Você sente frio e inchaço nas extremidades? Controle-os com remédios para a circulação
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
A sensação de frio nos pés, mãos e pernas é um sinal claro de problemas no sistema circulatório. Normalmente é acompanhada de um inchaço nas extremidades, que pode piorar à medida que os dias passam.
Os problemas circulatórios são mais comuns em pessoas de meia-idade e idosos, já que a rigidez nas artérias aumenta ao longo dos anos.
No entanto, estes problemas também podem se desenvolver devido ao aumento dos níveis de colesterol, à má alimentação e ao sedentarismo.
Por causa do desconforto que o inchaço nas extremidades causa e dos riscos que acarreta, é importante adotar medidas que permitam estabilizá-lo de forma natural.
Pensando nisso, hoje queremos revelar uma série de remédios caseiros cujas propriedades melhoram o fluxo sanguíneo para que ele possa ser transportado sem problemas.
Hidroterapia contra o frio e o inchaço nas extremidades
A hidroterapia consiste em massagear as áreas afetadas com fortes jatos de água quente e fria.
Esta técnica ativa a circulação quase imediatamente e reduz significativamente a inflamação e a dor.
O que você deve fazer?
- Aqueça a água a uma temperatura que seja suportável para a pele e aplique jatos de água sobre as extremidades inchadas.
- Em seguida, passe imediatamente para os jatos de água fria ou, de preferência, gelada (sempre que você puder suportá-la).
- Realize a mesma ação de forma alternada durante 5 minutos.
Visite este artigo: Benefícios das massagens redutoras
Pimenta-caiena
O composto ativo da pimenta-caiena, a capsaicina, estimula o funcionamento dos sistemas circulatório e cardiovascular e diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Ao incluí-la na dieta, os riscos de arteriosclerose, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral são reduzidos.
Por último, mas não menos importante, é um bom complemento contra varizes e sensação de frio e inchaço nas extremidades.
O que você deve fazer?
- Compre pimenta-caiena em pó e adicione-a às suas vitaminas, sopas e demais receitas.
- Você também pode utilizá-la como base para preparar unguentos ou cremes caseiros.
Elevação das pernas
Esta atividade simples é uma das melhores terapias para estimular a circulação nas pernas. Ela é apropriada para reduzir a fadiga, aliviar a tensão e reduzir a inflamação causada por problemas circulatórios.
O que você deve fazer?
- Depois de terminar o seu dia de trabalho, deite-se na cama e levante as suas pernas em direção ao teto.
- Permaneça nesta posição por 3 ou 5 minutos e então descanse.
Infusão de ginkgo biloba
A planta de ginkgo biloba tem compostos ativos que dilatam os vasos sanguíneos e recuperam a elasticidade das paredes arteriais.
O consumo de sua infusão melhora o fluxo sanguíneo, diminui a pressão arterial e previne a formação de varizes.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de ginkgo biloba (10 g)
- 1 copo de água (250 ml)
O que você deve fazer?
- Coloque uma colher de sopa de ginkgo biloba em um copo de água fervente e deixe repousar por 10 minutos.
- Passado este tempo, coe e consuma o líquido.
- Você pode tomar a infusão até duas vezes ao dia.
Vinho tinto
O bom hábito de tomar uma taça de vinho tinto por dia é uma excelente forma de manter uma boa circulação.
O resveratrol, um antioxidante poderoso proveniente das uvas, limpa as paredes das artérias e as mantêm elásticas para promover um fluxo de sangue adequado.
O que você deve fazer?
- Consuma uma taça de vinho tinto junto à refeição principal do dia. Você não deve exceder essa quantidade, pois isso pode ser prejudicial.
Ômega 3
Os suplementos nutricionais de ômega 3 têm vários efeitos importantes para a saúde do sistema cardiovascular.
Estes ácidos graxos essenciais limpam as veias, diminuem os níveis de colesterol e controlam a inflamação para reduzir o risco cardíaco.
Embora o ômega 3 possa ser encontrado na forma de comprimidos e medicamentos, a melhor maneira de obtê-lo é através da alimentação.
O que você deve fazer?
Você deve incluir em sua dieta alimentos como:
- Anchovas
- Azeite de oliva
- Abacate
- Oleaginosas
- Sementes de linhaça
- Sementes de girassol
- Sementes de abóbora
Leia também: 9 usos cosméticos do azeite de oliva que a deixarão mais bonita
Caminhada para o inchaço nas extremidades
A sensação de tensão e a dor nas extremidades nos fazem pensar que o melhor remédio é o descanso.
Mesmo que com o descanso possamos sentir uma ligeira sensação de alívio, o fato é que, eventualmente, isso pode piorar o problema.
A atividade física de baixo impacto estimula o fluxo do sangue e favorece a desinflamação para um alívio completo e eficaz.
O que você deve fazer?
- Caminhe por pelo menos 30 minutos ao dia e certifique-se de manter uma boa hidratação.
Leve em consideração cada um dos remédios mencionados aqui e reduza a sensação de peso e frio em suas extremidades.
Embora à primeira vista essas sensações pareçam normais, não controlá-las no momento oportuno pode causar um problema que exija mais cuidado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Meijide Failde, Rodríguez-Villamil Fdez y Teijeiro Vidal. Técnicas hidroterápicas. InfoMed – Red de Salud de Cuba.[En línea] Disponible en: http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-fis/tecnicashidroterapicas.pdf
- Morales, Miguel & Hernandez, Doris & Bustamante, Sandro. (2000). Fitomedicamento: Extracto de Ginkgo biloba.
-
”Los expertos recomiendan la ingesta diaria de 250mg de ácidos grasos Omega-3 al día, para una buena salud cardiovascular”. Fundación Española del Corazón. [En línea] Disponible en: https://fundaciondelcorazon.com/prensa/notas-de-prensa/1649-expertos-recomiendan-ingesta-diaria-250mg-acidos-grasos-omega-3.html
- ”La sensación de frío en personas mayores”. Sanitas. [En línea] Disponible en: https://www.sanitas.es/sanitas/seguros/es/particulares/biblioteca-de-salud/tercera-edad/control-patologias-cronicas/sensacion-frio.html
-
”Insuficiencia cardíaca: Síntomas menos comunes”. (2017). North Shore University Health System.[En línea] Disponible en: https://www.northshore.org/healthresources/encyclopedia/encyclopedia.aspx?DocumentHwid=tx4083abc&Lang=es-us
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.