O frasco da gratidão: um método para viver mais plenamente

19 de maio de 2020
A prática da gratidão é uma atividade cada vez mais difundida no mundo da psicologia e do desenvolvimento pessoal. Neste artigo, mostraremos alguns exercícios que permitirão incorporá-la ao seu dia a dia.

A gratidão é um conceito que muitas religiões e tradições filosóficas têm adotado ao longo da história. Cada escola a implementa de acordo com os seus princípios, mas a maioria delas tem em comum a apreciação consciente de tudo que representa bem-estar em nossas vidas. Uma ferramenta para praticá-la é o frasco da gratidão.

O agradecimento é um ato que nos permite pensar, de maneira especial, em tudo de bom que acontece com a gente, com foco no positivo e minimizando a nossa atenção para as áreas que não estão indo bem para nós.

Além disso, também reduzimos a frustração causada por pensar em tudo que não temos ou perdemos: uma oportunidade de emprego, um parceiro, bens materiais ou a nossa própria saúde.

Como define Melody Beattie, a gratidão é uma prática que transforma a nossa realidade.

“A gratidão abre a plenitude e abundância da vida. Converte aquilo que temos em suficiente. Converte a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Você pode converter uma refeição em uma festa, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. 

Benefícios de sermos gratos

Mulher meditando
Além de criar um ambiente mais calmo, ser grato ajuda a reduzir a ansiedade e outras emoções que geram tristeza.

Colocar a gratidão em prática melhora a nossa saúde, nos traz um maior nível de bem-estar e nos ajuda a gerenciar melhor a ansiedade, a raiva e a tristeza. Isso ocorre porque apreciar os pequenos detalhes que tomamos como garantidos reduz o sofrimento.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que tem depressão. Muito possivelmente, a sua atenção está concentrada em toda a sua dor e desconforto. O que a gratidão pode fazer por ela é ensiná-la a valorizar as áreas da sua vida que estão bem.

Pode ser que essa pessoa tenha uma família e seja saudável, que tenha um teto que a proteja de viver ao ar livre ou que tenha a possibilidade de comer pelo menos um prato de comida por dia. Aspectos que tomamos como garantidos, mas que nem todas as pessoas têm o privilégio de ter.

É verdade que refletir sobre a sorte que temos em certas áreas de nossas vidas não nos afasta do desconforto. Menos ainda quando uma pessoa está sofrendo, pois é difícil ver além da dor.

No entanto, se o incorporarmos como um hábito em nossas vidas diárias, seremos capazes de obter mais amplamente todos os benefícios de sermos gratosUma das atividades mais difundidas para exercer a gratidão diariamente é o “frasco da gratidão”. Explicaremos todos os detalhes sobre ele a seguir.

Em que consiste o frasco da gratidão?

Frasco da gratidão
O frasco da gratidão é apenas uma das muitas técnicas existentes para colocar a gratidão em prática.

O frasco da gratidão é um exercício que nos permite colocar a gratidão em prática de uma maneira muito simples. Precisamos apenas de um recipiente ou frasco, pequenos papéis brancos ou coloridos e algo para escrever.

Para realizar a atividade, é importante encontrar uma hora do dia em que estejamos calmos. Dessa forma, poderemos passar alguns minutos recapitulando os aspectos que vivemos naquele dia pelos quais nos sentimos muito gratos. Quando você tiver tudo claro, escreva em papéis, adicione a data e coloque-os no frasco.

Em muitas ocasiões, recomenda-se que a atividade seja realizada antes de dormir, mas se não puder fazê-lo à noite por algum motivo, outro bom momento será pela manhã, antes de iniciar o restante das obrigações. O importante é definir um momento por dia e se comprometer a sempre fazê-lo no mesmo horário, para aderir mais facilmente ao hábito.

Podemos praticar a gratidão de outras maneiras?

O frasco da gratidão é apenas uma proposta para colocar a gratidão em prática, mas obviamente podemos fazê-lo de várias outras maneiras. Com crianças pequenas, podemos propor que elas desenhem o que mais gostaram naquele dia e pendurem as pinturas mais significativas em seu quarto.

Também podemos ter um frasco para toda a família, onde as mensagens de agradecimento são deixadas para os outros membros, ou podemos usar post-its e colocá-los com mensagens em algum lugar visível da casa.

Mesmo se não materializarmos a gratidão no papel, podemos obter os benefícios da gratidão. Por isso, é importante ter um hábito estabelecido e passar alguns minutos refletindo sobre os aspectos pelos quais nos sentimos mais gratos.

Independentemente da maneira como decidirmos praticar a gratidão, incorporá-la ao nosso dia a dia vai gerar um salto qualitativo em nosso bem-estar e uma oportunidade de crescer emocionalmente.

  • Armero, M. (2019). Aprendiendo a vivir. Uno Editorial.
  • Carr, A. (20007). Psicología positiva: la ciencia de la felicidad. Barcelona: Paidós.
  • Shankland, R. (2018). Los poderes de la gratitud. Plataforma Actual.
  • Yoshimura, S. M. & Berzins, K. (2017) Grateful experiences and expressions: the role of gratitude expressions in the link between gratitude experiences and well-being, Review of Communication, 17:2, 106-118,DOI: 10.1080/15358593.2017.1293836