21 frases de Simone de Beauvoir: importante filósofa feminista
Simone de Beauvoir foi uma escritora, professora e filósofa francesa do século XX que lutou pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres. Escreveu vários textos sobre questões políticas, sociais e filosóficas. Ela é considerada a mãe do feminismo e do amor livre.
Seu pensamento faz parte da corrente filosófica do existencialismo e sua obra mais famosa, intitulada O Segundo Sexo, é uma das raízes fundamentais do feminismo moderno. Nesse texto, ela tenta responder à pergunta “Por que as mulheres não são tão livres quanto deveriam ser?”.
Na época, era uma obra tão controversa que estava na lista de livros proibidos do Vaticano. A seguir, vamos ver quem foi essa grande pensadora e conhecer suas frases mais famosas.
Breve biografia de Simone de Beauvoir
Simone de Beauvoir nasceu em 9 de janeiro de 1908 na cidade de Paris, em uma família burguesa com uma moral cristã muito rígida. Assim, na sua infância e parte da sua adolescência, recebeu uma educação católica numa escola dirigida por freiras, o que fez com que ela considerasse tornar-se uma delas.
Porém, aos 14 anos, sua curiosidade intelectual a levou a se rebelar contra a fé religiosa, declarando-se ateia e defendendo que a religião era uma forma de subjugar o ser humano.
Estudos
Aos 15 anos, Simone de Beauvoir já havia decidido que queria ser escritora. Depois de concluir o bacharelado em 1925, iniciou seus estudos superiores no Instituto Católico de Paris, onde completou sua formação matemática, enquanto aprofundava sua educação literária no Instituto Sainte-Marie de Neuilly.
Em 1926 começou seus estudos de filosofia na Sorbonne. Lá ela conheceria o filósofo Jean Paul-Sartre, com quem estabeleceu um relacionamento romântico que, para sua época, era muito questionado.
Ela rejeitou a proposta de casamento de Sartre, pedindo para nunca mais viver sob o mesmo teto e ser livre para ter outros amantes. Assim, com esses acordos, eles permaneceram juntos até sua morte em 1980.
Trabalhos e obras
Ela trabalhou como professora de literatura e filosofia, mas quando veio a Segunda Guerra Mundial, ela não pôde continuar ensinando. Assim, ela se concentrou em sua carreira literária e publicou seu primeiro romance: Ela veio para ficar ( 1943), onde levanta a complexidade das relações interpessoais em um quadro existencialista.
Na década de 1940 fundou com Sartre a revista Les temps modernes, que serviu para difundir sua ideologia. Nessa revista expôs os avanços de O Segundo Sexo (1949), a obra mais importante de Beauvoir, considerada um dos principais fundamentos do feminismo moderno.
Na década de 1950, colaborou com Sartre e apoiou a independência da Argélia e da Hungria. Na década de 1970, ela participou de manifestações pelo direito ao aborto e igualdade para as mulheres.
Além de suas contribuições ao feminismo, vale destacar suas reflexões sobre a criação literária, o desenvolvimento da esquerda antes e depois da Segunda Guerra Mundial, a dor e a percepção de si, os limites da psicanálise e as profundas premissas do existencialismo.
No final de sua carreira, dedicou-se ao estudo do envelhecimento, da idade avançada e da morte. Ela morreu em Paris em 14 de abril de 1986, aos 78 anos. Compartilha um túmulo com Sartre no cemitério de Montparnasse.
As melhores frases de Simone de Beauvoir
A seguir, mostramos as frases mais famosas de Simone de Beauvoir, que resumem muito bem seu pensamento existencialista e feminista.
Frases sobre o amor livre
Nessas frases vemos como Simone de Beauvoir defende o amor livre, independente e desapegado. Mas acima de tudo, o amor por si mesmo. Além disso, vemos que essa grande pensadora não era apenas a favor do amor entre um homem e uma mulher, mas entre pessoas do mesmo sexo.
1. “Sou muito inteligente, muito exigente e muito engenhosa para que alguém cuide totalmente de mim. Ninguém me conhece ou me ama completamente. Eu só tenho a mim mesma».
2. «O dia em que uma mulher puder amar não com a sua fraqueza, mas com a sua força, não fugir de si mesma, mas encontrar-se, não humilhar-se, mas afirmar-se, esse dia o amor será para ela, como para o homem, uma fonte de vida e não um perigo mortal.
