Iogurte integral ou desnatado. Qual é a melhor opção na dieta?
Revisado e aprovado por o fisioterapeuta Abel Verdejo
O iogurte é um dos alimentos mais antigos do mundo. Destaca-se pelo seu valor nutricional, pela sua versatilidade para diferentes preparações culinárias e por suas aplicações cosméticas.
Para aqueles que preferem tirar proveito de seus benefícios nutricionais, surge uma dúvida razoável devido ao aparecimento de novos produtos com poucas calorias.
A questão é: é melhor o iogurte integral ou o iogurte com baixo teor em gordura? Qual é o mais conveniente para minha dieta?
Nas próximas linhas, responderemos a essas e outras questões relacionadas a esse alimento milenar.
O que é o iogurte integral?
O iogurte é um laticínio que passa por um processo de fermentação. Durante este processo, centenas de milhões de bactérias são geradas, que têm uma função benéfica para o organismo humano.
Essas bactérias são conhecidas como probióticos e você provavelmente já ouviu falar delas, porque ajudam a melhorar a flora intestinal.
O iogurte natural é geralmente produzido à mão e é caracterizado por não adicionar corantes, conservantes ou sabores e, acima de tudo, conservar as suas gorduras naturais completas.
O iogurte integral não escapou à moda dos produtos light que invadiram quase todo o mercado de laticínios.
Veja também: 6 maneiras de usar iogurte natural como remédio caseiro
3 mitos sobre o iogurte integral
Existem muitos mitos sobre o iogurte integral que podem confundir você. Aqui nós falamos sobre os três mais comuns.
1. O iogurte integral tem mais gordura do que o iogurte desnatado
Em um sentido estrito, isso pode ser verdade, já que o leite desnatado é usado para produzir o iogurte light, então obviamente a ingestão calórica é consideravelmente menor.
Se o iogurte foi feito com leite de vaca, então a gordura não é prejudicial às suas artérias, não aumenta o seu colesterol e também não fará você ganhar peso.
2. É melhor adoçar o iogurte com açúcar artificial
Quando a gordura é removida, o iogurte perde sabor e consistência. Por isso, é necessário adicionar elementos que dão um toque de sabor para compensar essa situação.
A maioria pensaria que não há nada melhor do que adoçantes. Isso parece perfeito, mas várias investigações sugerem a existência de uma possível relação entre adoçantes e câncer.
Da mesma forma, outra investigação realizada em 2006 relaciona os adoçantes com a diabetes e a obesidade. Pode ser melhor para a sua saúde se você escolher o iogurte integral na sua próxima compra.
Sim, escolha o natural. Se você quiser com frutas, escolha adicionar frutas frescas da época.
3. Eu posso comer mais iogurte se for desnatado
Para aproveitar os benefícios deste alimento nutritivo, de baixas calorias e de fácil digestão, você só precisa de uma taça por dia. Desta forma, também poderá obter sua ingestão diária de cálcio.
Você só deve tentar não consumi-lo em excesso, pois isso pode ser contraproducente para o seu sistema digestivo.
Recomendamos a leitura: Iogurte grego: benefícios e diferenças do normal
O melhor iogurte para a sua dieta
Definitivamente, o melhor iogurte que você pode consumir é o integral e natural. Uma boa ideia para aproveitar os benefícios do iogurte integral é experimentar uma variedade de iogurte adoçado com frutas naturais.
Outras boas opções são:
- Iogurte grego. Este é feito com leite integral e geralmente tem uma consistência ligeiramente pastosa que o torna ideal para untar. Você pode usar para substituir o creme de leite e o creme de queijo em seus molhos e sobremesas.
- O kefir. É um iogurte com propriedades curativas e regenerativas para o corpo. É rico em proteínas e pobre em calorias. Totalmente recomendado para pessoas com intolerância à lactose.
Você pode usá-lo para acompanhar suas refeições ou como um lanche. Será sempre uma opção saudável.
Iogurte desnatado: sim ou não?
A realidade é que não faz muito sentido consumir iogurte desnatado. Essas versões geralmente substituem a gordura por outros ingredientes, como açúcares e conservantes.
O melhor seria escolher as versões normais e limitar-se a consumir uma taça por dia, no máximo.
E o que você acha disso? Qual a sua escolha? Qual iogurte você costuma consumir mais?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Huertas RAP. Yogur en la salud humana. Rev Lasallista Investig. 2013.
- Profeco. Yogur y otros lácteos fermentados. Rev del Consum. 2006.
- Vera M. Elaboración Y Aplicación Gastronómica Del Yogur. Pagina Web. 2011.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.