Infecção por fungos após o sexo: a candidíase vaginal

A infecção por fungos é muito comum, pois afeta 75% das mulheres em algum momento da vida. Um diagnóstico precoce e o tratamento correto farão com que ela desapareça em questão de dias.
Infecção por fungos após o sexo: a candidíase vaginal
María Belén del Río

Revisado e aprovado por bióloga, médica María Belén del Río.

Escrito por Victoria Blázquez

Última atualização: 01 outubro, 2022

Em seu estado normal, a vagina apresenta leveduras em quantidades variáveis. Quando estas se proliferam em excesso, podem resultar em uma infecção que pode ser muito desconfortável e incômoda. É possível contrair uma infecção por fungos após o sexo?

A infecção pelo fungo Candida é uma das mais comuns . No entanto, é importante esclarecer que ela não é considerada uma doença sexualmente transmissível , pois não é necessário ter relações sexuais para contraí-la.

O que é a candidíase vaginal?

A candidíase vaginal, também conhecida como candidíase vulvovaginal, é uma infecção causada pela proliferação excessiva de vários tipos de fungo Candida , sendo o mais comum o Candida Albicans.

Frequentemente, ocorre quando o sistema imunológico está enfraquecido ou quando há uma série de circunstâncias que favorecem a reprodução excessiva desse tipo de levedura, naturalmente presente na flora intestinal e vaginal.

Além disso, estima-se que esta afete 3 em cada 4 mulheres em algum momento da sua vida. Muitas mulheres têm pelo menos três episódios. No entanto, geralmente são leves e seus sintomas melhoram em poucos dias, sem causar complicações.

Embora não seja considerada uma doença sexualmente transmissível , há um risco aumentado de infecção por qualquer tipo de contato sexual, sendo especialmente perigoso o contato entre a boca e os órgãos genitais. Portanto, é possível contagiar seu parceiro sexual se não forem utilizadas as medidas de prevenção adequadas.

Embora não seja tão comum, a infecção por fungos pode ocorrer no pênis e também no  escroto, causando vermelhidão, inchaço e coceira na área.

Mulher com sintomas de candidíase
A candidíase vaginal é uma doença que ocorre devido ao crescimento excessivo do fungo Candida Albicans. Embora não seja uma DST, pode ser contraída pelo contato sexual.

Causas da infecção por fungos

A vagina contém naturalmente fungos e bactérias em diferentes proporções. A quantidade dos diferentes tipos de micro-organismos responde a um equilíbrio: os lactobacilos, por exemplo, atuam para impedir o crescimento excessivo de fungos.

Se esse equilíbrio for perturbado, formam-se condições ideais para a proliferação de alguns micro-organismos, como o fungo Candida. O crescimento excessivo ou a penetração desta levedura em camadas celulares mais profundas causa infecção vaginal por fungos . As principais causas de infecção são as seguintes:

  • Alterações no equilíbrio da flora bacteriana: o uso de antibióticos para tratar outras infecções pode causar alterações na mucosa vaginal, levando à proliferação dessa levedura.
  • Alterações hormonais: esta infecção por fungos é mais comum em mulheres com altos níveis de estrogênio. Isso pode ocorrer em mulheres grávidas ou em tratamento hormonal.
  • Sistema imunológico comprometido pelo tratamento com corticosteroides, HIV, obesidade, diabetes ou câncer.
  • Alterações no pH vaginal: um pH vaginal mais básico facilitará a reprodução das leveduras que causam esta infecção.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da infecção por fungos são:

  • Corrimento vaginal espesso, branco, irregular e geralmente inodoro.
  • Cobertura esbranquiçada cremosa na vagina e na vulva.
  • Inflamação, coceira e irritação na vulva.
  • Micção dolorosa
  • Relações sexuais incômodas.
  • Rachaduras ou feridas nos lábios vaginais.
Candidíase vaginal
A infecção vaginal por fungos pode causar irritação na região íntima, além de alterações no corrimento vaginal e desconforto ao ter relações sexuais.

Tratamento da infecção por levaduras

A candidíase vaginal é facilmente curada em alguns dias com antifúngicos . Se esta não é a primeira vez que você sofre desta doença e reconhece os sintomas, poderá obter cremes e supositórios vendidos sem receita em uma farmácia.

No entanto, se for a primeira vez que você contrai esta infecção, é interessante ir ao médico para avaliar o estado da mesma e entender como reconhecê-la em ocasiões futuras. É de vital importância concluir todo o tratamento e seguir adequadamente as instruções de aplicação.

A abstinência sexual é recomendada durante o processo de cicatrização. Você não deve fazer sexo oral ou vaginal, pois o atrito pode causar mais irritação na área afetada. Também deve ser salientado que alguns cremes usados para a infecção por leveduras contêm óleos, que podem causar a ruptura de alguns tipos de preservativos.

Prevenção da infecção por fungos

Algumas das recomendações gerais para prevenir infecções vaginais causadas por fungos são as seguintes:

  • Use roupas íntimas de algodão, sem tintas ou corantes.
  • Troque frequentemente os tampões e absorventes.
  • Tome medidas extremas de higiene durante a menstruação.
  • Evite o uso de sabonetes e perfumes agressivos na região genital.
  • Modere a ingestão de açúcar.
  • Leve um estilo de vida saudável, mantenha uma dieta equilibrada e faça exercícios regularmente.

Conclusão

A infecção por fungos não é classificada como uma das infecções sexualmente transmissíveis (DST), pois pode ocorrer por outras vias de transmissão. Apesar disso, pode ocorrer após o sexo, pois o contato sexual é uma das formas de transmissão da doença.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.