Hábitos que você deve evitar durante o período menstrual

01 Setembro, 2020
A prática de alguns hábitos durante os dias do período menstrual pode ser prejudicial. Você quer atenuar o desconforto da menstruação? Então evite as práticas que descreveremos a seguir.

Os dias da menstruação são acompanhados por flutuações hormonais que afetam significativamente o bem-estar físico e emocional. Por esse motivo, muitas mulheres se tornam incapazes de fazer suas tarefas diárias normalmente. Você sabe o que deve evitar durante o período menstrual?

Embora muitas mulheres não saibam, os hábitos têm muito a ver com as reações do corpo antes e durante o período menstrual. Por isso, é importante melhorar seu estilo de vida e limitar algumas práticas que podem ser prejudiciais. Descubra-as a seguir.

Hábitos que você deveria evitar durante o período menstrual

Atualmente, existe uma grande variedade de produtos e tratamentos para reduzir os sintomas e o desconforto do período menstrual. No entanto, muitas mulheres não conseguem obter um alívio, pois não melhoram outros aspectos do seu estilo de vida.

A grande desvantagem é que os hábitos cotidianos continuam sendo minimizados, ignorando que estes podem ter um grande impacto no desconforto que ocorre naqueles dias. A seguir, revisaremos o que você deveria evitar durante o período menstrual. 

Leia também: 6 irregularidades do período menstrual que você não deve ignorar

Fazer exercícios extenuantes

Mulher fazendo musculação na academia
A prática de exercícios muito extenuantes pode sair pela culatra durante o período menstrual. No entanto, um pouco de exercício moderado ajuda a melhorar o humor.

O exercício físico é um hábito com muitos benefícios para a saúde física e mental. Não há razão científica para abandonar os exercícios durante o período menstrual. Pelo contrário, manter sua prática ajuda a diminuir as cólicas menstruais e o mau humor.

Por outro lado, treinos extenuantes devem ser evitados durante esses dias, pois podem causar reações negativas. Como a sensação de fadiga tende a aumentar, os exercícios cardiovasculares ou de resistência intensos demais podem causar tonturas e enjoos.

O que você pode fazer?

  • Escolha treinos de baixo impacto durante o período menstrual. Algumas atividades recomendadas e benéficas são caminhar, fazer ioga ou pilates e fazer exercícios de musculação com pouco peso.
  • Reduza o tempo de treino. Além disso, descanse se você começar a se sentir mais cansada do que o normal.

Ter relações sexuais sem proteção

Estar no período menstrual não é um impedimento para desfrutar dos benefícios do sexo. De fato, apesar das controvérsias e dos mitos, a estimulação vaginal e os orgasmos durante a menstruação ajudam a aliviar os incômodos.

Agora, o que deve ser evitado durante o período menstrual é fazer sexo sem métodos de barreira, como os preservativos. Embora seja relativamente seguro e o risco de gravidez seja mínimo, pode representar um risco maior em termos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV ou hepatite.

Esses vírus vivem no sangue e podem se espalhar através do contato com o sangue menstrual infectado. No entanto, deve-se lembrar que eles também se propagam pelo simples fato de ter contato sexual.

O que você pode fazer?

  • Se você deseja fazer sexo durante o período menstrual, escolha usar preservativo. É o método mais seguro para evitar gravidez e doenças, e pode ser mais confortável.

Consumir fast food

Fast food e alimentos processados
Comer alimentos processados ​​e fast food pode piorar o inchaço abdominal durante o período menstrual. É importante manter uma dieta saudável e equilibrada.

O fast food não é a melhor opção durante os dias do período menstrual. De fato, devido à sua baixa qualidade nutricional, ele sempre deve ser evitado. Esses tipos de refeições estão repletas de gorduras saturadas, farinhas refinadas, açúcares e outros componentes que podem aumentar a inflamação do abdômen.

Além disso, seu consumo retarda a digestão e pode causar outros problemas, como a constipação. Portanto, se você deseja minimizar o inchaço abdominal e ter uma digestão mais leve durante o período menstrual, opte por refeições saudáveis ​​e leves em calorias e gorduras.

O que você pode fazer?

  • Prepare pratos ricos em vegetais, peixes e carnes magras.
  • Se você estiver com fome entre as refeições, opte por uma vitamina, iogurte com oleaginosas ou biscoitos integrais.

Descubra também: Período menstrual: 8 coisas sobre ele que você provavelmente desconhece

Tomar aspirina durante o período menstrual

A aspirina é uma boa opção para aliviar vários tipos de incômodos. No entanto, ela deve ser evitada durante o período menstrual devido aos seus possíveis efeitos colaterais. Tanto os comprimidos quanto qualquer outro produto com ácido acetilsalicílico pode favorecer um sangramento intenso.

A razão? O efeito anticoagulante deste medicamento fluidifica o sangue e, portanto, pode aumentar o fluxo menstrual. De fato, embora sejam necessários mais estudos a esse respeito, também dizem que ela pode prolongar os dias do período menstrual e causar hemorragias.

O que você pode fazer?

  • Se você deseja aliviar a dor e a inflamação durante o período menstrual, opte por tomar paracetamol  ou ibuprofeno. Se preferir algo mais forte, pergunte sobre medicamentos vendidos sem receita nas farmácias para aliviar as cólicas menstruais.

Agora que você sabe o que evitar durante o período menstrual, procure manter hábitos saudáveis. Coloque em prática as recomendações compartilhadas e descubra que elas podem ser muito úteis para aumentar o bem-estar naqueles dias.

  • Samadi, Z., Taghian, F., & Valiani, M. (2013). The effects of 8 weeks of regular aerobic exercise on the symptoms of premenstrual syndrome in non-athlete girls. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research.
  • Tsai, S. Y. (2016). Effect of yoga exercise on premenstrual symptoms among female employees in Taiwan. International Journal of Environmental Research and Public Health. https://doi.org/10.3390/ijerph13070721
  • Allen, K. R., & Goldberg, A. E. (2009). Sexual activity during menstruation: A qualitative study. Journal of Sex Research. https://doi.org/10.1080/00224490902878977
  • Peacock, A., Alvi, N. S., & Mushtaq, T. (2012). Period problems: Disorders of menstruation in adolescents. Archives of Disease in Childhood. https://doi.org/10.1136/adc.2009.160853
  • Bussell, G. (1998). Pre-menstrual syndrome and diet. Journal of Nutritional and Environmental Medicine. https://doi.org/10.1080/13590849862302
  • Pendergrass PB, Ream LJ, Scott JN, Agna MA. (1984). Do aspirin and acetaminophen affect total menstrual loss? Gynecol Obstet Invest. DOI: 10.1159/000299067