4 exercícios importantes para pessoas da terceira idade

· 9 de maio de 2018
Tanto o Taichi como o Ioga são exercícios muito adequados para as pessoas da terceira idade, já que ajudam a ganhar equilíbrio e melhoram a flexibilidade 

Chegar à terceira idade não significa que devemos prescindir do exercício, mesmo que se tenha determinados problemas. Existem alguns exercícios importantes de baixo impacto e muito saudáveis que é preciso conhecer.

O exercício permitirá que as pessoas de terceira idade tenham um envelhecimento muito mais saudável. Fazê-lo de maneira diária, incluí-lo na rotina, será muito benéfico. Hoje descobriremos alguns exercícios interessantes. Confira!

Exercícios importantes para pessoas da terceira idade

Existe uma série de exercícios importantes para pessoas de terceira idade específicos e que limitam os riscos de lesão. Como mencionamos, nesta idade pode aparecer uma série de problemas que aumentam os riscos de lesões.

1. Exercícios aeróbicos

Natação é um exercício adequado na terceira idade

Os exercícios aeróbicos têm um baixo impacto, e alguns ainda são especialmente destinados para pessoas da terceira idade.

Isso acontece por que alguns podem ter uma intensidade maior que impeça que as pessoas que se encontrem nestas idades não sejam capazes de seguir.

Quando pensamos em exercício aeróbico talvez nos venha à mente somente a ginástica. No entanto, existem muitos outros exercícios deste tipo muito divertidos e que, certamente, te animará a praticá-los. Veja alguns deles:

  • Andar de bicicleta (estática ou não)
  • Caminhar ou trotar (em uma máquina na academia ou ao ar livre)
  • Ginástica aeróbica (destinada a pessoas da terceira idade)
  • Hidroginástica

Muitos destes exercícios podem ser realizados em grupo, algo fará com que sejam mais divertidos e benéficos.

As pessoas da terceira idade ficam muitas vezes sozinhas, seja porque seus filhos tenham saído de casa ou porque não têm um parceiro ou família por perto. Por isso, fazer amigos e praticar exercício com eles é um extra para sua felicidade.

2. Ioga ou Tai chi

Ioga e Tai chi são exercícios adequados na terceira idadeterceira idade

O Ioga ou o Tai chi são exercícios importantes para pessoas da terceira idade que não implicam em um grande esforço. A seguir explicaremos a vantagem de cada um destes esportes.

O Ioga é uma combinação de exercícios com meditação que ajuda os idosos a aumentar sua flexibilidade. Também ajudará a fortalecer e tonificar o corpo, algo sem dúvidas benéfico e que evitará o aparecimento de lesões maiores, caso caiam ou tem algum percalço.

O Tai chi, por outro lado, é uma arte marcial que também inclui meditação. Este tipo de exercício é muito importante porque aumenta a força dos idosos, a flexibilidade e, também, é um excelente exercício para o equilíbrio.

A meditação incluída em ambos exercícios ajudam a focar no presente, a estar mais consciente e feliz. Sem dúvidas são exercícios excelentes para o bem-estar mental das pessoas da terceira idade.

3. Natação

Já falamos da hidroginástica, mas existe uma atividade de baixo impacto ainda mais conhecida que é a natação. Uma atividade apta para as pessoas da terceira idade que é muito completa e muito benéfica.

A natação é um tipo de esporte que coloca em movimento todos os músculos do corpo. Assim que trabalha a sincronização e se tonifica e fortalece o corpo. Além disso, o risco de se lesionar é muito baixo, por isso que esta atividade é muito recomendada para quem tenha algum problema ou riscos de lesão.

A natação relaxa e é ideal para aquelas pessoas da terceira idade que estejam passando por um momento de depressão. O contato com a água, combinado com este exercício, favorecerá um maior bem-estar tanto físico como mental.

4. A dança

Dançar é um exercício adequado na terceira idade

Dançar é uma atividade para pessoas da terceira idade muito importante. Mesmo que muitos não a considerem um esporte, as aulas de zumba, de dança tradicional ou de outros estilos podem entrar nesta categoria.

Graças à dança, as pessoas da terceira idade trabalham seu corpo, o tonificam e ganham em equilíbrio. É um exercício muito divertido que também pode ser colocado em prática de forma grupal.

Estes são somente alguns exercícios importantes e indispensáveis para pessoas da terceira idade. Porque para envelhecer de maneira saudável, não só a nível físico como também mental, o exercício deve fazer parte sempre de nossa rotina.