Hérnia de hiato: causas e remédios naturais para tratá-la
Se você foi diagnosticado com hérnia de hiato, deve saber que precisa melhorar seu estilo de vida o mais rápido possível, além de seguir as orientações de tratamento indicadas pelo médico.
A hérnia de hiato, também conhecida como hérnia hiatal, produz diversos sintomas bastante incômodos, como: azia, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos com sangue ou fezes escuras, refluxo ácido, entre outros. E todos esses sinais afetam a qualidade de vida dos pacientes.
A seguir, contaremos mais sobre essa doença e o que inclui o tratamento prescrito pelo médico. Além disso, indicaremos alguns dos remédios caseiros geralmente sugeridos no âmbito popular.
O que é uma hérnia de hiato e quais são seus sintomas?
A hérnia de hiato é uma anomalia que ocorre quando uma parte do estômago se desloca para cima através do diafragma. O ácido sobe mais facilmente para o esôfago e, nesse caso, a doença pode aparecer devido ao refluxo gastroesofágico. No entanto, sofrer de refluxo com frequência não é indicativo da presença desse problema.
A hérnia de hiato é uma condição bastante comum que costuma ser diagnosticada com mais frequência em pessoas com mais de 50 anos de idade. Por isso mesmo, é comum ouvir que uma grande porcentagem da população adulta sofre desse transtorno, embora seja assintomática.
Sintomas
Entre os sintomas mais característicos da hérnia de hiato, encontramos:
- Mau hálito.
- Flatulência.
- Fezes escuras.
- Dor no peito.
- Vômito com sangue.
- Dificuldade para engolir.
- Azia ou queimação estomacal.
- Sensação de saciedade excessiva depois de comer.
Algumas pessoas com essa condição permanecem assintomáticas, por isso é mais difícil diagnosticá-la. Além disso, os vômitos e as fezes escuras se manifestam apenas em casos graves da hérnia de hiato. Às vezes, algumas pessoas com essa condição são assintomáticas, por isso é mais complicado.
Possíveis causas da hérnia de hiato
- Obesidade.
- Tabagismo.
- Músculo do diafragma enfraquecido.
- Pressão aumentada no abdômen ao tossir, vomitar ou ir ao banheiro.
Tratamento da hérnia de hiato
De acordo com os especialistas da Clínica Mayo, a maioria dos pacientes assintomáticos com hérnia hiatal não precisa de tratamento. Em contrapartida, quem apresentar sintomas pode precisar tomar certos medicamentos. A cirurgia geralmente é reservada para os casos mais graves.
Alguns dos medicamentos que seu médico pode prescrever são: antiácidos, medicamentos para diminuir a produção de ácido ou medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e curam o esôfago.
Recomendações adicionais
- Parar de fumar.
- Mantenha um peso saudável.
- Não realizar refeições excessivamente fartas, e sim várias refeições por dia (5 – 6 em quantidades moderadas).
- Evitar o consumo de bebidas com cafeína e álcool.
- Evitar alimentos gordurosos, molhos, chocolate e outros alimentos potencialmente irritantes.
- Fazer um jantar leve e, pelo menos, 2 ou 3 horas antes de dormir à noite.
- Não se deitar depois de comer, tentando ficar por 15-20 minutos.
Confira esses Remédios naturais para a hérnia de hiato
Remédios naturais para tratar a hérnia de hiato
De acordo com a sabedoria popular, os seguintes remédios podem ajudar a aliviar o desconforto no caso de uma hérnia de hiato. É válido destacar que é recomendável consultar o médico sobre seu consumo, antes de iniciá-lo, a fim de evitar interações e reações adversas.
Infusão de alcaçuz
Como o alcaçuz tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, dizem que a infusão pode ser um bom remédio no caso de hérnia hiatal.
Ingredientes
- Mel (a gosto).
- 1 xícara de água (250 ml).
- 1 colher de chá de folha de alcaçuz (5 g).
Preparo
- Pegue uma panela, adicione o copo de água e a folha de alcaçuz e deixe ferver por 10 minutos.
- Deixe descansar por mais 10 minutos e coe em seguida. Depois, adoce com mel a gosto (se assim desejar) e beba.
Vinagre de maçã
Segundo algumas crenças, o vinagre de maçã é outro remédio natural que pode ajudar a aliviar o desconforto se você tiver uma hérnia de hiato. Para aproveitá-lo, sempre é necessário diluí-lo em uma boa quantidade de água.
Ingredientes
- Vinagre de maçã (15 ml).
- 1 copo de água (250 ml).
Preparo
- Adicione o vinagre de maçã em um copo de água.
- Misture bem com o auxílio de uma colher.
- Beba no máximo uma vez ao dia.
Infusão de camomila
A infusão de camomila é um remédio muito popular usado para aliviar vários desconfortos, desde cólicas menstruais até inquietação. Isso ocorre porque a camomila tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e sedativas que ajudam a proporcionar alívio.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de flor de camomila seca (30 g).
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Pegue uma panela e deixe ferver a água por alguns minutos.
- Em um copo, adicione as duas colheres de sopa de camomila e adicione a água fervente.
- Deixe descansar por alguns minutos e beba a infusão.
Confira: Os benefícios da camomila
Suco de aloe vera
O suco de aloe vera é um remédio popular para o desconforto causado pela hérnia de hiato que deve ser usado com muito cuidado, pois o aloe vera nem sempre é bem tolerado e também pode causar diarreia e outros desconfortos.
Ingredientes
- 1 talo de aloe vera ou babosa (2-3 g).
- 1 copo de suco cítrico de sua escolha (250 ml).
- Mel (a gosto).
Preparo
- Corte um pedaço de aloe vera, descasque e limpe bem para obter o gel.
- Certifique-se de remover toda a substância amarelada que sai ao cortar o pedúnculo, pois ela pode dar um sabor amargo à bebida e também causar diarreia.
- Em um liquidificador, adicione o suco de frutas cítricas e o gel da aloe vera e bata.
- Adoce com mel a gosto e beba no máximo uma vez por dia.
Infusão de louro
A infusão de louro é outro remédio proposto para aliviar alguns dos desconfortos causados pela hérnia de hiato. Especificamente, as cólica e a flatulência.
Ingredientes
- 2 folhas de louro.
- 1 xícara de água (250 ml).
Preparo
- Aqueça a água e, quando atingir o ponto de ebulição, adicione as duas folhas de louro e deixe descansar.
- Coe a infusão.
- Beba em goles, com moderação.
- Evite consumir mais de 2-3 xícaras por dia.
Como obter melhoras da hérnia de hiato?
Para melhorar, o mais adequado é seguir as instruções do seu médico e, ao mesmo tempo, procurar manter bons hábitos de vida. Especialmente quando se trata da dieta. E lembre-se de que se você fuma, o ideal é parar para não piorar sua condição.
Em suma, antes de consumir qualquer remédio, o melhor é consultar o médico. Dessa forma, você pode evitar reações adversas e interações medicamentosas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Roman, S., & Kahrilas, P. J. (2013). Hiatal hernia. In Principles of Deglutition: A Multidisciplinary Text for Swallowing and its Disorders. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3794-9_51
- Hyun, J. J., & Bak, Y. T. (2011). Clinical significance of hiatal hernia. Gut and Liver. https://doi.org/10.5009/gnl.2011.5.3.267
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.