O que é o hidroximetilbutirato e para que é utilizado?

O hidroximetilbutirato é um suplemento nutricional que promove a síntese de proteínas, o crescimento muscular e a capacidade máxima de oxigênio. Vejamos suas aplicações médicas.
O que é o hidroximetilbutirato e para que é utilizado?

Última atualização: 26 Setembro, 2021

O hidroximetilbutirato é um metabólito derivado de um aminoácido essencial, cujo uso como suplemento nutricional tem sido associado a benefícios como melhor desempenho durante o exercício, aumento da síntese protéica e crescimento muscular.

Isso se manifestaria, principalmente, em pessoas que não treinavam previamente e em idosos. Vamos ver o que sabemos sobre isso.

O que é hidroximetilbutirato?

O hidroximetilbutirato é um metabólito derivado da leucina. A leucina é um aminoácido ramificado e essencial que participa da síntese protéica. Apenas 5% dela é usado para a síntese de hidroximetilbutirato.

Este metabólito está envolvido em várias funções. Ele está associado à promoção da síntese de colesterol e síntese de proteínas, e à inibição da degradação de proteínas ou proteólise.

Funções do hidroximetilbutirato

Vamos detalhar as funções mais relevantes desse metabólito a seguir.

Manutenção das membranas celulares e síntese do colesterol

O hidroximetilbutirato participa da manutenção da estrutura, função e crescimento celular. Por ser um precursor do beta-hidroxi-beta-metilglutaril-coA, é essencial para a síntese de colesterol no fígado e nos músculos.

A síntese endógena de colesterol é importante para o reparo das membranas celulares, o que é fundamental para o crescimento muscular.

Além disso, em casos de exercícios intensos e prolongados ou se houver maior catabolismo das proteínas musculares, há maior necessidade de colesterol. Portanto, especula-se que um suprimento maior de hidroximetilbutirato nessas circunstâncias seja necessário.

Hidroximetilbutirato para exercícios extenuantes
Quando a demanda física é extrema e ocorre exaustão repetitiva, a suplementação dessa substância pode ser útil.

Síntese proteica

Sua contribuição para a síntese proteica reside no fato de o hidroximetilbutirato atuar na sinalização intracelular. Este metabólito provoca um aumento no fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 nas células musculares.

Este fator interage com um receptor e inicia uma cascata de eventos que levam à síntese de proteínas. A consequência é um aumento no tamanho da célula muscular.

Além disso, participa da própria proliferação celular, aumentando o marcador MyoD, que também promove a síntese de outras células musculares e participa da redução da cascata inflamatória que ocorre durante o exercício. Os episódios de estresse são outros eventos que favorecem a degradação das proteínas e que podem ser retardados pelo hidroximetilbutirato.

Inibição da degradação de proteínas

Nesse caso, o hidroximetilbutirato participa por meio de vários mecanismos:

  • Diminui o número e a atividade das caspases: as caspases são enzimas capazes de quebrar proteínas que são ativadas como parte da manutenção da célula em caso de dano. Elas causam a autodestruição de células que não desempenham mais funções no corpo.
  • Inibe a expressão e a atividade do proteassoma do sistema ubiquitina-proteassoma: esse sistema de autodestruição das células musculares fica aumentado em casos como a fome, exercícios prolongados e intensos e idade avançada.

Maior rendimento do oxigênio

O hidroximetilbutirato aumenta a quantidade máxima de oxigênio que pode ser usada durante o exercício aeróbico. Além disso, reduz a gordura corporal e o colesterol LDL, o que potencializa o exercício anaeróbico.

Fortalecimento do sistema imunológico

Além de reduzir os danos causados pela degradação das proteínas, o hidroximetilbutirato aumenta a fagocitose, processo pelo qual algumas células circundam e internalizam partículas externas de macrófagos. Também promove a produção de óxido nítrico e linfócitos T.

Por outro lado, diminui a liberação de citocinas, que são fatores pró-inflamatórios, de forma a fortalecer o sistema de defesa imunológica.

Hidroximetilbutirato como suplemento nutricional

Por tudo isso, o hidroximetilbutirato é utilizado como suplemento nutricional, principalmente em atletas, antes do início dos dias de treinamento extenuante. Ele também mostrou benefícios em pessoas não treinadas que iniciam a prática de esportes.

Seus benefícios também foram observados diante da idade avançada e do sedentarismo crônico. Além disso, pode ser útil em situações que promovem o colapso muscular, como em pacientes com câncer ou prostração prolongada.

Em suplementos nutricionais, geralmente existem duas formas de apresentação. Uma é combinada com cálcio e a outra na forma de ácido livre. Este último tende a proporcionar uma maior absorção e retenção. Ambos estão disponíveis em cápsulas, comprimidos ou em pó.

A dose recomendada é de 2-3 gramas em adultos, dividida em 3 doses antes do café da manhã, uma hora antes do treino e antes de dormir. Além disso, recomenda-se iniciar 2 semanas antes do início do treino, mantendo o consumo por 2 a 8 semanas.

Suplemento nutricional de hidroximetilbutirato
A suplementação com este composto deve durar no máximo 2 meses. É isso que mostraram os testes de segurança.

O hidroximetilbutirato é realmente eficaz?

O consumo de hidroximetilbutirato é seguro e útil em adultos que não treinaram antes e em adultos mais velhos. Também mostrou benefícios na readaptação física após uma lesão.

O ideal é combiná-lo com exercícios e uma dieta balanceada para oferecer benefícios adicionais. A suplementação adicional com aminoácidos como arginina e glutamina é recomendada para potencializar os efeitos.

Não deve ser considerada apenas para atletas de alto rendimento, com treinamento extenuante, mas também em casos patológicos em que a degradação é promovida. Aqui podemos citar o câncer, por exemplo.

Pode interessar a você...
Suplementos alimentares para promover o seu bem-estar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Suplementos alimentares para promover o seu bem-estar

Podemos recorrer a suplementos alimentares quando há nutrientes que faltam na dieta ou deficiências decorrentes de certas doenças.



  • Albert F, Morente-Sánchez J, Ortega F, Castillo M, Gutiérrez A. Usefulness of β-hydroxy-β-methylbutyrate (HMB) supplementation in different sports: an update and practical implications. Nutrición Hospitalaria. 2015; 32(1):20-33.
  • Kreider R, et al. Efectos de la Suplementación con β-Hidroximetilbutirato de Calcio (HMB) Durante el Entrenamiento sobre los Marcadores del Catabolismo, Composición Corporal, Fuerza y Rendimiento de Esprint. JEPonline, 3(4):48-59, 2000.
  • Manjarrez R, Torres M, González J, Alvear I. El β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB) como suplemento nutricional (II): mecanismos de acción moleculares y celulares. Nutr Hosp. 2015;31(2):597-605
  • Salas A, Sevilla M. Suplementación con hidroximetilbutirato y sus efectos terapéuticos para uso en pacientes hospitalizados. Nutr Clin Med 2018; XII(3):140-148.