Óleos naturais não tóxicos que agem como protetores solares

13 Fevereiro, 2020
Embora não seja fácil de encontrar, o óleo de framboesa ele nos fornece vitaminas A e E e mantém a nossa pele jovem. Ele também tem um FPS entre 30 e 50.

Você está se preparando para as férias? Gostaria de cuidar da pele e de ter alternativas naturais aos raios UV que são tão prejudiciais? Então leia este artigo, onde você vai encontrar os melhores óleos naturais não tóxicos que agem como protetores solares.

Os óleos mais eficazes para se proteger do sol

É interessante destacar que, embora usemos protetores solares ou óleos caseiros, os raios ultravioleta podem nos causar muito dano se não:

  • Estamos na sombra.
  • Evitamos a exposição ao sol do meio-dia.
  • Aplicamos mais proteção a cada duas horas ou ao sairmos da água.

Deve-se ter muito cuidado e respeitar as horas permitidas para os banhos de sol. Procurar retornar para o hotel, casa ou onde estivermos hospedados (um restaurante também pode ser o seu refúgio) nas horas em que os raios são mais fortes.

não confie se o dia estiver nublado, porque o sol também tem a sua incidência. Não o sentir fortemente sobre a nossa pele não significa que ele não pode nos queimar!

Não se esqueça de ler: Como fazer um protetor solar caseiro?

Azeites para proteger do sol

Os melhores óleos naturais não tóxicos para usarmos como protetores solares são:

Óleo de abacate

Você tem que misturar com um protetor com fator de proteção de pelo menos 15. O óleo é obtido em lojas de produtos naturais ou casa de ervas.

Se você se anima, pode também remover a polpa do fruto e aplicá-lo diretamente em sua pele Não muito, porque você ficará verde como o incrível Hulk! Você terá uma camada que irá reduzir a absorção de raios UV.

Óleo de gérmen de trigo

É muito econômico e a coisa boa é que não tem cheiro de óleo (você não se parecerá com uma salada ambulante). É um ótimo antioxidante e fornece vitamina E para a pele.

Com certeza você já sabe que este nutriente melhora a saúde da derme, previne o envelhecimento precoce e remove as rugas. Como se isso não bastasse, ele tem a capacidade de reverter ou prevenir os danos causados ​​pelos raios ultravioleta.

É também utilizado para tratar a psoríase, eczema e queimaduras.

Germen de trigo

Óleo de coco

Ele pode ser usado para várias finalidades… é mais que versátil! O seu aroma característico converterá você no mais desejado do verão.

Além de proteger a pele do sol faz o mesmo com o cabelo. Misture com um protetor de fator  8 e espalhe em seu corpo, cabelo e não se esqueça do couro cabeludo. Você terá um aroma de bolo… certamente irresistível!

Óleo de semente de cenoura

Consulte uma casa de ervas de confiança e verifique se ela o tem à venda. Certamente você já sabe que as cenouras são boas para a pele, mas o óleo essencial de suas sementes tem suas propriedades multiplicadas.

É melhor do que qualquer creme que pode ser vendido em lojas. Fornece vitamina A e caroteno… um esquadrão de proteção para a sua derme. Além disso, ele irá ajudá-lo a obter um ótimo bronzeado natural sem queimá-lo ou deixá-lo vermelho como um camarão.

O óleo de semente de cenoura é também usado para outros tratamentos da pele, por exemplo, o eczema.

Óleo de amêndoas

É um dos óleos mais populares dentre os óleos essenciais. Ele tem um fator de proteção de 5, o que pode ser um pouco baixo, mas para melhorar o seu crédito dizemos que é uma grande fonte de vitamina E e que ajuda a manter a derme ficar mais jovem e mais suave.

Também é muito bom para o cabelo, porque dá maciez e brilho. Você pode tentar usá-lo misturado com um pouco de creme.

Óleo de framboesa vermelha

Embora não seja fácil de encontrar, nos fornece um fator de proteção muito alto entre 30 e 50. Também fornece as vitaminas A e E, que mantêm a pele jovem e reduzem a inflamação.

Tem uma consistência espessa e você não precisa misturá-lo com qualquer coisa. O ruim é que não tem o aroma da fruta, pois quando aplicado libera um cheiro forte um pouco desagradável para quem tem nariz sensível. A coisa boa é que, logo desaparece!

Mulher passando óleo nas pernas

Óleo de soja

Ele é usado no Oriente para cozinhar (muitos pratos asiáticos são preparados com o óleo de soja ) e tem sido confirmado que  possui propriedades muito boas para proteger a pele do sol. Apenas algumas gotas são suficientes para criar um escudo contra os raios UV. Além disso, ele deixa a pele macia e quase sem nenhum aroma.

Azeite de oliva

O nosso querido e indispensável azeite de oliva não podia ficar fora desta seleção. Claro que você já conhece as suas mil e uma propriedades, tanto no uso interno como externo.

Mas talvez você não esteja ciente de que ele amacia a pele, protege dos danos do sol e dá uma boa quantidade de antioxidantes para tratar as queimaduras.

Como se isso não bastasse, também trabalha maravilhosamente em seu cabelo e couro cabeludo. E você não precisara ir longe para encontrá-lo, porque você o tem na sua cozinha!

Óleo de jojoba

A jojoba é amplamente utilizada em tratamentos de beleza, como por exemplo em xampus e sabonetes. Serve para tratar a pele escamosa ou seca. É um ótimo hidratante e protege do sol. Saiba, que não é um óleo com grande efeito contra os raios UV, mas pode ser de grande ajuda se você o misturar com um creme.

Óleo de macadâmia

É rico em vitamina E e minerais, incluindo potássio e fósforo. É o protetor solar caseiro por excelência nas praias da Austrália. O óleo essencial de macadâmia é conseguido em casas de produtos naturais.

Quer saber mais? Leia: Óleo de girassol ou gergelim para limpar o organismo

Outros óleos que agem como protetores solares

Para terminar esta lista, damos mais algumas opções para proteger você do sol:

  • Óleo de sementes de gergelim
  • Óleo de semente de cânhamo
  • Manteiga de karité
  • Óleo de amendoim
    Pele com óleos que agem como protetores solares

Os protetores solares são fundamentais para proteger a pele dos raios ultravioleta. Mesmo que ainda não existam suficientes evidências científicas que comprovem a efetividade desses óleos, poderiam ser uma ótima ajuda para cuidar da pele e mantê-la saudável. Mesmo assim, recomendamos consultar o dermatologista para saber qual é o protetor indicado para você.

  • Tamayo, V., Úmariega, M. A. G. O., Amayo, M. A. V. E. T., & Amar, Á. N. S. Á. (2009). La radiación ultravioleta. Su efecto dañino y consecuencias para la salud humana. Redalyc Sistema de Información Científica. https://doi.org/10.1016/j.physb.2007.08.181
  • Walsh, K. (2018). La radiacion UV y el ojo*. Eye Health Advisor. https://doi.org/eye health advisor
  • Vinicio, M., & Vega, S. (2008). la capa dE ozono. Revista Biocenosis.
  • Vallejo, E. O., Vargas, N., Martínez, L. M., Agudelo, C. A., & Ortiz, I. C. (2013). Perspectiva genética de los rayos UV y las nuevas alternativas de protección solar. Revista Argentina de Dermatologia.