5 dicas para cuidar da pele e evitar queimaduras solares

18 Setembro, 2020
As áreas mais afetadas pelas queimaduras solares são o couro cabeludo em pessoas sem cabelos, orelhas e colo, locais onde a pele é mais fina. Descubra como se proteger.

Você sabe quais diretrizes deve seguir para evitar queimaduras solares? Em muitas ocasiões, a pressa de ficar com a pele bronzeada ou o fato de não tomar medidas preventivas antes de se expor ao sol pode levar a queimaduras.

Os danos causados ​​pelas queimaduras solares consistem em um excesso de oxidação que resulta na morte de queratinócitos. Cabe destacar que as pessoas mais propensas a queimaduras solares são aquelas que possuem um fototipo claro, ou seja, pele, olhos e cabelos claros.

As áreas mais afetadas pelas queimaduras solares são o couro cabeludo em pessoas sem cabelos, orelhas e colo, locais onde a pele é mais fina. A seguir, daremos 5 dicas para evitar queimaduras solares.

1. Fotoproteção tópica para evitar queimaduras solares

Protetor para evitar queimaduras solares
Os filtros solares tópicos são ideais para reduzir o risco de queimaduras solares. É essencial usá-los todos os dias, especialmente quando a temperatura está muito elevada.

Os produtos cosméticos tópicos nos protegem dos efeitos de curto prazo da radiação, além de oferecerem benefícios a longo prazo. Por isso, permitem evitar as queimaduras solares.

Eles contêm filtros solares que devem atender aos requisitos exigidos de segurança, eficácia e versatilidade. Além disso, também devem ser esteticamente agradáveis, ou seja, não devem deixar manchas e devem permitir diferentes maneiras de aplicação.

2. Fotoproteção oral

Combinar uma fotoproteção tópica com uma fotoproteção oral é a melhor opção para evitar queimaduras solares. A versão oral oferece a vantagem de proteger toda a pele, suprindo as perdas que o atrito, o suor e o esquecimento de reaplicar o produto podem causar topicamente.

Na maioria desses suplementos nutricionais, é comum encontrar substâncias como betacarotenos, leucotomos de Polypodium, vitamina C e vitamina E, polifenóis e ácidos graxos. É importante lembrar que o tratamento deve ser iniciado pelo menos 15 dias antes da exposição ao sol.

Leia também: 5 perguntas e respostas para um bronzeado saudável

3. Barreiras protetoras para evitar queimaduras solares

Homem usando óculos de sol
Algumas roupas e acessórios podem servir como uma barreira contra os raios do sol. O seu uso é recomendado ao sair ao ar livre.

É importante seguir estas recomendações:

  • Evite a exposição ao sol durante as horas de radiação mais intensa: entre as 12 e as 16 horas.
  • Leve um guarda-sol para a praia ou piscina e use chapéus ou bonés para praticar esportes e atividades ao ar livre.
  • Vestuário de proteção: o uso de roupas de proteção durante o banho de sol demonstrou diminuir o número de nevos melanocíticos adquiridos. Existe um fator de proteção UV para tecidos chamado FPU, que varia dependendo do tipo de tecido, umidade e cor da fibra, entre outros.
  • Use óculos de sol certificados: eles não apenas protegem os olhos, mas também a área periocular dos efeitos da radiação UV. Recomenda-se que os óculos bloqueiem 99% da radiação UVA e UVB.
  • Fique na sombra ou sob as árvores: isso também reduzirá o impacto da radiação direta, embora seja necessário levar em consideração a radiação indireta da água do mar, areia ou neve.

4. Hidratação e nutrição

A água presente na pele desempenha uma função específica, pois mantém sua estrutura e função de barreira, garante elasticidade e preserva a diferenciação celular.

Nós perdemos água durante a exposição ao sol e, portanto, é necessário ingeri-la regularmente. Após a exposição, devemos aplicar ingredientes ativos hidratantes topicamente para recuperar o nível de água da pele.

Mantenha uma dieta equilibrada, rica em ácidos graxos essenciais, que restauram a barreira da pele e têm efeitos anti-inflamatórios, e antioxidantes, que neutralizam o efeito dos radicais livres. Além disso, bebidas feitas com sucos naturais e chá verde ajudarão a manter um bronzeado saudável.

Talvez você possa se interessar: Tomar chá verde todos os dias: o que acontece?

5. Use produtos aftersun

Hidratante para queimadura solar
Os produtos aftersun contêm substâncias que ajudam a combater os danos celulares causados ​​pela exposição ao sol.

Você não deve substituí-lo por um hidratante, pois este produto é indicado especificamente para acalmar, equilibrar, regenerar e hidratar a pele após o sol, além de ajudar a manter o bronzeado.

O aftersun é formulado para reparar os danos celulares causados ​​pela exposição ao sol. Ele equilibra, descongestiona, desinflama e ajuda a combater os radicais livres causados ​​pela radiação solar.

Graças ao seu poder hidratante, é possível evitar o ressecamento, tensão e descamação da pele, tão comuns no verão. Além disso, reduz a vermelhidão, alivia queimaduras e refresca a pele após um dia de exposição prolongada ao sol.

O aftersun prepara a pele para novas exposições ao sol, e é por isso que intensifica o bronzeado e evita a descamação.

Conclusão

Como vimos, a coisa mais importante a fazer para cuidar da sua pele, evitar queimaduras solares e obter um bronzeado agradável é aplicar filtro solar. Portanto, siga ao máximo as recomendações que mencionamos neste artigo e aproveite o próximo verão!

  • Kuritzky LA, Beecker J. Sunscreens. CMAJ. 2015;187(13):E419. doi:10.1503/cmaj.150258
  • Gilaberte, Y., & González, S. (2010). Novedades en fotoprotección. Actas Dermo-Sifiliográficas. https://doi.org/10.1016/j.ad.2010.04.003
  • Rifai K, Hornauer M, Buechinger R, et al. Efficiency of ocular UV protection by clear lenses. Biomed Opt Express. 2018;9(4):1948–1963. Published 2018 Mar 27. doi:10.1364/BOE.9.001948
  • Behar-Cohen F, Baillet G, de Ayguavives T, et al. Ultraviolet damage to the eye revisited: eye-sun protection factor (E-SPF®), a new ultraviolet protection label for eyewear. Clin Ophthalmol. 2014;8:87–104. doi:10.2147/OPTH.S46189
  • Meunier, L. (2012). Fotoprotección (interna y externa). EMC – Dermatología. https://doi.org/10.1016/s1761-2896(08)70355-8