Como melhorar a circulação das pernas durante o isolamento?

23 Maio, 2020
A importância de melhorar a circulação das pernas durante o isolamento reside no fato de que esta é uma medida fundamental para prevenir problemas venosos, como as varizes.

É muito importante trabalhar para melhorar a circulação das pernas durante o isolamento. O fato de estarmos em casa muitas vezes nos leva a ter uma vida mais sedentária, especialmente nos casos em que habitamos espaços pequenos. Não podemos permitir que isso aconteça.

Mais do que nunca, é fundamental proteger a saúde. A melhor maneira de fazer isso é tomando medidas preventivas. Uma delas é a de cuidar da circulação das pernas, já que negligenciá-la pode ter consequências desagradáveis.

Não é necessário contar com uma academia em casa, nem fazer treinos complicados. Basta fazer alguns exercícios regularmente para melhorar a circulação das pernas. A chave está na regularidade, mais do que na intensidade.

Melhorar a circulação das pernas durante o isolamento

O primeiro ponto importante é saber que o sangue que chega às extremidades a partir do coração deve retornar a este último através das veias. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que as pernas se movimentem. Os músculos agem como uma bomba impulsora para que isso seja possível.

Este processo é conhecido como retorno venoso. Quando uma pessoa passa muito tempo parada, seja sentada ou em pé, corre o risco de desenvolver uma doença venosa. A mais comum é a presença de varizes.

Por isso destacamos a importância de melhorar a circulação das pernas durante o isolamento. O essencial é que cada pessoa escolha um tipo de exercício ou prática que seja adequado para a sua idade e a sua condição de saúde. A ideia não é forçar o corpo, e sim estimulá-lo.

Exercícios para as pernas
É importante encontrar o momento e o lugar certos para fazer exercícios para as pernas durante o isolamento.

Leia também: 8 exercícios recomendados para tonificar o corpo em casa

Exercícios básicos para melhorar a circulação das pernas

Há uma série de exercícios básicos que cumprem com o objetivo de melhorar a circulação das pernas. Eles são recomendados para quem não costuma fazer muita atividade física ou tem alguma limitação de saúde.

Os exercícios básicos são os seguintes:

  • Caminhar: o ideal é caminhar durante 30 minutos todos os dias. No entanto, como não é possível sair durante a quarentena, a caminhada pode ser feita dentro de casa. Não é tão agradável quanto ao ar livre, mas o importante é que ajuda a melhorar a circulação.
  • Pular corda: esse exercício ajuda a queimar calorias e ativa os principais músculos do corpo. É aconselhável pular por 15 minutos, mas se você não está acostumado, comece com três minutos e aumente gradativamente. Se você tiver problemas de saúde, consulte o seu médico antes de fazer qualquer atividade.
  • Movimentos simples: você também pode fazer sessões de exercícios simples durante meia hora por dia. Entre eles, podemos citar: esticar as pernas e flexionar os dedos dos pés em lotes de 20 movimentos, andar nas pontas dos pés por 5 minutos, fazer agachamentos, etc.

Outros exercícios a considerar

Outros exercícios recomendados para melhorar a circulação das pernas durante o isolamento são os seguintes:

  • Círculo com as pernas: deite-se com a barriga para cima com um joelho flexionado e a sola do pé apoiada no chão. Levante a outra perna e faça círculos no ar, sem mover o quadril, cinco vezes para um lado e cinco vezes para o outro. Em seguida, mude de perna e repita o ciclo cinco vezes.
  • Pernas em cruz: deite-se de barriga para cima, levante as pernas e separe-as, sem que superem a largura dos ombros. Em seguida, inspire e cruze as pernas no ar, e expire ao voltar à posição anterior. Faça cinco séries de cinco cruzes cada.
  • Bicicleta: novamente, deite-se no chão, levante as pernas e faça um movimento como se estivesse pedalando e andando de bicicleta.
Varizes nas pernas
As varizes são uma complicação nos membros inferiores por problemas venosos circulatórios.

Saiba mais: 7 dicas de dieta para evitar varizes

Uma massagem revitalizante

Outra opção para melhorar a circulação das pernas durante o isolamento é fazer uma massagem revitalizante. Esta massagem pode ser feita pela própria pessoa, mas é ainda melhor contar com a ajuda de mais alguém.

O mais adequado é fazer a massagem no fim da tarde, quando as pernas estão mais cansadas. O ideal é usar óleo de alecrim, embora também seja possível utilizar azeite de oliva ou algum óleo cosmético.

O primeiro passo é aplicar o óleo nas mãos e esfregá-las. Em seguida, deve-se colocar as mãos sobre as pernas e fazer um movimento ascendente, dos tornozelos para cima. Depois, repita a ação, mas dessa vez exercendo uma pressão firme sobre cada região. Em seguida, repita toda a massagem na parte de trás das pernas.

Melhorar a circulação das pernas durante o isolamento

Embora a quarentena faça com que seja mais difícil continuar mantendo nossas atividades cotidianas, a saúde não pode ser negligenciada. A saúde das nossas pernas também merece atenção. Por isso, devemos buscar uma maneira de movimentar os membros inferiores para prevenir complicações como as varizes.

  • Rodríguez, J. R. E., Quesada, F. F., & Montoya, S. B. (2014). Prevalencia y características clínicas de la enfermedad venosa crónica en pacientes atendidos en Atención Primaria en España: resultados del estudio internacional Vein Consult Program. Cirugía Española, 92(8), 539-546.
  • Rivera Schettini, C. V. (2007). La incidencia del desarrollo de un programa de saltar cuerda sobre la resistencia básica de las y los estudiantes del 9º grado de educación básica del Centro Escolar “Valle del Sol.” del municipio de Apopa (Doctoral dissertation, Universidad de El Salvador).
  • Bura-Rivière, A., & Boccalon, H. (2015). Fisiología y exploración de la circulación arterial. EMC-Podología, 17(1), 1-22.