Como usar o limão para ter uma pele bonita e saudável
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Usar limão para ter uma pele bonita e saudável é um bom passo para conseguir a imagem que buscamos, assim como para cuidar da nossa autoestima.
A pele indica como estamos por dentro. No entanto, isso às vezes é um inconveniente. O estresse, a falta de sono e a fadiga podem revelar algo de nós que não queremos. Inclusive, são capazes de influenciar de maneira negativa o nosso humor.
Por isso, o melhor é cuidar bem deste aspecto. É muito importante se olhar no espelho e ver uma imagem saudável. Isso nos enche de energia positiva, necessária para começar o dia, e é especialmente importante quando estamos passando por um mau momento.
Para isso, o melhor é recorrer a produtos que sejam naturais. Estes produtos respeitam nossa natureza e não provocam efeitos secundários. Hoje vamos falar do limão e de como você pode usá-lo para aproveitar seus vários benefícios.
Por que usar o limão para ter uma pele bonita e saudável?
Como ocorre com todos os cítricos, o limão é rico em vitamina C, por isso é um grande antioxidante. Como consequência, atrasará o aparecimento de rugas e marcas da idade.
Ele também ajuda a produzir melanina, por isso a regeneração da pele é muito mais simples.
Logo, esta vitamina é usada como cicatrizante. Não é estranho que tenhamos pequenas feridas na pele devido à depilação ou ao aparecimento de acne ou cravos. O suco de limão ajuda a eliminar as marcas ou, pelo menos, atenuá-las.
Além disso, apresenta a vantagem de que serve como esfoliante. Deste modo, nos desafazemos de todas as impurezas e gorduras que tivermos aderidas à pele.
Ao mesmo tempo, conseguiremos uma pele firme e clara, que nos dará uma imagem iluminada.
Como usar o limão para ter uma pele bonita e saudável
Esfoliar a pele com limão e açúcar
Como você já sabe, todo esfoliante precisa de um componente sólido que sirva para abrir os poros. Neste caso, trata-se dos grãos de açúcar branco.
Não caia na tentação de usar o sal, porque este absorve a água da pele e, por isso, tende a ressecá-la.
Pode ser que você ache estranho que um ingrediente tão nocivo para nosso organismo seja recomendado neste caso. No entanto, isso se deve ao fato de a pele não absorve a glicose, por isso ela não passa para o nosso interior.
Além disso, sua textura rugosa o converte em um instrumento perfeito para conseguir alcançar nosso objetivo.
Ingredientes
- 3 colheres (13 g) de açúcar branco.
- 3 colheres (45 g) de azeite de oliva.
- 1/2 copo (125 ml) de água.
- Suco de 1/2 limão.
Modo de Preparo
- Misture o suco de limão com a água.
- Adicione o açúcar
- Verta o óleo pouco a pouco e mexa até homogeneizar.
Aplicação
Sua aplicação é similar à de outros esfoliantes. Em primeiro lugar, devemos deixar a área bem limpa.
Depois, aplicar o esfoliante com limão com massagens circulares. Cuidado com a pressão que você exercer para evitar possíveis feridas.
Tonificar a pele
Ingredientes
- Suco de 1/2 limão.
- 1/2 copo (125 ml) de água.
- Um disco de algodão.
Você fazer uma quantidade maior, sempre respeitando as proporções.
Modo de Preparo
Misture a água e o limão para impedir que o cítrico danifique a pele. Desta maneira, nos desfazemos do que não serve e aproveitamos suas incríveis propriedades. No entanto, se você notar vermelhidão, tente adicionar mais água.
Aplicação
- Umedeça o disco de algodão e passe-o suavemente sobre a superfície que quer tratar.
- Não a enxágue até depois de passados 20 minutos. Durante esse tempo, o limão trabalhará para limpar, clarear e tonificar a pele.
- Depois, retire a mistura com bastante água fria e seque. Depois disso, o ideal é utilizar um creme hidratante para fechar o tratamento de maneira eficaz.
Como você sabe, para conservar a pele bonita e saudável, é essencial seguir os passos que mencionamos anteriormente: esfoliar, tonificar e hidratar.
A pele é nossa carta de apresentação. Por isso, o desejável é cuidar dela para mantermos a melhor versão de nós mesmos. Ela também é fundamental para a autoestima, já que influencia muito a forma como nos percebemos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
- Dhanavade, M., Jalkute, C., … J. G.-B. J. of, & 2011, U. (2011). Study antimicrobial activity of lemon (Citrus lemon L.) peel extract. British Journal of Pharmacology and Toxicology. https://doi.org/10.1002/ajp.21003
- Proksch, E., Brandner, J. M., & Jensen, J. M. (2008). The skin: An indispensable barrier. Experimental Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1600-0625.2008.00786.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.