Infusões medicinais para combater as varizes

Infusões feitas com plantas medicinais podem ajudar a tratar as varizes. No entanto, elas não são um substituto para o tratamento médico. Quais são as opções? Descubra-as!
Infusões medicinais para combater as varizes

Última atualização: 19 Novembro, 2021

Combater e diminuir a presença de varizes é algo que vai além da estética. Portanto, embora alguns remédios naturais possam ser experimentados, é melhor ir ao médico para conhecer outras opções de tratamento, dependendo do caso.

Uma publicação do National Center for Biotechnology Information sugere que cerca de 20% de todos os adultos terão varizes em algum momento de suas vidas. Embora os mais afetados sejam adultos mais velhos, elas também podem ocorrer em jovens.

As infusões medicinais podem nos ajudar? Na cultura popular, elas têm sido usadas ​​como adjuvantes contra esse problema. No entanto, dada a falta de evidências quanto à sua segurança e eficácia, não são um tratamento de primeira linha. Portanto, devem ser usadas ​​com cautela, apenas como um complemento ao tratamento médico.

O que são as varizes?

As varizes são veias torcidas e dilatadas que podem causar dor, desconforto e coceira. Segundo informações da revista BMJ Clinical Evidence , ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas nas veias e à diminuição da elasticidade da parede da veia, o que leva ao acúmulo de sangue e inchaço.

Como podem ser um sintoma de problemas circulatórios, sua revisão pelo médico é importante. Inclusive, o profissional pode nos orientar sobre todos os tratamentos disponíveis para esta condição. Embora muitos métodos naturais ajudem, atualmente existem intervenções interessantes que dão bons resultados em menos tempo.

Infusões medicinais para diminuir as varizes

A Revista de Enfermagem (Barcelona, ​​Espanha) afirma que cerca de 80% dos adultos sofrem de problemas como pernas cansadas, inchaço, edema, cãibras e varizes. Por isso, sempre houve uma busca por soluções alternativas para o seu tratamento, como as plantas medicinais.

Esta é uma questão que ainda carece de respaldo científico, pois os achados a esse respeito não são inteiramente conclusivos. No entanto, se o médico concordar, são remédios que podem ser usados ​​como um complemento. Quais são as melhores opções?

Hamamélis

Esta planta medicinal de nome exótico é um dos remédios naturais mais conhecidos no tratamento e combate às varizes. Embora faltem evidências, um estudo publicado no Journal of Inflammation indica que ela possui propriedades anti-inflamatórias úteis contra esse problema.

Além da sua propriedade principal, também são reconhecidos benefícios no alívio de hemorróidas e diarreias, graças aos seus princípios adstringentes. Qualquer tipo de sangramento menor pode ser tratado com o uso tópico e oral desta planta.

Para fazer a infusão de hamamélis, deixe ferver a erva seca por três minutos e deixe descansar por mais três, com o fogo apagado.

Hamamélis para combater as varizes

Castanha da Índia

As propriedades circulatórias desta planta são bem conhecidas em todo o mundo, por isso ela é incluída em muitos tratamentos naturais para prevenir as varizes. Seus componentes têm a propriedade de melhorar a função venosa e reduzir o volume das veias.

Na verdade, uma revisão sistemática publicada na Biblioteca Cochrane concluiu que seus extratos são úteis e seguros no tratamento da insuficiência venosa crônica. Portanto, pode ser um bom complemento contra as veias varicosas.

Para preparar esta infusão de combate às varizes, vamos ferver a planta seca por três minutos (usa-se a casca e o fruto) e deixar repousar por mais três minutos.

Cipreste

O cipreste se popularizou como um remédio vasoconstritor, consumido medicinalmente desde os tempos antigos. Suas nozes têm alto poder adstringente que pode ajudar a melhorar os problemas das veias. No entanto, faltam evidências.

A infusão é feita principalmente com as gálbulas e, em segundo lugar, com os brotos e folhas tenras.

Avelã

A avelã é conhecida por seu delicioso fruto. No entanto, suas folhas são ricas em taninos e flavonóides. Graças a esses componentes com efeito antioxidante, podem ser úteis na prevenção das varizes.

Conforme detalhado em um estudo publicado no Phlebology, The Journal of Venous Disease, os pacientes com varizes são afetados pelo estresse oxidativo. Portanto, os antioxidantes são importantes.

