As melhores ideias para decorar um terraço urbano

Se você tiver um terraço urbano, não deixe de aproveitá-lo com uma bela decoração, digna de capa de revista. Descubra mais a seguir.
As melhores ideias para decorar um terraço urbano

Última atualização: 03 Fevereiro, 2021

Um terraço urbano não só permite olhar para fora, sem uma janela ou grade no meio, como também nos dá a sensação de estar longe de casa, mas claramente com algum conforto. Portanto, ter um terraço hoje em dia é algo muito valorizado.

Seja para aproveitar como um espaço para partilhar ou como espaço de relaxamento, a verdade é que esse local é sempre ótimo para nos desconectar da rotina e desanuviar a mente. Além disso, permite tomar banhos de sol e aproveitar o ar fresco.

A seguir, vamos apresentar algumas das melhores ideias que podem ajudar você a organizar e aproveitar ao máximo o seu terraço.

Como aproveitar um terraço urbano?

A primeira coisa que você deve fazer na hora de “projetar” como deve ser o seu terraço urbano é determinar sua finalidade. Você quer o terraço para tomar sol sozinho? Quer receber visitas ou não? Qual é o momento do dia em que você mais gostaria de passar tempo no terraço?

Depois de esclarecer qual a finalidade do seu terraço, poderemos começar a pensar em como aproveitar o espaço.

Há quem tenha um terraço para curtir momentos com hobbies específicos como a leitura, a música, a jardinagem em miniatura, o ioga, a meditação ou simplesmente para olhar em volta e saborear uma boa bebida. Por outro lado, outras pessoas querem um espaço para organizar reuniões e celebrações íntimas entre amigos e familiares. Cores para todos os gostos!

Como organizar um terraço urbano para aproveitar sozinho?

Terraço urbano com flores

Se você decidiu usar seu terraço como um espaço de usufruto pessoal, não deixe de organizá-lo de acordo com as suas preferências e os passatempos que considera que vai praticar ali! Deixe o espaço aconchegante e confortável para você.

  • Coloque uma mesa de centro dobrável. Dessa forma, você não vai se limitar logo de cara quanto ao uso do espaço.
  • A cadeira escolhida deve ser bem confortável. Coloque também almofadas e uma manta para deixar o espaço mais acolhedor.
  • Evite colocar tapetes para interiores no seu terraço. Eles podem ser feitos de um material pouco resistente à chuva e, também, tendem ficar sujos com facilidade. Em vez disso, prefira tapetes de fibras duras e, de preferência, antideslizantes e laváveis. Os mais adequados são modelos que imitam grama e sisal.
  • A decoração boêmia é um dos estilos que mais favorece um terraço urbano particular, já que suas cores, designs e acabamentos fazem com que, com apenas alguns elementos, o lugar fique muito bem decorado. Com esse estilo, não há uma sensação de “vazio”.
  • A iluminação deve se adequar também à atividade que mais será realizada no terraço. Se você pretende ler, o mais aconselhável é acrescentar uma luminária de luz auxiliar. Por outro lado, se você não vai realizar nenhuma atividade que implique fixar demais os olhos, é melhor colocar luzes suaves e relaxantes.
  • Use luminárias originais e bonitas. Lembre-se de que, se não for acrescentar muitos elementos, é importante que os que estiverem presentes sejam agradáveis.
  • Se quiser, adicione cortinas levemente transparentes para ter privacidade.
  • Você pode colocar um baú pequeno (daqueles para exteriores) se quiser guardar livros, tapete de ioga ou outros objetos que você queira proteger do clima.

Como organizar um terraço urbano para receber pessoas?

  • Coloque cadeiras e mesas dobráveis para adaptar o espaço ao tipo de reunião que você quiser organizar.
  • Se houver espaço, acrescente dois pufes ou um sofá pequeno.
  • Você também pode decorar o terraço como se fosse uma sala. Para isso, pode colocar uma mesa de centro, um sofá e um conjunto de cadeiras.
  • O estilo marroquino é uma boa opção porque permite trocar os sofás por outros tipos de acessórios e tecidos para agregar comodidade. Esse estilo é bem colorido e alegre, e por isso muito atrativo.
  • De modo geral, nos terraços urbanos a iluminação é tênue e com tendência para festividades.
  • Você pode criar um espaço para jogos e aproveitar o tempo com as pessoas ao seu redor de maneira mais agradável e dinâmica. Uma boa ideia pode ser improvisar um campo de minigolfe ou colocar uma lousa para escrever mensagens divertidas.
  • O terraço também pode incluir uma churrasqueira. Assim, você terá uma desculpa para preparar uma refeição especial para compartilhar com quem desejar.

Não se esqueça de acrescentar um toque verde!

Embora não seja obrigatório ter um minijardim ou horta no terraço, é aconselhável acrescentar algumas plantas para dar um toque muito mais natural, alegre e acolhedor ao ambiente.

Afinal, as plantas trazem cor e um certo “frescor”. E sim, tanto um vaso com suculentas quanto um vaso com flores sobre a mesa farão a grande diferença entre um terraço urbano aconchegante e um terraço urbano não utilizado.

E se você realmente não gostar de plantas, não tem problema. Você pode colocar velas ou luzes coloridas, pendurar uma tapeçaria bonita do seu gosto, peças de origami e muitos outros acessórios que vão dar personalidade ao seu espaço.

Pode interessar a você...
Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu

Se você tem um espaço externo em sua casa, não hesite em fazer um jardim no terraço, visto que os benefícios de ter plantas em sua casa são inúmeros.