Garcinia cambogia, uma ajuda natural para perder peso

A Garcinia cambogia é uma fruta nativa da Ásia à qual são atribuídas propriedades antibióticas e adstringentes. Também dizem que ela poderia contribuir para a perda de peso.
Garcinia cambogia, uma ajuda natural para perder peso

Última atualização: 11 Dezembro, 2020

A Garcinia cambogia é uma fruta que, de acordo com algumas hipóteses, poderia proporcionar certos benefícios à saúde e, mais especificamente, em relação à perda de peso.

Aqui discutiremos os possíveis benefícios à saúde dessa curiosa fruta asiática e suas propriedades para a perda de peso.

O que é a Garcinia cambogia?

Garcinia cambogia é um fruto nativo da Ásia ao qual são atribuídas propriedades antibióticas e adstringentes. Segundo estudos realizados em roedores, contém um ácido cítrico, também presente em limões, laranjas e toranjas, o que implica possíveis benefícios para a perda de peso. 

A casca dessa planta é muito ácida e, em alguns países do sudeste asiático, é comum consumi-la (mesmo seco) como ingrediente de diferentes tipos de curry.

No âmbito gastronômico, é feita uma manteiga com as sementes da fruta, o que constitui uma boa alternativa vegana para o famoso ghee ou manteiga clarificada.

Possíveis contribuições para a saúde

De acordo com algumas hipóteses, esse alimento poderia contribuir para:

  • Perda de peso.
  • Saúde cardiovascular, devido ao seu conteúdo antioxidante.
  • Aumento dos níveis de serotonina para melhorar o humor.
  • A diminuição da azia e o alívio das inflamações intestinais.
  • A melhora do desempenho dos atletas através do aumento da produção de glicogênio, que é a reserva de energia dos músculos.

Pode ajudar a perder peso?

Garcinia cambogia pode ser um complemento aceitável para a perda de peso por várias razões.

Quando ingerida naturalmente, como qualquer outra fruta, pode ter um bom efeito saciante devido ao seu teor de fibra. Isso, por sua vez, ajudaria a evitar comer alimentos não saudáveis ​​entre as refeições e a regular o trânsito intestinal.

Devido ao seu conteúdo de ácido hidroxicítrico (HCA), pode ser útil para pessoas com apetite excessivo ou que costumam comer compulsivamente.

No entanto, o sistema nervoso não seria alterado, uma vez que o HCA é produzido através do bloqueio de enzimas e do aumento do metabolismo. Dessa forma, o volume corporal é reduzido à medida que as reservas de gordura são queimadas.

Além disso, considera-se que a Garcinia – dentro de uma dieta equilibrada – pode contribui para o processo de secreção de serotonina, conhecido como o “hormona da felicidade“.

Por tudo isso, existem pesquisadores que consideram que a Garcinia Cambogia pode ser uma fruta benéfica para a saúde.

Como se consome?

As cápsulas são a maneira mais comum de consumir a Garcinia cambogiaNelas está o pó concentrado da casca da fruta, ao qual são atribuídas as propriedades de emagrecimento.

O rótulo da embalagem deve especificar que contém pelo menos 50% de ácido hidroxicítrico. Se essa informação não aparecer, o seu conteúdo provavelmente será menor.

A quantidade diária recomendada seria entre cerca de 1500 e 2000 mg. As cápsulas devem ser tomadas meia hora antes das refeições, distribuídas ao longo do dia, de acordo com a quantidade contida em cada cápsula.

Dicas para perder peso

Suco de Garcinia Cambogia

Além de tomar as cápsulas de Garcinia, recomendamos que você siga estas dicas para promover uma perda de peso eficaz e saudável e sem efeito rebote:

  • Beber água suficiente durante o dia.
  • Consumir alimentos vegetais frescos, naturais ou na forma de sucos e vitaminas, todos os dias.
  • Sempre comer até se sentir saciado, sem cometer excessos. É importante mastigar bem cada alimento e apreciar os diferentes sabores, a fim de comer com todos os sentidos.
  • Evitar farinha e açúcar refinado e consumir alimentos integrais.
  • Substituir as gorduras nocivas (embutidos, margarinas, doces) por gorduras saudáveis (abacates, oleaginosas, ghee, óleo de coco, etc.).
  • Comer refeições leves em um momento que nos dê tempo de fazer a digestão antes das 21h, momento em que o corpo precisa descansar para se regenerar e facilitar a perda de peso.

Lembre-se de que, embora a Garcinia possa ser benéfica de várias maneiras, seu consumo regular deve sempre ser integrado a um estilo de vida saudável para que os resultados sejam apreciados.



  • Hayamizu K, Ishii Y, Kaneko I, et al. Effects of garcinia cambogia (Hydroxycitric Acid) on visceral fat accumulation: a double-blind, randomized, placebo-controlled trial. Current Therapeutic Research, Clinical and Experimental. 2003;64(8):551-567. doi:10.1016/j.curtheres.2003.08.006.
  • Hydroxycitric Acid: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning. (n.d.). Retrieved October 8, 2018, from https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1461/hydroxycitric-acid
  • Onakpoya I, Hung SK, Perry R, Wider B, Ernst E. The Use of Garcinia Extract (Hydroxycitric Acid) as a Weight loss Supplement: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomised Clinical Trials. Journal of Obesity. 2011;2011:509038. doi:10.1155/2011/509038.