Remédios para cólicas menstruais

· 8 de junho de 2019
 Os remédios naturais são uma alternativa saudável para tratar diferentes problemas, como as cólicas menstruais. Se você sofre com isso nós lhe encorajamos a experimentá-los.      

Muitas mulheres sofrem cólicas ou dores menstruais muito dolorosas. É uma dor no baixo-ventre que está relacionada com as contrações que ocorrem no útero. Por isso hoje vamos descobrir alguns remédios naturais para cólicas menstruais.

Remédios naturais para cólicas menstruais

1. Canela

Infusão de canela

A canela é um dos primeiros remédios naturais para cólicas menstruais por suas propriedades anti-inflamatórias. Esse tempero que muitas vezes usamos em sobremesas, pode ser benéfico para nos sentirmos melhor quando estamos passando pela menstruação. Como podemos usá-la para esse propósito?

  • Vamos pegar dois paus de canela e colocá-los para ferver.
  • Depois de atingir o ponto de ebulição desligamos o fogo e deixamos descansar por 5 minutos.
  • Nós podemos beber duas xícaras todos os dias.

Uma dica que podemos ter em mente é que a canela é um tempero que pode complementar outros tipos de bebidas. Por exemplo, podemos beber leite com canela, ou até mesmo adicioná-la em um chocolate quente. Se nunca tentamos dessa forma, podemos começar a fazer para potenciar seus benefícios.

2. Melissa

A melissa tem muitos nomes. É conhecida como folha de limão, capim-limão ou erva-cidreira. A razão pela qual é outro dos remédios naturais para cólicas menstruais, é porque suas propriedades incluem a sua capacidade sedativa, como indicado no artigo Caracterização farmacognóstica de Melissa officinalis L. (toronjil).

  • A melhor maneira de tomar este remédio é fazer uma infusão.
  • Podemos consumi-lo até 3 vezes ao dia.

Esta infusão também pode ser usada para relaxar ou antes de dormir para desfrutar de um sono mais tranquilo. Por isso, é ideal para acalmar e aliviar a dor ao mesmo tempo, algo muito importante quando estamos passando pela menstruação.

Não deixe de ler: 5 dicas para prevenir as cólicas menstruais

3. Alcaçuz

Alcaçuz

Outro dos remédios naturais para cólicas menstruais é o alcaçuz, que pode ser usado como tempero em pratos salgados. Seu sabor é muito peculiar, e lhes dá um toque muito original. Quais propriedades o tornam ideal para combater as cólicas? Sua capacidade anti-inflamatória.

Não é aconselhável tomar esta especiaria muito frequentemente, uma vez que contém uma substância chamada glicirrizina que, em doses elevadas, pode causar mal-estar. Portanto, devemos limitar seu consumo uma vez por dia na forma de infusão, e somente quando sofremos cólicas menstruais.

  • Podemos encontrar saquinhos para infusão para o seu preparo.
  • Além disso, podemos comprar seus rizomas e preparar uma infusão caseira.

4. Absinto

O último dos remédios naturais para cólica é o absinto. Esta erva é considerada “sagrada” por algumas pessoas devido às suas propriedades medicinais. Sua principal propriedade é combater a dor. Na verdade, é ideal para tratar dores de estômago e tem qualidades antibióticas.

É muito complicado encontrar esta erva em formato de saquinho de chá. Por isso o ideal é procurar suas folhas em uma loja natural. Estas serão usadas ​​para fazer uma infusão que podemos consumir entre 2 e 3 vezes por dia. Quando a tomarmos, descobriremos como nossa cólica é reduzida significativamente.

Dicas adicionais para as cólicas menstruais

Os remédios para cólicas menstruais aliviam o mal-estar

Além de tomar esses remédios naturais para cólicas menstruais queremos recomendar outras alternativas que possam melhorar seus efeitos. Por exemplo, colocar um saco de água quente no abdome inferior enquanto tomamos uma das infusões mencionadas, nos permitirá sentir um alívio imediato.

Confira ademais: As posturas de ioga que aliviam as cólicas menstruais

Em conclusão, se pudermos evitar consumir uma pílula para dor, muito melhor. No entanto, se tivermos alguns dos problemas mencionados como a endometriose ou a doença inflamatória pélvica, devemos seguir as recomendações médicas. Sem dúvida alguma, as infusões por si só não serão suficientes, e podemos sofrer muito.

Então, você já experimentou alguma das opções mencionadas? Qual remédio natural funciona para você quando tem cólicas menstruais? Esperamos que você se anime a testar os remédios mencionados, mas sempre seguindo sempre as recomendações do seu médico.

 

  • Cáceres Sandi, Oscar, Fragoso Ríos, Rodolfo, Mena Cedillo, Carlos, Álvarez Reyes, Anail, Pavón Román, Nashelli, Vació Muro, Claudia, & Cuairán Ruidíaz, Vicente. (2015). Hiperplasia multiepitelial focal: tratamiento comparativo, ácido glicirricínico contra nitrógeno líquido. Revista odontológica mexicana19(2), 101-105. Recuperado en 04 de marzo de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-199X2015000200006&lng=es&tlng=es.
  • Gallegos-Zurita, Maritza. (2016). Las plantas medicinales: principal alternativa para el cuidado de la salud, en la población rural de Babahoyo, Ecuador. Anales de la Facultad de Medicina77(4), 327-332. Recuperado en 04 de marzo de 2019, de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1025-55832016000400002&lng=es&tlng=es.
  • Montero-Recalde, Mayra, Revelo I, Jessica, Avilés-Esquivel, Diana, Valle V, Edgar, & Guevara-Freire, Deysi. (2017). Efecto Antimicrobiano del Aceite Esencial de Canela (Cinnamomum zeylanicum) sobre Cepas de Salmonella. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú28(4), 987-993. https://dx.doi.org/10.15381/rivep.v28i4.13890
  • Pulido Acuña, Gloria Paulina, Vásquez Sepúlveda, Patricia de las Mercedes, & Villamizar Gómez, Licet. (2012). Uso de hierbas medicinales en mujeres gestantes y en lactancia en un hospital universitario de Bogotá (Colombia). Index de Enfermería21(4), 199-203. https://dx.doi.org/10.4321/S1132-12962012000300005
  • Tres, J.C.. (2006). Interacción entre fármacos y plantas medicinales. Anales del Sistema Sanitario de Navarra29(2), 233-252. Recuperado en 04 de marzo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272006000300007&lng=es&tlng=es.
  • Urióstegui-Flores, A. (2015). Hierbas medicinales utilizadas en la atención de enfermedades del sistema digestivo en la ciudad de Taxco, Guerrero, México. Revista de Salud Pública17, 85-96.