Idosos: benefícios do cinema e 10 filmes recomendados

Quem não gosta de ir ao cinema? Os idosos costumam aproveitar os filmes para passar tempo com os netos. A seguir mostraremos as melhores obras.
Idosos: benefícios do cinema e 10 filmes recomendados

Última atualização: 11 março, 2022

Quem nunca desfrutou de um bom filme? Eles são capazes de nos distrair e divertir ao mesmo tempo. E isso sem falar nas obras com as quais nos identificamos, que conseguem fazer florescer vários sentimentos. Felizmente, existem filmes para todas as idades, mas os que são direcionados para idosos permitem relembrar o passado, viver mais o presente e ver as coisas a partir de outra perspectiva.

Mostraremos os benefícios do cinema e aproveitaremos para recomendar os melhores filmes para os idosos. Prepare-se para maratonar!

Os benefícios do cinema para os idosos

Que melhor maneira de passar o tempo em família, se não assistindo a um filme? O cinema também traz outros benefícios para os idosos, além de passar tempo de qualidade com os netos.

1. Faz você rir!

O riso funciona como um remédio. Você não acredita? De acordo com um estudo em pacientes à espera de um transplante, 20 minutos de riso estimulado, juntamente com exercícios de respiração e meditação, melhoraram o humor e reduziram a ansiedade.

Da mesma forma, o riso está ligado à redução dos níveis de estresse e ao aumento da serotonina. Portanto, uma boa comédia, capaz de arrancar muitas risadas, pode ser de grande ajuda.

2. Ir ao cinema é um ato similar a uma rotina de cardio de baixo impacto.

Apesar das limitações para sair, especialmente para os idosos, ir ao cinema para ver um filme é comparado a fazer uma rotina de cardio de baixo impacto.

Um estudo descobriu que depois de passar 40 minutos no cinema, os participantes atingiram a chamada healthy heart zone (zona do coração saudável), entre 95 e 160 batimentos por minuto. Que é semelhante a uma caminhada rápida ou a regar as plantas.

Ir ao cinema é como se exercitar.
Os filmes podem ser equivalentes a um exercício de baixo impacto para os idosos. Isso é o que os estudos mostram.

3. Aumentam as oportunidades de socialização

Não é segredo para ninguém que muitos idosos se sentem solitários ou isolados. Felizmente, o cinema pode aumentar as oportunidades de socializar, não apenas com a família, mas também com os amigos. Afinal, falar sobre um filme cria laços.

10 filmes para idosos

Os melhores filmes são aqueles que mostram o lado positivo da vida. O que você está esperando para se distrair e rir um pouco? Aproveite!

1. O avô (1998)

Um idoso que retorna ao seu país descobre que uma de suas netas é filha ilegítima. Convencido a desvendar o caso, ele entra em conflito com a mãe das meninas para que ela revele quem é sua verdadeira neta.

No entanto, a mãe está determinada a não contar nada até que Don Rodrigo, o avô, mostre que as ama as netas de forma igual. Como essa história vai acabar?

2. Elsa e Fred – Um amor de paixão (2005)

Após a morte de sua esposa, Fred está triste e apático, e se muda para um apartamento. Sem saber, naquele novo bairro ele se apaixona novamente por uma pessoa com uma perspectiva de vida diferente da dele.

Atraído por Elsa, uma mulher com muito entusiasmo e alegria, ele descobre que existem outras oportunidades e que ele precisa vivê-las. Um homem que encontra uma maneira de amar novamente. Parece impossível, mas pode acontecer.

3. Cocoon (1985)

Cocoon é um filme que conta as aventuras de 3 idosos que moram em um asilo e decidem se infiltrar nas instalações de um hotel abandonado para dar um mergulho na piscina de lá. Mas a jornada toma um rumo inesperado: eles encontram no fundo alguns casulos grandes de origem extraterrestre.

O banho com a água que teve contato com os misteriosos casulos fez com que o trio de idosos recuperasse a vitalidade e seus movimentos fossem mais ágeis. É possível que esta seja a fonte da juventude.