Avelã para combater as varizes

Videira vermelha para diminuir as varizes

A videira vermelha destaca-se pelos seus frutos, de sabor delicioso, e múltiplas propriedades. Enquanto isso, suas folhas tonificam as veias e melhoram as pernas cansadas.

Segundo um estudo publicado na Drugs in R&D, a videira, rica em vitaminas e taninos, melhora a resistência capilar e contribui para o tratamento da insuficiência venosa.

Para preparar a infusão, devemos ferver a folha seca por dez minutos e deixar repousar por mais cinco.

Outras dicas para diminuir as varizes

Pernas elevadas para favorecer a circulação

Para complementar os efeitos dessas infusões, podemos colocar em prática uma série de dicas que ajudam a melhorar esse quadro. Nós os detalhamos abaixo.

  • Evite água quente e, no banho, opte sempre por água morna ou fria, principalmente nas áreas mais afetadas.
  • Em alguns casos, a constipação pode ter uma influência negativa, pois causa congestão na região pélvica que piora a circulação. Devemos, portanto, regular a função intestinal.
  • Essas plantas medicinais também podem ser aplicadas topicamente na forma de óleos essenciais. Podem ser misturados com um pouco de óleo vegetal como base (amêndoas, coco, gergelim, etc.).
  • É fundamental combater o sedentarismo. Todos os dias devemos fazer exercícios ou caminhar pelo menos um quilômetro.
  • Devemos evitar a exposição excessiva ao sol.
  • Na hora de dormir, podemos colocar uma almofada sob as pernas.
  • Não podemos esquecer de beber entre um litro e meio e dois litros de água por dia, fora das refeições e além das infusões.
  • O excesso de peso é um dos fatores que mais agravam as varizes. Devemos sempre seguir uma dieta balanceada. Além disso, é recomendável reduzir progressivamente as porções dos alimentos para que o estômago se adapte.

Você pode se interessar: Sinais e sintomas das varizes esofágicas

Conclusão

Podemos apoiar o tratamento para diminuir as varizes com algumas plantas medicinais. No entanto, devemos consultar um médico para descobrir outras opções terapêuticas mais eficazes.

Pode interessar a você...
5 hábitos saudáveis ​​para aliviar as varizes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 hábitos saudáveis ​​para aliviar as varizes

Elas podem ser um sinal de um problema circulatório, mas podemos aliviar as varizes com a prática de alguns hábitos saudáveis. Descubra-os!



  • Personal Clínica Mayo. Venas varicosas. (2017). https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/varicose-veins/symptoms-causes/syc-20350643
  • MacKay D. Hemorrhoids and varicose veins: a review of treatment options. (2001). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11302778
  • O’Flynn N., Vaughan M., Kelley K. Diagnosis and management of varicose veins in the legs: NICE guideline. (2014). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4032011/
  • InformedHealth.org [Internet]. Cologne, Germany: Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG); 2006-. Varicose veins: Overview. 2008 Feb 20 [Updated 2019 Sep 25]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279247/
  • Tisi PV. Varicose veins. BMJ Clin Evid. 2011;2011:0212. Published 2011 Jan 5.
  • Lin F, Zhang S, Sun Y, Ren S, Liu P. The management of varicose veins. Int Surg. 2015;100(1):185–189. doi:10.9738/INTSURG-D-14-00084.1
  • Alonso, Maria. (2005). [Medicinal plants useful in the cure of circulatory problems in legs]. Revista de enfermería (Barcelona, Spain). 28. 25-8.
  • Thring TS, Hili P, Naughton DP. Antioxidant and potential anti-inflammatory activity of extracts and formulations of white tea, rose, and witch hazel on primary human dermal fibroblast cells. J Inflamm (Lond). 2011;8(1):27. Published 2011 Oct 13. doi:10.1186/1476-9255-8-27
  • Bielanski, T. E., & Piotrowski, Z. H. (1999). Horse-chestnut seed extract for chronic venous insufficiency. The Journal of Family Practice. https://doi.org/10.1002/14651858.cd003230.pub4
  • Kalus, U., Koscielny, J., Grigorov, A., Schaefer, E., Peil, H., & Kiesewetter, H. (2004). Improvement of cutaneous microcirculation and oxygen supply in patients with chronic venous insufficiency by orally administered extract of red vine leaves AS 195: A randomised, double-blind, placebo-controlled, crossover study. Drugs in R and D. https://doi.org/10.2165/00126839-200405020-00001