Cuidados com a saúde na terceira idade

27 de fevereiro de 2020
A saúde dos idosos depende muito do estilo de vida que eles mantêm. Com uma alimentação adequada, atividade física regular e manutenção de uma boa atitude, esse estágio da vida pode ser um dos mais interessantes que existem.

A saúde na terceira idade é um tema que merece um tratamento completo. O envelhecimento costuma trazer problemas orgânicos e psicológicos que ocorrem de maneira diferente em cada indivíduo. Esses problemas nem sempre são suficientemente compreendidos ou tratados adequadamente.

Existe uma ideia generalizada de que a velhice é sinônimo de doença e decrepitude. Isso não precisa necessariamente ser assim. Embora fique claro que, ao longo dos anos, as habilidades se perdem e há um risco maior de sofrer de diversas patologias, a saúde dos idosos não precisa ser um problema sério.

Um dos fatores decisivos para manter uma saúde relativamente boa na terceira idade e manter uma boa qualidade de vida são os nossos hábitos. Eles podem agir como ferramentas para moderar os efeitos da passagem do tempo e gerar um maior bem-estar.

Os três cuidados básicos de saúde na terceira idade

A primeira coisa a dizer é que uma pessoa idosa deve fazer exames médicos regulares, o que não significa que deva reduzir sua vida a isso. Os cuidados de saúde na terceira idade abrangem três frentes principais:

  • Nutrição
  • Estado físico
  • Dimensão psicossocial

A alimentação, assim como acontece ao longo da vida, é um fator fundamental. Comer de forma saudável e equilibrada é essencial na terceira idade. Da mesma forma, é crucial manter a prática de atividade física, pois o exercício é determinante para manter a funcionalidade.

A dimensão psicossocial regula amplamente a adoção e manutenção dos cuidados nesta fase. Idealmente, o idoso deve implementar hábitos de autocuidado, mas isso só é possível se tiver motivação e autoconfiança suficientes para fazê-lo.

Exames que devem ser feitos na terceira idade
Os check-ups médicos devem ser mais frequentes durante a velhice.

Continue lendo: 4 exercícios para não perder a lucidez na velhice

Nutrição na terceira idade

As pessoas atingem uma idade avançada com hábitos alimentares que, eventualmente, precisam mudar. Os sinais de que uma mudança é necessária são os seguintes:

  • Alterações intestinais com episódios frequentes de constipação ou diarreia
  • Acúmulo de gordura
  • Perda de massa muscular ou de peso

Não existe uma dieta especial para os idosos, mas durante a terceira idade, é essencial ter uma alimentação tão saudável quanto a que devemos ter em qualquer fase da vida. A única restrição é quando existe uma doença que condiciona a dieta.

Prevenção das quedas

As quedas são comuns na terceira idade, e um dos fatores que mais causam deterioração e dependência. Por isso, é essencial evitá-las. Uma das principais medidas para fazer isso é combater a perda de massa muscular por meio de atividade física frequente, especialmente exercícios com pesos.

Além disso, é conveniente adaptar o ambiente às necessidades dos idosos. Isso inclui instalar interruptores perto da cama e impedir que eles se movam por espaços sem luz. Remova também objetos do chão, fixe os tapetes e facilite o acesso a itens pessoais. Também é importante que o idoso use calçados adequados.

Você sabe: Como frear os sinais da velhice?

Cuidados com a pele

Manchas na pele na terceira idade
Na terceira idade, a pele fica debilitada e requer cuidados particulares para não sofrer patologicamente os efeitos do passar do tempo.

A pele do idoso é mais seca, frágil e menos elástica. O que é indicado, em termos gerais, é manter uma boa higiene, preferencialmente usando sabonete neutro para limpeza pessoal. Usar protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol é outra recomendação básica. Da mesma forma, é conveniente usar roupas de algodão e beber dois litros de água por dia.

A pele de pessoas idosas com mobilidade limitada deve receber muita atenção. É importante ajudá-los a mudar de posição com frequência, a cada duas ou três horas, no máximo. Também é crucial que a pele do corpo inteiro se mantenha hidratada.

Saúde emocional e cognitiva na terceira idade

O idoso pode precisar fazer ajustes em seu papel diante da vida e da sociedade. Nesse sentido, deve definir objetivos e metas viáveis, de acordo com seus gostos, interesses e necessidades. A inatividade e o isolamento podem levar ao desenvolvimento de estados depressivos.

Também é importante manter uma vida social ativa. Nesse estágio, pode ser necessário aprender a pedir e receber ajuda, sem sentir que isso nos coloca em uma condição de inferioridade. Da mesma forma, participar de atividades para ajudar os outros costuma ser muito benéfico.

Existem mais de 100 formas de demência que podem ocorrer na terceira idade. A melhor maneira de evitá-las é fazer atividade física regularmente, além de se dedicar a alguma atividade intelectual. Fumar e consumir bebidas alcoólicas definitivamente não é recomendável.

Por fim, encontrar uma forma de viver de maneira agradável é o principal antídoto contra os problemas de saúde na terceira idade.

Vassallo, C., & Sellanes, M. (2001). La salud en la tercera edad. Argentina: Secretaria de la tercera edad, 2-127.