4 hábitos para eliminar e começar bem o ano

Um novo ano que começa é sempre uma boa hora de começar uma nova vida. A seguir, damos sugestões de como se livrar de maus hábitos que estão arruinando a sua saúde e qualidade de vida.
4 hábitos para eliminar e começar bem o ano

Última atualização: 15 Maio, 2021

Com a chegada de cada novo ano, é bem provável que você esteja acostumado a criar uma lista mental de metas que inclui alguns hábitos para eliminar.

Sabemos que, com a mesma rapidez com que fazemos promessas de ano novo, acabamos quebrando-as. Descumprir cada item que você colocou na sua lista é tão clássico quanto dizer que você vai começar a dieta na segunda-feira.

Mas não se preocupe. Se você está determinado a cumprir seus compromissos consigo mesmo, a seguir ensinaremos como eliminar os maus hábitos e começar o próximo ano com o pé direito.

Maus hábitos para eliminar no próximo ano

Um hábito é um comportamento que se repete com muita frequência em nosso dia a dia. Ele pode ser bom ou ruim. Maus hábitos são aqueles que ameaçam a saúde e a qualidade de vida, trazendo resultados negativos.

1. Fumar é um dos hábitos para eliminar

O consumo de tabaco acaba com 8 milhões de vidas por ano, segundo a OMS. Além disso, os fumantes estão entre os mais vulneráveis ​​a doenças. De acordo com o Centro de Controle Prevenção de Doenças, o tabagismo está relacionado a cerca de 80% a 90% das mortes por câncer de pulmão.

Os fumantes têm 15 a 30 vezes mais chance de morrer de câncer de pulmão do que os não fumantes. Portanto, quem para de fumar reduz o risco. O Kidshealth recomenda buscar o apoio de familiares e amigos, bem como seguir alguns passos para parar de fumar:

  • Defina uma data para iniciar o processo.
  • Jogue fora todos os cigarros.
  • Lave roupas e tudo que cheire a tabaco.
  • Analise por que você fuma e elimine qualquer conexão com isso.
  • Substitua os cigarros por outra coisa, como balas ou palitinhos de cenoura.
Saúde do pulmão
O câncer de pulmão está diretamente relacionado ao consumo de tabaco; por isso, este é um hábito que você deve abandonar.

2. Acabar com a desorganização

Acumular coisas atrai poeira e cria o ambiente perfeito para visitantes indesejados, como ácaros que nos trazem alergias. As alergias são uma resposta extrema a certas substâncias. No caso da poeira, os sintomas costumam ser respiratórios.

Para eliminar as alergias da sua vida, remova o excesso de coisas acumuladas em caixas, revistas, jornais, enfeites de mesa e itens que possam conter ácaros. Limpe com frequência, use persianas, arrume e areje bem a cama.

3. Evitar comer fora de hora

Nas férias, é comum acordar tarde e pular o café da manhã ou ir para a cama muito tarde e beliscar alguns salgadinhos enquanto assiste a séries na TV.

Todos, às vezes, comemos fora de hora. Estudos indicam que esse hábito está associado ao ganho de peso e a um distúrbio metabólico que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

4. A procrastinação é outro dos hábitos para eliminar

A procrastinação envolve procurar qualquer desculpa para adiar atividades planejadas. Isso acontece porque você deseja evitar a todo custo situações que gerem algum tipo de estresse. Isso afeta a saúde emocional.

Para deixar a procrastinação de lado, é recomendável usar  a técnica do mindfulness, ou atenção plena, e tomar consciência da situação. Procrastinar é o ato de decidir não fazer nada sabendo que, a longo prazo, será pior. Além disso, sugerimos dividir as tarefas em várias fases ou seções para tornar o processo mais suportável.

Mindfulness no trabalho
Praticar mindfulness pode nos ajudar a cumprir as metas que estabelecemos para nós mesmos, para que possamos nos concentrar no presente.

Como eliminar esses hábitos com mais facilidade?

Os seres humanos são feitos de hábitos. Todos os dias repetimos quase os mesmos padrões em algumas coisas. Portanto, deixá-los não é fácil. Requer muita disciplina, esforço e dedicação. Para eliminá-los, existem estratégias.

Em primeiro lugar, identifique o porquê. Veja as razões que o fazem cair em seu mau hábito. Pode ser estresse, fome ou uma resposta automática a algum estímulo externo.

Logo depois, interrompa os processos que estimulam esses maus hábitos. Mude algo em sua rotina. O importante é que você não sinta o gatilho que provoca o mau hábito. Rompa com esses processos automáticos. Se você sabe que o barulho da rua faz você roer as unhas, mude de quarto ou descubra como isolar o ruído.

O próximo passo é substituir um hábito por outro. Se você tem o hábito de morder os lábios, pode encontrar outra atividade que não prejudique a sua saúde mas que alivie a tensão que provoca esse costume. Comece a se exercitar, ler, mastigar pedacinhos de cenoura ou maçã, chupar balas ou mascar chiclete.

Em geral, os comportamentos aprendidos são o que compõem o nosso dia a dia. Eles continuarão nas profundezas do subconsciente movendo as engrenagens. No entanto, para o nosso bem-estar, é sempre bom deixar o que é ruim para trás, desaprender para aprender e recomeçar.

Pode interessar a você...
Melhores benefícios de ter hábitos saudáveis
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Melhores benefícios de ter hábitos saudáveis

Se você quer ter uma vida saudável, conheça os melhores benefícios de praticar hábitos saudáveis neste artigo. Sua saúde te agradece!