4 remédios para acalmar a sinusite

11 Março, 2020
Você sofre com a sinusite e seus sintomas? Hoje, compartilharemos algumas soluções naturais para enfrentar este problema.

A sinusite é uma doença que se enquadra nas infecções respiratórias superiores e causa uma inflamação dos seios da face. A dor e o desconforto que ela provoca fazem com que seja necessário buscar alternativas naturais que complementem os tratamentos usuais para acalmar a sinusite.

Embora possamos utilizar alguns complementos aos medicamentos, é necessário consultar um médico se os sintomas persistirem e não mostrarem sinais de que irão desaparecer. A razão? Esta doença pode se agravar e causar problemas maiores.

Como acalmar a sinusite com remédios caseiros

Esta infecção do trato respiratório pode ser aguda, crônica ou recorrente. Geralmente, é acompanhada por febre, quando dura mais de cinco dias, e tosse (principalmente durante a noite). Além disso, pode causar hipertrofia na mucosa nasal quando esse problema começa a ocorrer em crianças.

Por isso, aplicar o tratamento adequado o mais cedo possível garantirá o controle dos sintomas e evitará complicações. Além das recomendações médicas, o uso desses remédios vai favorecer a recuperação.

1. Inalação de vapores

Jovem fazendo inalação de vapores.
Os vapores ajudam a remover a mucosidade acumulada. Se adicionarmos essências, podemos tirar proveito das suas propriedades anti-inflamatórias.

A inalação de vapores é um remédio caseiro bastante eficaz para acalmar a sinusite. Podemos realizar a inalação dos vapores adicionando ervas como hortelã ou camomila, como indicam alguns estudos.

Este remédio permite abrir as fossas nasais, limpando-as e aliviando a dor causada pela inflamação dos seios paranasais. Também permite que seja muito mais fácil expelir a secreção mucosa presente no nariz, que impede a respiração correta. Para fazer isso, siga estes passos:

  • Coloque água para ferver, com camomila ou alguma outra erva.
  • Quando ferver, desligue o fogo.
  • Coloque uma toalha sobre a cabeça e se aproxime da água.
  • Respire os vapores por alguns minutos.

Leia também:  Você tem congestão nasal? Diga adeus com estes 7 remédios com plantas

2. Soluções salinas para acalmar a sinusite

Outra maneira de acalmar a sinusite e perceber uma grande melhora é usar soluções salinas. Estes são produtos que permitem a introdução de soro ou água salgada nas narinas, o que permite que o muco acumulado seja expelido de maneira muito mais fácil.

Além disso, esse remédio também evita a formação de crostas e reduz a dor. Recomenda-se aplicar esse tipo de remédio no máximo três vezes ao dia: manhã, tarde e noite. Após a sua aplicação, deixe agir por alguns segundos e assoe o nariz para expelir o muco.

3. Compressas de água quente

Mulher com sintomas de sinusite
As compressas podem ajudar a atenuar a dor pois melhoram o fluxo sanguíneo.

A água quente tem uma propriedade fundamental: é capaz de favorecer o fluxo sanguíneo na área em que é aplicada. A melhor maneira de fazer isso é embeber uma compressa em água quente e aplicá-la por pelo menos cinco minutos na região do nariz.

Esta solução para acalmar a sinusite reduzirá os sintomas e vai proporcionar uma grande melhora. Se você estiver sentindo dores de cabeça, o uso dessas compressas também pode ajudar a atenuar a dor. Para que surta efeito, é aconselhável fazer uso deste remédio várias vezes ao dia.

  • Coloque água para ferver.
  • Se quiser, você pode aproveitar a água com camomila usada para produzir os vapores.
  • Embeba uma compressa nessa água.
  • Depois disso, remova o excesso e aplique na área afetada por cerca de quinze minutos.

Você pode gostar de ler:  Como tratar a sinusite com remédios naturais

4. Evite certos alimentos

Talvez você não saiba disso, mas certos alimentos podem favorecer a presença de muco, algo totalmente contraproducente em caso de sinusite. Por isso, é importante fazer uma mudança na dieta durante esses dias para se sentir melhor.

Todos nós costumamos consumir leite de vaca, e isso pode ser bastante prejudicial para a evolução da sinusite, principalmente no caso de crianças. Enquanto durarem os sintomas, é essencial eliminar completamente este alimento e seus derivados da dieta.

Finalmente …

Esperamos que esses remédios para acalmar a sinusite façam você se sentir melhor. Também recomendamos que sempre siga as orientações do seu médico. Em algumas ocasiões, ele pode recomendar que você tome medicamentos específicos para o controle dos sintomas da doença.

Você já teve sinusite alguma vez?

 

  • Albañil Ballesteros, M. R., Calvo, C., Hernando Helguero, P., Martínez Campos, L., & Domínguez Aurrecoechea, B.. (2014). Diagnóstico y manejo de la sinusitis: actitudes de los pediatras. Pediatría Atención Primaria16(61), 23-33.
  • Martínez Campos, L., Albañil Ballesteros, R., Flor Bru, J. de la, Piñeiro Pérez, R., Cervera, J., Baquero Artigao, F., Alfayate Miguélez, S., Moraga Llop, F., Cilleruelo Ortega, M. J., & Calvo Rey, C.. (2013). Documento de consenso sobre etiología, diagnóstico y tratamiento de la sinusitis. Pediatría Atención Primaria15(59), 203-218.
  • Martínez Rubio, A.. (2015). Leche de vaca. Consumo en la infancia: controversias y evidencias. Pediatría Atención Primaria17(Supl. 24), 25-29. Recuperado en 15 de marzo de 2019, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322015000200004&lng=es&tlng=es.