O que é o fotoenvelhecimento?

O fotoenvelhecimento é o resultado da exposição aos raios solares sem precauções. O melhor é procurar sempre a sombra. Se você for se expor ao sol, use um bom protetor solar de amplo espectro e roupas adequadas.
O que é o fotoenvelhecimento?

Última atualização: 25 Março, 2021

O fotoenvelhecimento se refere à deterioração sofrida pela pele devido à ação do sol que dá origem a sinais de envelhecimento cutâneo. Estima-se que entre 75 e 90% das rugas e da falta de elasticidade da pele sejam efeito do sol, e não do envelhecimento cronológico.

A exposição aos raios ultravioleta UVA e UVB é o fator determinante para o aparecimento de sinais de envelhecimento precoce. Acredita-se que o fotoenvelhecimento comece a se manifestar por volta dos 20 anos e que o dano seja diretamente proporcional ao tempo de exposição ao sol sem proteção.

Hoje, sabe-se que o fotoenvelhecimento é um processo de longo prazo. Segundo especialistas, os excessos cometidos, por exemplo, aos 15 anos, só revelam seus efeitos quando a pessoa chega aos 40 anos. São vários anos de exposição solar que levam a essa forma de deterioração.

Envelhecimento e fotoenvelhecimento

Envelhecimento da pele

O envelhecimento é influenciado por fatores internos e externos:

  • Entre os fatores internos, a genética desempenha um papel fundamental. Isso determina a espessura e a qualidade da pele, bem como seu nível de reparo, a qualidade da elastina e das fibras de colágeno, entre outros.
  • Por sua vez, os fatores externos incluem vários elementos que aceleram o processo de envelhecimento devido ao seu impacto na pele. Dentre esses elementos, o fator mais determinante é o sol, embora a dieta, a poluição ambiental e o estilo de vida também influenciem.

A partir dos 25 anos a capacidade de regeneração das células da pele diminui. Isso faz com que a pele perca gradativamente a elasticidade e leva ao surgimento de rugas, principalmente no rosto. Se houver exposição inadequada ao sol e à luz solar, esses sintomas aumentam. Isso é chamado de fotoenvelhecimento.

Causas do fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento é produzido pela ação da radiação ultravioleta na pele. Existem basicamente dois tipos de raios UV:

  • Os primeiros são os raios UVA, que afetam as camadas superficiais da pele. Provocam bronzeamento, mas também sinais de envelhecimento precoce, como as rugas.
  • Os outros são os raios UVB, que penetram profundamente na pele. São capazes de passar pelo vidro e estão presentes durante todo o ano, faça sol ou não. Podem causar queimaduras e câncer de pele.

A exposição aos raios ultravioleta causa a degradação do colágeno. As moléculas de colágeno se quebram e causam um acúmulo anormal de elastina. Diante desse acúmulo, a derme responde produzindo um grande número de enzimas denominadas metaloproteinase de matriz (MMP).

O resultado é uma deformação nas fibras de colágeno. Estas começam a adquirir uma aparência desorganizada e, com o tempo, formam sulcos ou rugas. Depois de um tempo a pele adquire uma textura semelhante à de um pergaminho. Há aspereza, ressecamento e, muitas vezes, alterações na pigmentação.

Controle do fotoenvelhecimento

A melhor medida para evitar o fotoenvelhecimento é a  prevenção. E a melhor maneira de fazer isso é usando um protetor solar de amplo espectro diariamente. Ser de amplo espectro significa que protege dos raios UVB e UVA. O ideal é que tenha um fator de proteção solar (SPF) de 30 ou mais.

É importante ressaltar o fato de que o protetor deve ser usado diariamente, independentemente da época do ano. Embora o dia esteja nublado, os raios ultravioleta estão presentes. Por isso, não basta proteger a pele apenas no verão ou em épocas de sol.

Os melhores filtros solares são aqueles que contêm Helioplex e Mexoryl. Essas substâncias fazem o efeito durar mais tempo e não são necessárias reaplicações frequentes. Se os sinais de fotoenvelhecimento já apareceram, é melhor usar cremes ou soros que contenham retinoides.

Outros aspectos a considerar

Outra forma de prevenir o fotoenvelhecimento éincluir alimentos antioxidantes em sua dieta. Alguns deles são as frutas cítricas, os vegetais frescos, o pimentão, a cenoura, o aipo e a alface, entre outros. Estes ajudam a combater o efeito dos raios ultravioleta.

A Organização Mundial da Saúde indicou que a melhor proteção contra o sol é não se expor diretamente a ele, principalmente nas horas de maior intensidade. Aponta ainda que, além de usar um bloqueador solar, é apropriado usar roupas de proteção como chapéus de aba larga, óculos escuros, etc…

Pode interessar a você...
Envelhecimento da pele, por que ocorre?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Envelhecimento da pele, por que ocorre?

O envelhecimento da pele é caracterizado principalmente por ressecamento, rugas e maior refinamento da pele. Confira como é o processo.



  • Concepción Alfonso, Á. R., de la Peña Pino, R., Acosta Acosta, J., & González Griego, A. (2007). Algunas características de la piel, fotoenvejecimiento y cremas antifotoenvejecimiento. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 26(2), 0-0.
  • Rubin, J., & Viglioglia, P. A. (1992). FOTOENVEJECIMIENTO. Monografias de Dermatologia.
  • Cañarte Soledispa, K. (2015). Radiación Ultravioleta Y su efecto en la salud. Ciencia Unemi. https://doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol3iss4.2010pp26-33p