Gochujang: saiba o que é e conheça seus possíveis benefícios

Quer saber como usar esse curioso tempero coreano? Descubra como prepará-lo em casa e conheça seus possíveis benefícios para a saúde.
Gochujang: saiba o que é e conheça seus possíveis benefícios

Última atualização: 03 Outubro, 2021

O gochujang é um ingrediente fundamental na culinária coreana. Trata-se de uma pasta com sabor adocicado e picante, à base de pimenta vermelha, soja fermentada, arroz glutinoso e sal. Sua cor costuma ser vermelho carmesim e seu sabor é classificado como umami.

Este termo em japonês significa “essência do deleite”. É utilizado em conjunto com os sabores básicos, como doce, salgado, amargo e picante. Quer saber mais sobre essa pasta? A seguir, revelamos seus benefícios e como ela é preparada.

Origem do gochujang

Esse tempero é um dos três mais usados na Coréia. Diz-se que começou a ser usado nos séculos XVI e XVII durante o período Joseon. Este foi um reinado dinástico que durou cinco séculos. Tudo começou em julho de 1392 e durou até a chegada do Império Coreano em outubro de 1897.

Trata-se de uma mistura de vários ingredientes que dão o resultado que conhecemos hoje. Foi durante a invasão japonesa da Coréia no século 17 que a pimenta começou a ser adicionado à pasta.

Informações nutricionais do gochujang

A cada 100 gramas, o gochujang contém 208 quilocalorias, 3,4 gramas de proteína, 1,2 de gordura e 46,3 de carboidratos. Não é uma boa fonte de vitaminas ou minerais, embora contenha sódio, mas a quantidade depende da marca e de quem o preparou. É um produto viscoso, vermelho, com sabor picante, salgado e ligeiramente açucarado.

Como preparar Gochujang?
O gochujang se destaca pelo seu peculiar sabor salgado e picante, ideal para temperar refeições.

Benefícios do gochujang

Diz-se que o gochujang tem propriedades saudáveis. Elas incluem perder peso e ajudar a prevenir doenças cardíacas. No entanto, por enquanto, os resultados dos estudos não são conclusivos. Saiba mais a seguir:

1. Perda de peso

Na cultura coreana, esta pasta é recomendada para ajudar a reduzir a gordura corporal e o peso. A respeito disso, um estudo em ratos fez descobertas interessantes. Na pesquisa, 40 ratos mantiveram diferentes dietas baseadas em produtos derivados de gochujang.

Descobriu-se que a mistura não fermentada e os produtos fermentados de gochujang ajudaram a reduzir o ganho de peso corporal e o peso do tecido adiposo em ratos. Acredita-se que esse efeito seja obtido pela capsaicina presente na pimenta vermelha.

Diz-se que a capsaicina é capaz de aumentar a termogênese e o gasto calórico do corpo. A termogênese é o processo de produção e liberação de calor pelo corpo. Portanto, quanto maior o gasto de energia, maior a oxidação.

Outro estudo, realizado em hamsters, verificou que o fornecimento de 0,1, 0,2 e 0,3 gramas de capsaicina reduz o peso corporal em 6% no período de uma semana. No entanto, são necessários mais estudos em humanos para confirmar estas hipóteses.

2. Doenças coronárias

No mesmo estudo, foi observada a capacidade dos produtos de gochujang de reduzir o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos. Além disso, os grupos que consumiram gochujang reduziram seus índices de fator de risco cardíaco.

O colesterol LDL significa lipoproteína de baixa densidade. Seus níveis elevados levam a um acúmulo nas artérias, o que pode levar a bloqueios e doenças cardíacas.

Como preparar gochujang em casa?

Se você quiser fazer seu próprio gochujang em casa, experimente a seguinte receita.

Ingredientes

  • Pimenta vermelha.
  • Cevada em pó.
  • Água.
  • Farinha de arroz glutinoso.
  • Xarope de arroz.
  • Pó de soja fermentada.
  • Sal.
  • Pimenta em pó.
  • Água.

Instruções

  • Para começar, misture a cevada em pó com 4 litros de água. Coe para evitar grumos e coloque em uma frigideira grande. Aqueça por 20 minutos sem deixar grudar.
  • Em seguida, adicione a farinha de arroz glutinoso e deixe descansar por duas horas.
  • Deixe ferver e cozinhe até concentrar e reduzir.
  • Acrescente a calda de arroz e deixe esfriar. Adicione o pó de soja fermentada, a pimenta e o sal por último. Isso deve resultar em uma massa lisa, sem grumos e homogênea.
  • Coloque em potes de vidro ou terracota, que são os tradicionais. Eles devem ficar bem selados, pois a partir daí a fermentação começa por dois ou três meses.
  • Nesse processo, mantenha exposto ao sol durante o dia e fechado novamente à noite.
Como preparar gochujang em casa
Depois de preparar seu próprio gochujang em casa, você pode adicioná-lo a receitas com carne, peixe ou arroz.

Como usar o gochujang na cozinha?

Este é um condimento, não um molho. Seu principal uso é para realçar o sabor das preparações. É usado para preparar molho de macarrão, temperar o arroz, colocar na carne ou no peixe. Também serve para marinar a carne.

Na hora de usá-lo, deve-se levar em consideração que ele proporciona um sabor salgado, picante e doce; portanto, deve-se ter cuidado com o que é adicionado para que não fique muito salgado ou apimentado.

Entre os pratos típicos coreanos que o utilizam estão o bulgogi, que são tiras de carne de boi ou porco marinadas com gochujang, e o bibimbap, arroz branco coberto de vegetais, tiras de carne e ovo.

O gochujang é um dos condimentos que terminam em jang. Eles são baseados em soja fermentada. No total, são três: ganjang, que é o molho de soja coreano, doenjang, pasta de soja fermentada, e o gochujang.

Pode interessar a você...
Requintado arroz coreano ou Bibimbap
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Requintado arroz coreano ou Bibimbap

Bibimbap ou arroz coreano é um prato completo e nutritivo que você pode preparar em um curto espaço de tempo. Descubra-o aqui!



  • Shin H. Anti-obesity effects of gochujang products prepared using rice koji and soybean meju in rats. J Food Sci Technol. 2016 Feb; 53(2): 1004–1013.
  • Campo D. DETERMINACION EXPERIMENTAL DEL NIVEL DE EFECTIVIDAD DE LA CAPSAICINA
    EN LA VARIACION DE PESO CORPORAL. UNIVERSIDAD DE SAN BUENAVENTURA. CARTAGENA.
    2012