3. «Há um segredo para viver feliz com a pessoa que você ama: não pretender mudá-la».
4. «Em si, a homossexualidade é tão limitante quanto a heterossexualidade: o ideal deveria ser capaz de amar uma mulher ou um homem; a qualquer um deles, a um ser humano, sem sentir medo, restrição ou obrigação».
5. “Por que um homem e não outro? Foi estranho. Você se encontra com um cara para a vida toda, só porque ele foi o que você conheceu quando tinha dezenove anos.”
Frases sobre a mulher
Para Simone de Beauvoir, foi a civilização que definiu o que significa ser mulher. No entanto, é ela mesma, como indivíduo, a que deve configurar seu próprio conceito e identidade, deixando para trás a noção imposta e compartilhada por todos.
6. «Não se nasce mulher: você se torna mulher».
7. “Uma mulher livre é exatamente o oposto de uma mulher fácil.”
8. «O homem é definido como ser humano e a mulher como feminina. Quando ela se comporta como um ser humano, diz-se que ela está imitando o homem.
9. «Nenhum destino biológico, físico ou econômico define a figura que a mulher humana tem na sociedade; a civilização como um todo é quem elabora aquele produto intermediário entre o masculino e o castrado, que se qualifica como feminino».
10. “As mulheres não são vítimas de um destino misterioso: nossos ovários não nos condenam a uma vida de submissão.”
Leia também: A filosofia de Spinoza e sua visão da natureza
Frases sobre liberdade
O pensamento existencialista de Simone de Beauvoir fica evidente em sua ênfase na liberdade individual. Uma vida independente de categorias que nos definam a priori e nos amarram a padrões pré-estabelecidos.
11. “Que nada nos defina. Que nada nos detenha. Que seja a liberdade a nossa própria substância.
12. “Viva de tal maneira que nada que você faça mereça a reprovação ou condenação dos que estão ao seu redor.”
13. «Nenhuma existência pode ser validamente realizada se se limita a si mesma».
Descubra: Ensine ao seu filho que esposas são companheiras, e não empregadas
Frases sobre androcentrismo
Simone de Beauvoir também abordou o androcentrismo, que consiste na visão de mundo centrada nos homens, em detrimento das mulheres.
14. «A representação do mundo, como o próprio mundo, é obra dos homens; eles a descrevem de seu próprio ponto de vista, que eles confundem com a verdade absoluta.
15. “Assim, a humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si mesma, mas em relação a ele.”
16. “Ninguém é mais arrogante com as mulheres, mais agressivo ou desdenhoso, do que o homem que se preocupa com sua masculinidade.”
17. «O problema das mulheres sempre foi um problema dos homens».
Frases sobre feminismo e igualdade
Simone de Beauvoir defendeu a igualdade de gênero e lutou pela reivindicação dos direitos das mulheres. As reflexões a seguir mostram parte de sua posição a esse respeito.
18. “A questão não é que as mulheres simplesmente tirem o poder das mãos dos homens, pois isso não mudaria nada no mundo. Trata-se precisamente de destruir essa noção de poder».
19. «Foi através do trabalho que as mulheres conseguiram ultrapassar a distância que as separa dos homens. O trabalho é a única coisa que pode lhes garantir total liberdade.
20. «O feminismo é uma forma de viver individualmente e lutar coletivamente».
21. “Nunca se esqueça que uma crise política, econômica ou religiosa será suficiente para que os direitos das mulheres sejam questionados.”
Pensamentos finais
Simone de Beauvoir foi uma grande pensadora que desafiou os preceitos de seu tempo e se rebelou contra as injustiças contra as mulheres. Hoje, algumas de suas obras são a base das demandas por liberdade e igualdade de gênero.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Delgado Y, Maldonado L. Simone de Beauvoir y las ideas de anclaje en la construcción de mujeres. Observatorio Laboral Revista Venezolana. 2015; 8(13): 30-37.
- Bergoffen D, Burke M. Simone de Beauvoir [Internet]. California: Stanford Encyclopedia of Philosophy; 2020 [consultado el 2 de sep de 2022]. Disponible en: https://plato.stanford.edu/entries/beauvoir/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.