4. O Estagiário (2015)

Todos sabemos como é difícil conseguir um emprego aos 70 anos. No entanto, Ben Whittake não sabia o que fazer com tanto tempo livre, além de acreditar que não há melhor maneira de usá-lo do que trabalhando.

É quando ele consegue um emprego em uma empresa moderna. Para surpresa de muitos, graças à sua experiência ele ganha a confiança, o respeito e o carinho da chefe. Sem dúvida, você não pode perder este filme para idosos.

5. O exótico Hotel Marigold (2011)

As diferenças culturais sempre trazem um pouco de conflito. Foi isso que um grupo de ingleses teve de experimentar  quando decidiu passar a aposentadoria em uma vila na Índia.

Em suma, é um filme cheio de cenas engraçadas, em que os idosos descobrem que a vida tem muito mais coisas para oferecer.

6. Sol de Outono (1997)

Um belo filme que nos mostra que o amor na terceira idade é possível. Trata-se de dois aposentados que se conhecem através de um anúncio de amizade que ela publica.

Situado nas áreas mais populares de Buenos Aires, Sol de Outono é um filme que explora os obstáculos culturais e os preconceitos que o casal deve superar para concretizar seu relacionamento.

7. Antes de partir (2007)

Dois homens são pacientes terminais de câncer em um hospital, onde se encontram pela primeira vez. Apesar de terem personalidades opostas, eles fazem uma promessa.

Ambos vão criar uma lista de coisas para fazer antes de morrer, e cumpri-la. Uma linda história que vale a pena assistir. Além disso, é estrelado pelos atores Morgan Freeman e Jack Nicholson.

Idosos assistem a filmes.
Ver filmes junto aos companheiros e até mesmo conversar sobre eles pode ser uma atividade prazerosa para grupos de amigos mais velhos.

8. Gran torino (2008)

Estrelado por Clint Eastwood, Gran Torino é sobre um veterano de guerra recentemente viúvo que, por causa de sua participação na Guerra da Coréia, tem uma aversão particular pela comunidade asiática em geral. Mas essa situação acaba quando ele ajuda dois jovens asiáticos.

9. Garotas do Calendário (2003)

Um grupo de mulheres determinado a arrecadar fundos para a luta contra a leucemia toma uma decisão um tanto controversa para receber a atenção do grande público: ficar nua atrás de doces e arranjos de flores. Será que elas alcançaram seu objetivo? Conseguirão arrecadar fundos? Você não pode perder este filme para idosos e descobrir como ele se desenrola.

10. Olá, meu nome é Doris (2015)

Um filme cheio de amor mas, acima de tudo, cheio de vontade de viver novas experiências. Doris é uma mulher de 60 anos que levou uma vida medíocre, até um pouco sem graça. Até que chega um homem 30 anos mais novo que ela e muda sua perspectiva de vida.

É quando Doris começa a explorar novas formas de se vestir, faz amizades e vive um grande idílio romântico, apesar da acentuada diferença de idade. O filme mostra que o amor é possível em circunstâncias variadas.

Filmes dedicados aos anos dourados

Muitas pessoas que comentam que a idade não é importante. O que realmente importa é a atitude, a positividade e a capacidade que a pessoa tem para ver o bem que está na experiência.

Filmes dedicados aos idosos são uma boa maneira de se divertir e relaxar. Vamos assistir a um filme hoje?

Pode interessar a você...
5 filmes para assistir com os avós
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 filmes para assistir com os avós

Temos que escolher com cuidado os filmes para assistir com os avós. Precisa ser um filme bom para todas as idades, também para as crianças desfruta...



  • Johnson, M. Scott, Nancy Edling, and Gulshan K. Sethi. “Effect of laughter yoga on mood and heart rate variability in patients awaiting organ transplantation: a pilot study.” Alternative therapies in health and medicine 18.4 (2012): 53.
  • Yim, JongEun. “Therapeutic benefits of laughter in mental health: a theoretical review.” The Tohoku journal of experimental medicine 239.3 (2016): 243-249.