9 filmes que os amantes de psicologia deveriam assistir

Nesses filmes seremos testemunhas de pensamentos profundos, transtornos mentais e problemas sociais. Aproveite esses filmes focados na psique humana!
9 filmes que os amantes de psicologia deveriam assistir

Última atualização: 05 fevereiro, 2022

Amantes de psicologia, esportes, drama, mistério, etc.: todos gostamos de assistir filmes. Afinal eles são divertidos e, às vezes, carregados de aprendizado. O importante é saber escolher títulos com conteúdo de qualidade dentro do universo cinematográfico.

Sim, sabemos que quase qualquer filme contém informações psicológicas tanto de seus personagens quanto sobre a pessoa que o dirigiu, mas há alguns que oferecem uma leitura muito rica e longe de ser banal. Listamos alguns deles a seguir:

9 filmes para quem ama psicologia

9 filmes que os amantes de psicologia deveriam assistir.
Assistir a filmes com um conteúdo psicológico profundo pode ser extremamente interessante.

Aproximar-se de uma realidade que talvez seja muito distante da nossa nos permitirá descobrir um mundo mental muito diverso. E não é para menos, são infinitos os transtornos ou estados mentais que podem desequilibrar uma pessoa. Talvez um desses títulos inclusive se torne um filme cult.

1. Cisne Negro (2010)

Nina Sayers é o nome da protagonista interpretada por Natalie Portman, que ganhou um Oscar por esta atuação. O filme conta a história de uma bailarina que está sobrecarregada pelas exigências de sua carreira, a ponto de seu estado físico e mental ser comprometido.

Em uníssono, seu lado sombrio aparece, provocando um surto psicótico sério. Estamos na presença de um filme que você ama ou odeia quando vê. Não é para menos, pois isso é algo que estamos acostumados a ver nas obras de Darrem Aronofsky.

2. Garota, Interrompida (1999)

Sem dúvidas, Garota, Interrompida é um filme que conta com um ótimo elenco de atores: Brittany Murphy, Whoopi Goldberg e Angelina Jolie, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Esse é um filme carregado de personagens com transtornos psiquiátricos que vão desde a bulimia e a psicopatia até depressão severa e transtorno de personalidade limítrofe. Você sabe em que esse filme é baseado? Nas memórias de Susanna Kaysen, uma paciente psiquiátrica.

3. Caça à Boa Vontade (1997)

Um filme que tem 9 indicações ao Oscar e a presença de atores altamente talentosos como Matt Damon, Ben Affleck e Robin Williams. Matt Damon, o protagonista, interpreta um garoto muito inteligente de classe baixa, que trabalha como zelador em um campus universitário.

Um dia, depois de resolver um problema matemático de alta complexidade, ele fica sob a tutela de um professor universitário. No entanto, em uma reviravolta inesperada, ele corre o risco de ser preso. Todo esse cenário faz com que o protagonista conheça um psiquiatra muito peculiar. Ele também tem um estado mental curioso, e ambos começam a trazer seus fantasmas à tona durante essa relação terapêutica única.

4. O escafandro e a borboleta (2007)

Esse é um filme que detalha a relação entre a consciência e o corpo, detalhando os efeitos psicológicos de sofrer de um impedimento físico grave. Ele conta a história de um redator, chefe de uma revista, que está preso em seu próprio corpo.

O redator sofre de síndrome do encarceramento, que o torna incapaz de mover qualquer parte de seu corpo, exceto um olho. Este olho se torna seu único meio de comunicação com o mundo exterior, através do qual ele conseguiu escrever um livro autobiográfico que foi usado para a criação desta obra.

5. O lado bom das coisas (2012)

Bradley Cooper interpreta um jovem diagnosticado com transtorno bipolar, que após agredir o amante de sua esposa, passa 8 meses em um centro psiquiátrico.

Depois de sair do hospital, o jovem é forçado pelas circunstâncias a voltar para a casa dos pais com o firme objetivo de recuperar a ex-mulher, com a ajuda da personagem interpretada por Jennifer Lawrence. A trama deste filme o tornou vencedor do Oscar por lidar com os variados conflitos emocionais de seus personagens.

9 filmes que os amantes de psicologia deveriam assistir.
Assistir a filmes psicológicos nos ajudam a lidar com a nossa própria existência.

6. O Operário (2004)

O filme O operário foi protagonizado por um esbelto Christian Bale, que está quase irreconhecível por sua condição física. A história gira em torno de um mecânico que trabalha em uma fábrica como empregado e sofre de insônia severa há um ano.

A condição deteriorou a saúde mental dele e desencadeou vários sintomas psicológicos que dão ao filme um conceito interessante e, ao mesmo tempo, vertiginoso. Acontece que os flashbacks do estresse pós-traumático convergem com a paranoia provocada por não conseguir dormir, à qual se soma o transtorno dissociativo de identidade do protagonista.

7. Uma Mente Brilhante (2001)

Um gênio matemático apaixonado consegue realizar seu sonho: encontrar uma teoria matemática original. Tal foi seu ímpeto que ele conseguiu obter um Prêmio Nobel de Economia apesar de ter uma doença jogando contra ele, a esquizofrenia.

Este filme nos permite descobrir as fases sombrias pelas quais uma pessoa tem que passar devido à doença. Uma obra ideal para entender como o protagonista consegue viver e focar no que realmente importa para ele: os números.

8. Loucas de alegria (2016)

Valeria Bruni interpreta Beatrice, uma condessa tradicional que afirma fazer parte dos círculos internos de líderes políticos a nível mundial. Mas Beatrice está internada em uma instituição psiquiátrica, onde conhece Donatella, uma garota com tatuagens, introvertida e de aparência vulnerável.

As duas parecem não ter nada em comum. Apesar disso, suas vidas se entrelaçam enquanto elas embarcam em uma jornada em busca da felicidade. O filme é carregado de momentos divertidos e felizes que escondem uma melancolia marcante e um vazio existencial. Ele também nos permite explorar os transtornos mentais de uma forma mais positiva.

9. A Experiência (2001)

Se fôssemos parte de um estudo científico, que lado escolheríamos: ser policial ou prisioneiro? Este filme fala sobre um experimento de duas semanas em uma prisão fictícia na qual os participantes têm um papel específico: ser guarda ou prisioneiro.

Tudo começa bem, mas em pouco tempo as coisas saem do controle. Este filme destaca a natureza humana, os papéis da nossa sociedade e como as normas influenciam o comportamento individual.

Filmes e psicologia, uma viagem a pensamentos profundos

Os bons filmes nos permitem ver, viver e sentir a partir de outro ponto de vista. Os amantes da psicologia e do cinema sabem perfeitamente quando um filme é bom. Afinal, são aqueles que sabem refletir pensamentos profundos, doenças mentais, problemas sociais e tudo o que está relacionado a psique. É hora de fazer uma maratona de filmes!

Pode interessar a você...
6 filmes sobre o amor que te farão chorar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 filmes sobre o amor que te farão chorar

Através de qualquer dispositvo, os filmes sobre o amor podem transmitir tantas emoções como as que vivemos na realidade. Conheça seis que te farão ...