciosa infusão de sementes de funcho? É uma das bebidas mais saudáveis e digestivas. Além disso, tem um leve sabor de alcaçuz adorável e que te fará se sentir muito bem.

Ainda mais, é uma planta antiespasmódica, anti-inflamatória e protetora do sistema digestivo.

É muito indicado, por exemplo, para o inchaço abdominal, com um leve cansaço e mal-estar. Se tomar um saboroso chá de funcho logo após as refeições, ajudará a se sentir melhor.

Não hesite, é sempre uma boa opção.

5. Limpar o cólon com ervas medicinais: infusão de tomilho
Tomilho

Encontrará tomilho em qualquer loja de produtos naturais. Trata-se de uma planta medicinal clássica no mediterrâneo que ajuda a limpar o cólon.

Leia também: Propriedades e benefícios do tomilho

Além disso, é antibacteriana e anti-inflamatória, favorece a digestão e alivia espasmos e mal-estar. É especialmente boa para eliminar a putrefação nos intestinos, atuando como um excelente limpador.

Dessa maneira, ferva o tomilho em água. Em seguida, deixe descansar por dez minutos. Por fim, beba.

6. Limpar o cólon com ervas medicinais: dente-de-leão
Dente_de_leão

É recomendado para muitas doenças. Além disso, é um ótimo digestivo, relaxante, bom anti-inflamatório e favorece a digestão.

Por isso, é bom ter sempre em mãos algumas flores de dente-de-leão para uma infusão logo após as refeições; inclusive no café da manhã.

Trará um equilíbrio adequado no organismo que proporcionará uma boa saúde.

Não custa nada preparar uma xícara por dia. Verá como se sentirá bem.

  • Almeida, J. de F. (2013). Atividade Antioxidante E Antimicrobiana Do Óleo Essencial E Extrato Etanólico De Tomilho. Trabalho de Conclusão de Curso.
  • McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2006). A review of the bioactivity and potential health benefits of chamomile tea (Matricaria recutita L.). Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1900
  • TEIXEIRA, A. S., de Souza Bortolini, V. M., Bragança, G. C., DE SOUZA, L. V., DE ASSUMPÇÃO, M. M., & SOARES, C. T. G. (2016). Avaliação da Atividade Antioxidante do chá de Hortelã (MenthaPiperita L.). 13ª Mostra de Iniciação Científica1.
  • Antunes, R. B. (2012). Avaliação do efeito da digestão in vitro na capacidade antioxidante de infusões medicinais: Flor de Camomila e Flor de Laranjeira (Doctoral dissertation, Faculdade de Ciências e Tecnologia).
  • UETA, B. M., IRENO, C., & SILVA, A. M. TERAPIAS ALTERNATIVAS DO SUS: USO DE CAMOMILA ALEMÃ PARA O TRATAMENTO DE DISPEPSIA E FLATULÊNCIA.
  • SILVA, C. D. M. D., GARSKE, C., & DRESSLER, C. C. AVALIAÇÃO DAS ANÁLISES SENSORIAL, DE AUTENTICIDADE E FITOQUÍMICA DO FUNCHO (FOENICULLUM VULGARE). Anais do Salão de Ensino e de Extensão, 64.