4 exercícios importantes para pessoas da terceira idade

As pessoas da terceira idade podem realizar determinados exercícios e atividades como ioga e tai chi, pois são práticas adequadas e saudáveis que os ajuda a obter um melhor equilíbrio e a ganhar mais flexibilidade.
4 exercícios importantes para pessoas da terceira idade

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

Chegar à terceira idade não significa que você deva passar a ter uma vida de descanso absoluto e abandonar atividade física. Pelo contrário, desde que esteja dentro das possibilidades, as pessoas podem praticar atividade física, mas sempre com moderação.

Existem vários exercícios de baixo impacto que podem ser escolhidos, como ioga, tai chi, natação, entre outros, que são boas opções. Praticá-los regularmente é bom para a mente e para o corpo.

A seguir, vamos compartilhar alguns exercícios para pessoas da terceira idade. Não perca!

Exercícios importantes para pessoas da terceira idade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda exercícios físicos para pessoas com mais de 65 anos. Como exposto em sua ficha técnica, a atividade física nessa faixa etária deve consistir em atividades recreativas ou de lazer, principalmente modalidades que podem ser praticadas em grupo. Além disso, as atividades devem ajudar a melhorar efetivamente as funções cardíaca, respiratória e muscular.

A OMS também recomenda:

  • Faça entre 30 e 40 minutos de atividade física aeróbica moderada.
  • Em casos de pessoas idosas com problemas de mobilidade, recomenda-se a prática de exercícios físicos moderados 3 vezes por semana. Isso para melhorar o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade.
  • Da mesma forma, se a atividade física não puder ser realizada, a OMS propõe que o tempo seja reservado para o lazer. Para isso, são propostos jogos de tabuleiro, como baralho ou ludo.

Um estudo realizado com pessoas da terceira idade pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo mostrou que a atividade física otimiza a vida dos idosos, não só pelas condições físicas, mas principalmente porque os faz retornar ou manter suas atividades sociais.

São esses os pilares do bem-estar emocional de quem se encontra nessa fase. Quanto melhor for o tratamento dos idosos com pessoas da mesma idade, melhor será a sua valorização da qualidade de vida e do equilíbrio físico, emocional e espiritual.

Nesse sentido, existe uma série de atividades específicas que limitam os riscos de lesões e que são indicadas para essa faixa etária.

1. Exercícios aeróbicos

Natação é um exercício adequado na terceira idade

Os exercícios aeróbicos têm um baixo impacto e são recomendados para pessoas da terceira idade.

  • Hidroginástica.
  • Andar de bicicleta (estática ou não).
  • Caminhar ou trotar (em uma máquina na academia ou ao ar livre).
  • Ginástica aeróbica (destinada a pessoas da terceira idade).

Além disso, muitos desses exercícios podem ser feitos em grupos, o que os tornará mais divertidos e benéficos para a saúde mental.

2. Ioga ou Tai chi

Ioga e Tai chi são exercícios adequados na terceira idadeterceira idade

Ioga ou Tai chi são atividades adequadas para pessoas da terceira idade, pois podem ser adaptadas às suas necessidades e geralmente não envolvem grande esforço físico.

A ioga é uma disciplina altamente recomendada, pois é uma combinação de alongamento, respiração consciente e meditação que ajuda a ganhar flexibilidade e tranquilidade.

O Tai chi, por outro lado, é uma arte marcial que também inclui um pouco de meditação. Esse tipo de prática é muito importante porque aumenta a força e a agilidade. Além disso, é positivo para trabalhar o equilíbrio.

3. Natação

Já falamos da hidroginástica, mas existe uma atividade que tem um impacto ainda menor: a natação. É adequada para idosos, além de ser terapêutica e relaxante.

A natação é um tipo de esporte que coloca em movimento todos os músculos do corpo. Assim, a sincronização é trabalhada e o corpo, tonificado. Além disso, o risco de se lesionar é muito baixo, o que a torna uma atividade muito recomendada.

A natação relaxa e é ideal para combater a tristeza e a depressão. O contato com a água e os movimentos corporais favorecem um maior bem-estar tanto físico como mental.

4. A dança

Dançar é um exercício adequado na terceira idade

A dança é uma atividade que favorece muito os idosos, pois traz alegria e incentivo, além de entretenimento.

Isso permite que eles trabalhem levemente o corpo, assim como a mente. É uma prática divertida e espontânea que vale a pena fazer para ganhar equilíbrio e um sorriso.

Um estudo realizado por um grupo de especialistas da Universidade Academia de Humanismo Cristão afirma que, para os idosos, começar a dançar significa sentir amor-próprio, pois está ligado à intenção de sentir-se bem e experimentar algo novo. Além disso, a dança os ajuda a manter boas relações sociais e facilita a aceitação e a liberdade de expressão através do corpo.

Nota importante: não importa quanto tempo é investido em alguma atividade física, e sim a qualidade dos movimentos. Para isso, conhecer os músculos que estão envolvidos em cada atividade pode ajudar a saber o caminho mais adequado a seguir.

Benefícios do exercício físico na terceira idade

Três organizações se reuniram para conduzir este estudo publicado em 2017. Aqui, o envelhecimento é apresentado como um processo complexo que é mais bem compreendido quando visto de uma perspectiva que abarque todo o curso da vida.

Os principais benefícios do exercício na terceira idade seriam os seguintes:

  • Maior longevidade.
  • Melhor saúde musculoesquelética.
  • Menor risco de comprometimento cognitivo.
  • Menor risco de doenças cardíacas, hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, etc.
  • Melhoria significativa da condição física e da saúde mental em geral.

Em suma, os benefícios dos exercícios físicos serão, em sua maioria, positivos a médio e longo prazo. Claro, vai depender de alguns outros fatores, como aqueles relativos à nutrição, à atitude e a outros aspectos pontuais, como ter diabetes, hipertensão, etc.

Pode interessar a você...
5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema

Fazer exercícios depois dos 50 anos é muito recomendável, já que a prática de atividade física traz diversos benefícios para a nossa saúde.