O que ter em mente antes de podar o jardim

30 de janeiro de 2019
A poda de um jardim não é uma tarefa fácil. No entanto, com estas dicas você será capaz de podar o jardim com total segurança. Será a inveja do seu bairro! 

Queremos que o seu jardim avance, e que todo o trabalho que fizer nele seja recompensado no futuro. As plantas requerem cuidados especiais, e isso dependerá do tipo de arbusto, planta, ou árvore cultivada.

Tenha em mente que há uma poda regular para todas as plantas que lhe fornece vários benefícios, pois ajuda a crescerem mais fortes e mais saudáveis.

Se você quiser que suas plantas sejam fortes e saudáveis, tome nota destas dicas que damos abaixo, para que você possa mantê-las por muitos anos.

Antes de podar o jardim, tenha em mente…

 Antes de podar o jardim,cuide da terra

Árvores e arbustos têm um crescimento e desenvolvimento diferentes de outros tipos de plantas, como rosas ou samambaias, por exemplo.

Quanto à poda de plantas, na primeira vez que você fizer isso certamente terá muitas dúvidas, e talvez não saiba como fazê-la.

Com o tempo você se tornará um verdadeiro especialista.

Você deve ter em mente que, se notar flores e arbustos em suas plantas ou folhas murchas, isso pode indicar que chegou atrasado à sua primeira poda.

Você precisa antecipar esse momento para que elas cresçam mais fortes, e mais rápido.

Não tenha medo de ter a ajuda de varas de madeira, cordas, ou qualquer outro acessório para fazer suas plantas crescerem melhor.

Você pode evitar, dessa maneira, que elas cresçam deformadas ou inclinadas para os lados.

Também pode se encorajar a fazer podas divertidas; se você tiver arbustos densos, poderá obter formas originais.

Comece fazendo retângulos ou círculos. Deixe a sua imaginação voar, e dê a forma que você mais gosta ou que melhor combina com o seu jardim.

Tenha cuidado com a poda muito drástica, porque você pode acabar perdendo sua planta.

Conselhos que você deverá avaliar antes de podar o jardim

Antes de podar o jardim transplante as flores

  • Se você planeja podar seu jardim pela primeira vez, deve fazê-lo com cautela. Não elimine muitos galhos.
  • Você precisa usar ferramentas de jardinagem profissionais, tesouras de poda, e luvas para evitar acidentes.
  • Você não deve podar no estágio de floração da planta, isto é, quando os botões estão em flor.
  • A poda mínima implica a remoção de ramos mortos e folhas mortas, e por limpar o solo de forma eficaz. Assim os nutrientes da terra chegam diretamente à planta.

Você pode estar interessado: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Tipos de poda

Nem toda poda é a mesma; tome nota das diferenças podas que existem, entre elas:

  • Poda de aparo. O corte será de 5 a 10 cm e ajudará os galhos laterais a crescerem com mais força.
  • Poda de formação. É feita em pequenas árvores ou arbustos para dar à planta uma forma geométrica específica.
  • Limpeza. É responsável por remover todos os ramos secos e folhas mortas.
  • Rejuvenescimento. Todas as plantas velhas, folhas, hastes ou galhos secos, devem ser cortados e removidos para que os brotos novos tenham espaço suficiente para crescer de forma eficaz.
  • Poda de frutificação. Referimo-nos à poda que é feita nas árvores frutíferas. Retira os frutos maduros e prontos para serem consumidos. Tenha cuidado com as flores, pois elas serão responsáveis ​​pelo desenvolvimento da próxima safra.
  • Poda de recorte. Elimina as novas plantas e ervas que crescem ao pé de nossos arbustos ou árvores, frutíferas ou não. A chuva e a irrigação fazem com que a grama cresça junto aos seus pés, por isso deve ser eliminada, para que não afete as outras plantas.

Leia também: Jardim no terraço, as melhores e mais fáceis ideias para fazer o seu

Conclusão

Em conclusão, antes de podar seu jardim, verifique se você tem tudo o que precisa para desempenhar esse papel. Se gosta de jardinagem, você terá um ótimo dia entre as flores e os arbustos.

O contato com a vegetação irá ajudá-lo a se sentir melhor, e você será capaz de ensinar seus filhos os cuidados e valores que precisam ter, para manter plantas bem cuidadas e sempre bonitas.