"Flygande Jacob": o prato sueco que está na boca de todos
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O Flygande Jacob pode ser preparado em casa de forma simples, conseguindo assim um prato saudável e com bom valor nutricional. Esta receita de origem sueca espalhou-se por outros países devido às suas excelentes características organolépticas. Apesar do seu conteúdo energético, pode ser incluído no contexto de uma alimentação saudável.
Receita de “Flygande Jacob”
Antes de começar, é preciso ressaltar que, na hora de incluir os molhos nas preparações, é sempre importante garantir que sejam preparados em casa.
Os de origem industrial podem conter grandes quantidades de açúcares simples ou aditivos, elementos que pioram o funcionamento do organismo ao longo dos anos. Continue lendo e descubra como preparar seu próprio Flygande Jacob!
Ingredientes
Se você deseja preparar um delicioso Flygande Jacob, precisará dos seguintes produtos:
- 4 coxas ou filés de frango
- 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
- 1/2 colher de chá de sal
- 150g de bacon
- 2 bananas
- 550 mililitros de creme de leite
- 7 colheres de sopa de molho picante
- 400 gramas de arroz branco
- 200 gramas de amendoim
- Pimenta preta moída na hora
Passo a passo
- Pré-aqueça o forno a 225 graus Celsius.
- Em seguida, corte o frango em tiras finas enquanto o azeite é aquecido em uma frigideira em fogo médio.
- Doure o frango dos dois lados por cerca de 5 minutos e adicione metade do sal e da pimenta a gosto.
- Coloque o frango em uma assadeira.
- Na mesma panela em que cozinhou o frango, doure o bacon por cerca de 3 minutos, mexendo para não grudar ou queimar.
- Quando estiver pronto, adicione-o à panela com o frango.
- Para continuar, corte as bananas em rodelas, introduzindo-as também no recipiente.
- Separadamente, misture o creme com o molho de pimenta. Adicione o restante do sal e um pouco de pimenta.
- Despeje o molho sobre o frango.
- Asse esta preparação por cerca de 20 minutos e, na hora de servir, polvilhe o amendoim picado por cima. Recomenda-se apresentar o prato com um acompanhamento de arroz.
Descubra: 3 ideias para rechear omeletes
Benefícios do “Flygande Jacob”
A inclusão do Flygande Jacob no contexto de uma alimentação variada e equilibrada pode gerar uma série de benefícios para a saúde. É um prato completo do ponto de vista nutricional, embora também seja bastante energético.
Será decisivo garantir que a dieta seja equilibrada para evitar ganhos de peso que possam condicionar o bom funcionamento do organismo.
Em primeiro lugar, devemos falar sobre o teor de proteína deste prato. São proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais e com boa pontuação em termos de digestibilidade. De acordo com um estudo publicado na revista Annals of Nutrition & Metabolism, é necessário atingir uma ingestão de pelo menos 0,8 gramas de proteína por quilo de peso por dia em pessoas sedentárias para evitar a perda muscular.
Além disso, esta receita contém capsaicina em seu interior, substância que causa o sabor picante e que pode estimular a perda de peso. Isso é confirmado por pesquisas publicadas no International Journal of Food Sciences and Nutrition. Este elemento consegue aumentar ligeiramente a temperatura corporal, o que se traduz em maior gasto energético.
Além disso, deve-se notar que o prato também fornece certos minerais essenciais, incluindo potássio. O referido elemento mostrou-se capaz de exercer um efeito antagônico ao do sódio em termos de modulação da pressão sanguínea. Por esse motivo, pode ser positivo para reduzir o risco cardiovascular em pessoas com certa predisposição genética.
Veja: Como deve ser a dieta para pacientes com hérnia de hiato?
Prepare “Flygande Jacob” em casa
Como você viu, é possível preparar Flygande Jacob em casa de forma simples, obtendo um resultado excepcional. É um prato com boas características organolépticas e um nível nutricional muito completo. Acima de tudo, é indicado na dieta de atletas, pois ajudará a satisfazer as necessidades de proteínas de alto valor biológico, elementos-chave para eles.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Richter, M., Baerlocher, K., Bauer, J. M., Elmadfa, I., Heseker, H., Leschik-Bonnet, E., Stangl, G., Volkert, D., Stehle, P., & on behalf of the German Nutrition Society (DGE) (2019). Revised Reference Values for the Intake of Protein. Annals of nutrition & metabolism, 74(3), 242–250. https://doi.org/10.1159/000499374
- Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition, 68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
- Filippini, T., Naska, A., Kasdagli, M. I., Torres, D., Lopes, C., Carvalho, C., Moreira, P., Malavolti, M., Orsini, N., Whelton, P. K., & Vinceti, M. (2020). Potassium Intake and Blood Pressure: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Journal of the American Heart Association, 9(12), e015719. https://doi.org/10.1161/JAHA.119.015719
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.