Fortalecimento de tendões e ligamentos  do joelho

10 Dezembro, 2019
A gelatina é um excelente recurso para nutrir tendões e ligamentos, além de unhas, cabelos e pele. A urtiga é rica em silício, magnésio, potássio e clorofila, perfeita para fortalecer tendões e ligamentos do joelho.

Os problemas no joelho são muito comuns e podem ocorrer em qualquer idade, interferindo em muitas atividades. Existem alternativas que complementam o fortalecimento dos tendões e ligamentos do joelho de maneira saudável e natural, e assim poder desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo; quando estão em boa forma move-se de maneira suave e fácil, permitindo caminhar e correr sem problemas.

Se você tem desgaste nos joelhos e sofrer muita dor, então este artigo irá interessá-lo. Antes de mais nada,  você deve conhecer a função dos tendões e dos ligamentos:

  • Os tendões são tecidos fibrosos responsáveis pela união dos músculos aos ossos.
  • Os ligamentos, por outro lado, também são tecidos fibrosos, mas, neste caso, une os diferentes ossos e os mantém estáveis.

Segundo os especialistas das clínicas “Las Condes”, especializadas em traumatologia e ortopedia, quando a dor está localizada em um único joelho, as causas mais frequentes são geralmente problemas meniscais, tendinites, ou lesões na cartilagem. Em outras palavras, está associado a um esporte ou trauma específico.

Quando ambos doem, geralmente ocorre devido a problemas de mau alinhamento ou difusão patelar. É por isso que, se você sofre alguma dor constante ou muito forte na articulação, não hesite em consultar um especialista, porque nada do que propomos neste artigo é um tratamento em si.

Fortalecimento de tendões e ligamentos do joelho com exercício

Você deve saber que tendões e ligamentos também precisam de nutrição adequada, eles precisam das vitaminas e minerais necessários para que fiquem fortes. Descubra todos os dados importantes sobre este assunto para melhorar sua qualidade de vida.

Oferecemos suplementos nutricionais que podem ajudar a prevenir a degeneração de ligamentos e tendões e assim evitar lesões ou dores indesejadas.

Preparação rica em colágeno para fortalecimento de tendões e ligamentos do joelho

A gelatina é um excelente recurso para nutrir tendões e ligamentos, como demonstram alguns estudos. A gelatina neutra é a mais saudável das proteínas, já que dispõe de um maior índice da chamada “proteína colágena”. Além disso, este alimento também contribui para um melhor estado das unhas, cabelo e pele.

Você também pode querer ler : Como preparar um óleo medicinal de caiena para aliviar a dor nas articulações

Não hesite, vale a pena experimentar a receita que apresentamos abaixo:

Suco de abacaxi para o fortalecimento de articulações

O que eu preciso para fazer esta preparação?

  • Uma banana madura
  • O suco de uma laranja.
  • 40 g de geleia.
  • 60 g de mel

Preparação

  • Primeiro esprememos uma laranja e esmagamos a banana. O ideal é escolher uma banana bem madura, pois é quando ela nos fornece mais nutrientes.
  • Faça uma papinha macia e adicione duas colheres de sopa de mel.
  • Em seguida, começamos a preparar a geleia sem sabor. Dissolvemos primeiro com água e depois aquecemos em banho-maria, para que fique consistente. Além disso, também vamos aquecer o suco de laranja e depois adicionar a geleia aos poucos, para evitar grumos.
  • Agora escolhemos um molde adequado. Colocaremos a mistura anterior de gelatina e laranja e a poremos na geladeira. Esperamos entre ente 15 e 20 minutos para que coalhe.
  • Já está pronta? Retire o molde, coloque a gelatina em um prato e polvilhe sobre ela, o nosso purê à base de banana e mel. E aproveite esta delícia.

Além disso, você já sabe que a banana é um alimento natural muito energético, rico em proteínas e carboidratos perfeitos para revitalizar o corpo. Se também adicionarmos a vitamina C da laranja, obteremos um “coquetel medicinal”, que vale a pena comer pelo menos duas vezes por semana.

Batido com aveia, abacaxi e canela para fortalecer os tendões e ligamentos do joelho

Este é um milk shake rico em magnésio, silício, vitamina C e bromelina. O abacaxi é quem nos fornece esse último componente, a bromelina, que é ideal para combater a clássica inflamação, que geralmente é causada por problemas no joelho. É aconselhável tomá-lo todas as manhãs para melhorar seus efeitos.

Crianças bebendo vitamina

O que preciso para preparar meu batido com abacaxi e aveia?

  • 150 g aveia de cozimento rápido
  • 250 ml de água.
  • Suco de abacaxi.
  • Suco de laranja.
  • 40 g de mel
  • 7 g de canela em pó.
  • 40 g de amêndoas esmagadas.
  • Vamos começar a ferver a água e depois adicionar a aveia de cozimento rápido. Mexa com cuidado e deixe cozinhar. Em seguida, colocaremos no liquidificador o suco de abacaxi natural, o suco de laranja, o mel, a canela, as amêndoas esmagadas e aveia que cozinhamos.
  • Obtemos um batido homogêneo. Se você adicionar um ou dois cubos de gelo ficará ainda mais delicioso.

Suco de urtiga e limão

A urtiga é conhecida como um produto eficaz para tratar a gota, a principal forma de artrite e, graças ao seu conteúdo mineral pode ajudar a reconstruir a cartilagem. Juntamente com as propriedades do limão, esta bebida é uma opção interessante para ajudar a aumentar o fortalecimento dos ligamentos e tendões do joelho e do corpo em geral.

Do que eu preciso?

Preparo do suco de urtiga e limão para fortalecer os tendões e ligamentos do joelho

  • Vamos começar a ferver um litro de água. Em seguida, adicionamos 80 gramas de urtigas; esta pode ser fresca ou seca, não importa. Permita que chegue a ferver, e deixe descansar por cerca de 15 minutos.
  • Teremos que forçar a infusão e depois colocá-la em uma garrafa de vidro. Cobrimos e deixamos descansar por mais uma hora. Após esse período, já podemos beber o suco à temperatura ambiente.

Leia também: Como usar a urtiga e aproveitar ao máximo as suas propriedades

  • Adicione algumas gotas de limão e duas colheres de sopa de mel. O sabor é algo forte, mas com este adoçante natural será muito mais agradável e saudável. Lembre-se, tome esta infusão de urtigas e limão três vezes por semana e ajudará a melhorar os seus joelhos.

Com esses remédios simples seremos capazes de melhorar, em certa medida, a saúde de nossos tendões e ligamentos do joelho, além de conseguir que estes nos permitam realizar as atividades diárias sem ressentimento. Você deve sempre consultar um médico se essas dores forem muito persistentes e incômodas.