Intolerância à frutose? Mostramos como identificá-la

8 de outubro de 2019
Se você for intolerante à frutose, pode ter dores de estômago. Consulte um médico o mais rápido possível para diagnosticar a condição, caso você a tenha.

Em um dia normal, você pode sentir dor abdominal, inchaço ou gases. A certa altura, com tanto desespero por esse desconforto, você começará a procurar culpados. Os suspeitos mais comuns podem ser o glúten ou a lactose. Entretanto, devemos também tentar identificar a intolerância à frutose.

No entanto, isso não é o pior de tudo: os alimentos que causam esse distúrbio digestivo são todos aqueles considerados saudáveis ​​e benéficos, como frutas e sucos. A frutose é um tipo de açúcar simples que está naturalmente presente em alimentos e produtos embalados.

O que é esse distúrbio digestivo?

Como identificar a intolerância à frutose causada por alimentos

 

O reitor do Colegio Profesional de Dietistas-Nutricionistas de Andalucía, Luis J. Morán Fagúndez, explicou ao jornal ABC que nossas células intestinais são responsáveis ​​pelo metabolismo da frutose no organismo. Quando ocorrem problemas com esse processo, podemos falar sobre intolerância à frutose.

A quantidade normal de frutose que uma pessoa pode assimilar sem sentir nenhum desconforto é de 35 gramas. No entanto, existem indivíduos que consomem 25 gramas e já começam a sentir desconforto. Infelizmente, esse valor é muito fácil de superar. Por exemplo, os seguintes alimentos contêm frutose nessas quantidades:

  • Maçã (14 gramas)
  • Abacaxi (12 gramas)
  • Manga (13 gramas)
  • Xícara de café com apenas duas colherinhas de açúcar (5 gramas)
  • Refrigerantes (até 6 gramas de frutose por 100 ml)

Outra complicação que se soma a esse cenário: as frutas são uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras. Tendo a necessidade de reduzir seu consumo, causaremos uma perda considerável de nutrientes, que terão que ser recuperados com uma mudança na dieta.

Problemas digestivos? Então leia: A síndrome do intestino irritável e o papel da dieta

Alerta com os sintomas para identificar a intolerância à frutose

Com a má absorção de frutose, o corpo pode manifestar vários sintomas. Por exemplo:

  • Mal-estar digestivo, como inchaço abdominal, flatulência, cãibras e até diarreia.
  • Deficiência na assimilação de nutrientes como zinco ou ácido fólico.
  • Alterações de humor.

Diagnóstico

Ao detectar os sintomas mencionados acima, você deve consultar um especialista. Nesse caso, o ideal é procurar um gastroenterologista. Ele realizará um teste de hidrogênio expirado.

Este teste é realizado em jejum para avaliar a quantidade de hidrogênio que você pode expirar. Logo depois, a frutose é fornecida e são avaliados os resultados durante um certo tempo.

Se o paciente for incapaz de digerir a glicose, ela se acumulará. As bactérias presentes no intestino delgado começarão a fermentar esse composto, gerando grandes quantidades de hidrogênio e metano mensuráveis ​​na respiração.

Como agir se você identificar a intolerância à frutose

As frutas contêm grande quantidade de frutose

Morán indicou que o tratamento deve ser encaminhado a um nutricionista que possa recomendar um plano alimentar sem frutose. Você deve comer menos de 1 ou 2 gramas por dia em qualquer uma de suas formas.

Ele ressalta que essa dieta só deve ser feita se realmente se identificar a intolerância à frutose. As pessoas saudáveis devem consumir estes alimentos porque contribuem com antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras. Aliás, tudo o que é necessário para o bom funcionamento do nosso corpo.

Leia este artigo: Menos frutose para perder peso com mais facilidade

Siga estas dicas para reduzir os sintomas

  • Evite consumir mais de 35 gramas de frutose: é uma tarefa complicada, pois existem muitos alimentos com esse componente. Por exemplo, apenas com uma maçã ou uma xícara de café já superamos esse limite.
  • Preste atenção aos sucos, porque podem conter muita frutose. Escolha bem a fruta e calcule a quantidade que será ingerida.
  • Use adoçantes naturais: opte por estévia ou yacon. Eles não contêm frutose, portanto, não afetarão sua saúde.

Como você pode ver, não é complicado identificar a intolerância à frutose. A dor abdominal deve ser o primeiro sinal de alerta. Entretanto, evite se tratar sozinho. Como você entenderá, esses tipos de distúrbios digestivos precisam de atenção profissional.

E continue conosco porque temos mais artigos para a sua saúde e bem estar.

https://sevilla.abc.es/sevilla/sevi-sin-gluten-sin-lactosa-sin-fructosa-comemos-201804080813_noticia.html