É possível tratar uma infecção urinária de forma natural e rápida?

5 de dezembro de 2019
Beber água o suficiente ao longo do dia é uma das formas mais eficazes de tratar uma infecção urinária, pois promove a expulsão de bactérias.

De acordo com um estudo publicada na Revista Pediatría de Atención Primaria, uma infecção urinária é causada pelo crescimento excessivo de microrganismos em qualquer parte do trato urinário (rins, bexiga ou ureteres).

Pode ser causada devido a um enfraquecimento do sistema imunológico ou pela exposição direta a agentes patógenos, como vírus e bactérias. Envolve sintomas leves ou graves que podem prejudicar as tarefas diárias por provocar um mal-estar geral em todo o corpo.

Mas, é possível curá-la de forma natural? Embora muitos casos possam ser tratados com remédios alternativos, não deixe de primeiro consultar um médico se você acha que pode ter um problema sério ou se os sintomas persistirem.

Estando ciente desta advertência, você pode ler este artigo e descobrir como tratar uma infecção urinária de forma natural. Mas antes vejamos o que pode originá-la.

O que causa uma infecção urinária

Como indicamos acima, esse tipo de doença pode se originar quando microrganismos patogênicos entram no sistema através da uretra.

Embora o trato urinário esteja preparado para impedir a entrada desses invasores, suas defesas podem estar enfraquecidas. Como resultado, vírus, bactérias e fungos podem crescer de forma incontrolada na bexiga, na uretra e nos rins.

Fatores relacionados à infecção urinária

Em geral, podemos identificar uma série de causas que, às vezes, podem levar ao surgimento de uma infecção urinária. Os mais importantes incluem:

Recomendamos a leitura deste artigo: 8 alimentos para aumentar as defesas do corpo

Sintomas de uma infecção urinária

Sintomas de uma infecção urinária

Os sinais e sintomas de uma infecção urinária nem sempre são claros para os pacientes. Às vezes, são tão leves que passam despercebidos. No entanto, como indicam informações disponíveis na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, na maioria das vezes é possível sentir:

  • Necessidade constante de urinar.
  • Sensação de ardor ou queimação ao urinar.
  • Pouca urina, com aspecto turvo e cheiro forte.
  • Dor na parte inferior do abdômen.
  • Sangramento na urina.
  • Febre moderada e calafrios.
  • Fadiga.

Leia também: Dor ao urinar: causas e sintomas

Como tratar uma infecção urinária de forma natural e rápida

O tratamento desse tipo de infecção de forma natural envolve modificar alguns hábitos de vida e usar remédios com plantas ou especiarias. No entanto, lembre-se de que é importante primeiro consultar um médico.

Aumente o consumo de água

Como tratar uma infecção urinária de forma natural e rápida

Consumir muita água, segundo informações da Clínica Mayo, pode ajudar a controlar a infecção. Além disso, melhora o funcionamento dos rins, depura o trato urinário e diminui a concentração de bactérias no sistema.

Por estes motivos, é conveniente tomar de 6 a 8 copos de água ou chá por dia.

Limite o consumo de açúcar e álcool

Para tratar uma infecção urinária é essencial limitar ao máximo o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas

Para tratar uma infecção urinária é essencial limitar ao máximo o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, como destaca um estudo realizado pela IntraMed. Ambas contêm substâncias irritantes que são prejudiciais para o trato urinário.

Aplique compressas quentes

As compressas quentes são uma excelente maneira de diminuir a dor na região pélvica.

Sua aplicação direta ajuda a ativar o fluxo sanguíneo e a reduzir notavelmente o inchaço. Portanto, se você estiver sentindo dor, umedeça um pano com água quente e coloque-o na área afetada.

Use roupas íntimas de algodão

A umidade e calor característicos da região íntima cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias

A umidade e calor característicos da região íntima cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias. Portanto, é essencial usar roupa íntima de tecidos respiráveis, feitas de algodão.

Tome suco de rabanete

O suco de rabanete é um remédio natural que aliviar a cistite ou qualquer infecção urinária. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, contém ativos anti-inflamatórios e antibacterianos que são ideais para atenuar os sintomas.

Embora não haja evidências científicas a respeito, é um alimento muito saudável.

Beba água de coco

A água de coco é um bom complemento para controlar os sintomas de uma infecção

Devido às suas propriedades antibióticas (como afirma um estudo realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, no Brasil) e diuréticas (de acordo com informações fornecidas pelo Instituto de Química da Nova Zelândia), a água de coco é um bom complemento para controlar os sintomas de uma infecção.

Acredita-se que sua ingestão promove a limpeza do trato urinário, regula o pH da urina e favorece a expulsão de vírus e bactérias. Portanto, é recomendável consumir entre 2 e 3 copos de água de coco por dia.

No entanto, não há evidências científicas que a associam à uma melhora nos sintomas de infecção urinária.

Coma alho cru

O alho possui princípios ativos com efeitos antibacterianos e antifúngicos

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico de Oaxaca, o alho possui princípios ativos com efeitos antibacterianos e antifúngicos que facilitam o tratamento de uma infecção do trato urinário.

No entanto, não há evidências de que ele possa realmente ajudar a curá-la, embora seja um alimento muito saudável para incluir em sua dieta.

Tendo aprendido todas essas dicas, lembre-se de acompanhar qualquer infecção que você possa sofrer. Embora seja normal desenvolvê-las ocasionalmente, às vezes é necessário avaliar o que as origina para obter um tratamento mais eficaz.