Formigamento na cabeça: 10 causas possíveis

Embora na maioria dos casos o formigamento na cabeça seja devido a causas que podem ser controladas com um estilo de vida melhor, esse sintoma também aparece em doenças graves. Por isso é importante estarmos atentos.
Formigamento na cabeça: 10 causas possíveis
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 09 agosto, 2022

O formigamento na cabeça é um sintoma muito comum, mas não deixa de ser incômodo. Na maioria dos casos, não é nada para se preocupar. No entanto, também não é algo que deve ser ignorado se ocorrer com frequência.

O mais comum é que o formigamento na cabeça aconteça apenas muito esporadicamente, e se dissipe em poucas horas. Quase sempre ele está relacionado a uma enxaqueca ou é um sintoma de estresse.

Existem doenças, como diabetes ou esclerose múltipla, que podem ter como sintoma o formigamento na cabeça. Por essa razão, essa sensação não deve ser negligenciada.

Características do formigamento na cabeça

O formigamento na cabeça é sentido como uma pequena sensação de pontadas ou cócegas no couro cabeludo, sem motivo aparente. Muitas vezes ele também acontece em outras áreas do rosto, como boca, língua, orelhas, etc.

Esse formigamento geralmente não é doloroso, e tem uma sensação parecida a um borbulhar. Às vezes causa um pouco de queimação ou coceira, e não é incomum que ele seja acompanhado por uma sensação de dormência.

O mais comum é que esse sintoma apareça de repente, dure pouco tempo e desapareça de uma hora para outra. No entanto, também é possível que ele se apresente como uma onda, começando com uma sensação leve, depois se tornando muito intensa e, por fim, diminuindo.

Possíveis causas de formigamento na cabeça

As causas do formigamento na cabeça podem ser muitas. Em geral, isso não deve ser motivo de preocupação, a menos que ocorra com muita frequência ou seja muito intenso.

1. Estresse e ansiedade

A ansiedade e o estresse são as causas mais comuns de formigamento na cabeça. Essa é a resposta do corpo e da mente a estímulos ameaçadores.

Nesses casos, o sintoma geralmente é acompanhado por uma sensação de aperto no peito, tontura, nó na garganta e formigamento em outras partes do corpo. Há também um sentimento psicológico de medo e preocupação.

A ansiedade causa formigamento na cabeça.
O estresse se manifesta em formas físicas variadas, como cefaleia, palpitações e formigamentos.

2. Problemas nas vértebras cervicais

A zona cervical pode ficar rígida, ou seja, contraída e tensa. As más posturas também geram esse efeito, e uma das consequências é o formigamento na cabeça.

Nesses casos também costuma haver dor ou pontadas na região do pescoço, cefaleia, tontura e vertigem. O formigamento pode se espalhar para os ombros.

3. Formigamento na cabeça devido à enxaqueca

A enxaqueca é uma doença muito comum, e outra condição que geralmente inclui formigamento na cabeça. Normalmente o formigamento aparece diante de uma forte dor de cabeça, sendo acompanhado por dormência craniana e facial. Também é comum que haja fotofobia e/ou distúrbios visuais.

4. Traumatismos

Lesões no crânio, especialmente as mais leves, geralmente causam formigamento na cabeça. Além disso, pode haver zumbido nos ouvidos, problemas de visão, tontura, falta de equilíbrio e até mesmo alteração do paladar. Se a lesão for muito severa, serão manifestados sintomas mais graves.

5. Doença de Lyme

A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgoferi, que entra no organismo através da picada do carrapato. Ele só é capaz de transmitir a doença se permanecer preso ao corpo por mais de 24 horas.

A doença provoca formigamento na cabeça, mãos e pés, além de calafrios, febre, dor de cabeça, mal-estar e rigidez no pescoço.

6. Herpes

Todos os tipos de herpes podem provocar formigamento na cabeça, mas é mais comum que seja uma reativação do vírus da varíola. É comum que o formigamento se transforme em queimação e dor.

Também pode te interessar: Herpes zoster

7. Problemas odontológicos

Alguns problemas odontológicos como pulpite, periodontite ou abscesso dentário geralmente causam formigamento na cabeça. Da mesma forma, é comum haver uma sensação de dormência na face e dor. Algo semelhante ocorre na disfunção da articulação temporomandibular.

8. Sinusite

A inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais, ou sinusite, geralmente causa formigamento na cabeça. Isso é resultado da irritação de alguns nervos da face. Também são manifestadas dor de cabeça, nariz entupido e rinite.

9.Diabetes

Na maioria das vezes, o diabetes causa uma sensação de formigamento nas extremidades. No entanto, como essa doença também pode causar danos nos nervos do rosto e da cabeça, o formigamento nessas áreas também não é incomum.

10. Esclerose Múltipla

A sensação de formigamento na cabeça é um dos sintomas típicos da esclerose múltipla. Esta é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso. Além do formigamento, geralmente há fraqueza muscular, falta de coordenação nos movimentos, tontura e perda de memória.

Esclerose múltipla com formigamento na cabeça.
Os pacientes com escleroses múltipla exigem um tratamento multidisciplinar. O formigamento é somente parte do quadro.

O que fazer diante de um formigamento na cabeça?

As medidas a serem tomadas dependem do fator que causa o formigamento na cabeça. Se o sintoma aparecer com certa frequência, é conveniente reduzir o consumo de açúcares e cafeína. De qualquer forma, a recorrência é algo a se verificar com o médico.

Se o formigamento na cabeça estiver acompanhado de outros sintomas como paralisia parcial ou total da face e formigamento em outras partes do corpo, é indicado comunicar isso ao médico o quanto antes.

Se a sensação durar mais de três dias, um profissional também deve ser consultado. Em caso de presença de problemas nos dentes, é recomendável ir ao dentista para realizar um tratamento.

A prática regular de exercício, uma dieta saudável e a manutenção de posturas adequadas ao sentar, ficar em pé e dormir são medidas que evitam um formigamento incômodo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.