O fruto do baobá: características, benefícios e contraindicações

Este fruto curioso e milenar é conhecido bem longe das nossas fronteiras como um alimento diário, mas não é tão familiar para nós. Vamos contar como você deve integrá-lo à sua dieta.
O fruto do baobá: características, benefícios e contraindicações

Última atualização: 18 Julho, 2021

Desde o alívio de uma dor de dente, da febre ou até mesmo de um pesticida, o fruto do baobá tem mais de 300 usos tradicionais em diferentes partes da África. No entanto, talvez o mais relevante seja aquele que o tornou a principal fonte de alimento daquela região. Das suas 8 espécies, a mais conhecida é a Andasonia digitata, cujo fruto é considerado um superalimento.

Essa árvore gigantesca faz parte de antigas lendas que a descrevem. Conta-se que, por ser tão vaidosa, Deus a pendurou de cabeça para baixo, com os galhos no chão e as raízes no topo. O seu nome tem origem árabe e significa ‘pai de muitas sementes’.

O fruto do baobá é encontrado dentro de uma vagem oval e dura, em cujo interior fica armazenada a polpa que contém as sementes de sabor agridoce. Um grupo de especialistas considera que a sua riqueza em nutrientes é notável.

É comercializado como um alimento em pó que ultrapassa as fronteiras. No entanto, por ser uma novidade em alguns países, alguns riscos ainda estão sendo estudados. Continue lendo para saber mais sobre esta fruta interessante, seus benefícios e contraindicações.

Propriedades nutricionais do fruto do baobá

Um estudo se refere ao fruto do baobá como uma “superfruta” pois, no seu perfil nutricional, destacam-se alguns nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos em alta proporção.

O fruto do baobá é muito rico em vitamina C e fibrasDe acordo com um grupo de farmacêuticos, a polpa da fruta contém entre 7 a 10 vezes mais vitamina C do que a laranja, com valores que variam entre 280 a 300 miligramas por 100 gramas de fruta.

Com o consumo de apenas 40 gramas da polpa do baobá, é possível cobrir 100% da ingestão diária de vitamina C recomendada para gestantes. Também se destaca o conteúdo de vitamina B1 e B6. Em relação aos minerais, os valores de cálcio variam entre 250 e 350 miligramas por 100 gramas de polpa.

O potássio também é abundante no fruto do baobá: entre 1240 e 1578 miligramas, sendo 4 vezes maior do que na banana. O teor de magnésio é 5 vezes superior ao do abacate.

Outros estudos destacam que 36% dos nutrientes são carboidratos, do tipo glicose, frutose e sacarose, que conferem um sabor adocicado à semente. Outra parte é a fibra solúvel, representada pela pectina. Como se não bastasse, também foi estudada a alta concentração de ácidos graxos essenciais no fruto do baobá, tais como ômega 6 e ômega 9.

Apesar das suas propriedades nutricionais, a maioria dos especialistas concorda que são necessários mais estudos sobre a biodisponibilidade dos nutrientes do fruto do baobá e seus produtos, uma vez que há poucas informações a esse respeito.

Óleo de baobá

Possíveis benefícios do fruto do baobá

A presença de uma alta concentração de nutrientes e outros fitoquímicos ativos no fruto do baobá está relacionada a vários benefícios para a saúde, que vamos comentar a seguir:

  • Para a pele: vários pesquisadores reconhecem que o óleo do fruto do baobá participa da renovação celular da pele devido à presença da vitamina A. A vitamina E participa como antioxidante.
  • Regula a pressão arterial: o alto teor de potássio tem efeito vasodilatador. Dessa forma, o risco de embolia pulmonar e doenças cardíacas é reduzido.
  • Fortalece o sistema imunológico: o alto teor de vitamina C permite aumentar os níveis de glóbulos brancos.
  • Pode favorecer os ossos: o alto teor de cálcio e magnésio favorece a saúde óssea. É indicado em dietas para a prevenção da osteoporose.
  • Analgésico e anti-inflamatório: foi testado um possível efeito analgésico e antipirético do extrato quente do fruto do baobá. Um trabalho demonstrou a atividade anti-inflamatória da polpa em animais de laboratório.
  • Antioxidante: o alto teor fenólico da fruta se destaca pela sua capacidade antioxidante. Alguns autores sugeriram o seu uso como suplemento alimentar.
  • Hepatoprotetor: os resultados de um estudo sugerem que o consumo da fruta poderia ter um efeito protetor para o fígado de animais de laboratório, devido aos compostos triterpenoides e esteróis.
  • Saúde gastrointestinal: o fruto do baobá é usado no continente africano para aliviar a constipação, a gastroenterite e a diarreia. A presença de fibra solúvel pode estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

Como pode ser ingerido?

O fruto do baobá é considerado um alimento básico em muitas regiões da África Central. A polpa é dissolvida em água ou leite para ser usada como bebida e molho. Além disso, é usada como agente fermentador na fabricação de cerveja local e é um bom substituto do cremor tártaro na panificação.

A polpa também pode ser usada para fazer sorvetes, sucos e geleias. Nunca deve ser cozida e é adicionada no final, quando a receita já está em temperatura ambiente.

As sementes podem ser comidas frescas ou secas, trituradas em forma de farinha para adicionar a sopas e ensopados como espessante. Também podem ser torradas antes de trituradas até formar uma pasta; então, serão fermentadas e secas.

A apresentação comercial para venda é em forma de pó, que pode ser utilizado como suplemento esportivo, bem como em formulações nutricionais. Pode ser incorporado em smoothies, cereais, barras de cereais, iogurtes, laticínios e sucos.

Barras de cereal

Existe algum risco no seu consumo?

Embora o fruto do baobá tenha sido certificado como seguro nos Estados Unidos e a Comissão Europeia tenha autorizado a sua importação como um novo alimento, os testes sobre as suas propriedades saudáveis foram realizados apenas com animais.

Por isso, até que sejam feitas pesquisas sobre os riscos para humanos, ele deve ser consumido com cautela, respeitando as porções recomendadas. São muitos os benefícios nutricionais, medicinais e de saúde que proporciona, mas devemos ser cautelosos com o consumo excessivo.

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