Fibrose pulmonar: como ela é tratada e como obter alívio

Essas recomendações podem ajudá-lo a melhorar a fibrose pulmonar e complementar seu tratamento médico, mas você nunca deve substituí-lo ou fazer alterações sem antes consultar um especialista.
Fibrose pulmonar: como ela é tratada e como obter alívio

Última atualização: 01 fevereiro, 2022

A fibrose pulmonar é uma doença na qual o tecido pulmonar é danificado e ocorrem cicatrizes. Isso faz com que os pulmões não funcionem adequadamente e a respiração se torne cada vez mais difícil. Esta condição geralmente afeta adultos de meia-idade e idosos em maior extensão.

Sem dúvida, é uma patologia grave que pode limitar o cotidiano de quem a sofre, em muitos aspectos. Quanto ao seu tratamento, uma das primeiras medidas é erradicar o fator que a desencadeia, além do consumo de determinados medicamentos. Você quer saber mais sobre isso? Não deixe de ler este artigo e descubra qual é o tratamento e como aliviar os sintomas.

Causas da fibrose pulmonar

A fibrose pulmonar surge quando nossos alvéolos, aquelas pequenas bolsas nos pulmões responsáveis pela troca de ar e sangue respirados, tornam-se fibrosas e rígidas até formar uma espécie de cicatriz.

Fadiga

Quando isso acontece, é difícil para eles desempenharem suas funções, então a respiração torna-se difícil e uma sensação recorrente de cansaço é experimentada. Tudo isso afeta a qualidade de vida e o desempenho das atividades diárias cai consideravelmente.

Quanto às suas causas, a curiosa realidade desta doença é que não são totalmente esclarecidas, razão pela qual também é chamada de “fibrose pulmonar idiopática”, como aponta uma publicação de Archivos de Bronconeumología. Mesmo assim, existem alguns fatores que podem determinar isso:

  • Exposição a determinados materiais, como gases, fumaça, chumbo, latão, madeira de pinho, serragem, pó de carvão, amianto, radiação, pó de sílica, fezes de alguns pássaros e fumaça de cigarro. Mesmo nossos edredons e almofadas de penas ou penugem podem causar isso se formos sensíveis a eles e se a exposição for muito contínua ao longo do tempo.
  • Alguns medicamentos, incluindo bleomicina, amiodarona, quimioterapia, entre outros.
  • Doenças, como lúpus e artrite reumatóide.

Sintomas de fibrose pulmonar

A gravidade e a evolução dos sintomas podem variar dependendo do caso. No entanto, vale a pena estar atento a qualquer sinal de alarme que nos alerte para a presença desta condição pulmonar. De acordo com a Clínica Mayo, os sintomas mais comuns incluem o seguinte:

  • Dor muscular.
  • Dificuldade para respirar.
  • Tosse seca.
  • Fadiga.
  • Perda de peso sem motivo aparente.
  • Baqueteamento digital (alargamento e arredondamento das pontas dos dedos).

Será, portanto, o médico que, após um exame completo através de radiografias, broncoscopia e provas de função pulmonar, determinará o diagnóstico correto e o tratamento posterior. No entanto, podemos complementá-lo com alguns remédios caseiros que podem ajudar a melhorar o desconforto.

Como melhorar a fibrose pulmonar?

alho-cuida-da-nossa-saúde
Recomenda-se comer um pequeno pedaço de alho pela manhã, pois é muito saudável e nos ajudará a começar o dia da melhor maneira.

Como mencionamos, cansaço, exaustão, falta de ar, perda de peso sem causa aparente; Estes são todos os sintomas de fibrose pulmonar. Daí a necessidade de uma intervenção precoce para mitigar seu progresso e assim nos permitir obter uma qualidade de vida adequada.

A seguir, damos-lhe uma série de recomendações naturais para acompanhar o seu tratamento médico, sempre indispensável. Nunca é demais saber como completá-lo de maneira natural através de uma dieta adequada e indicações corretas, para permitir que você lide mais facilmente com esta doença.

As pequenas mudanças que podemos fazer em nossa dieta, sempre visando encontrar nutrientes e limpar nosso corpo, nos ajudarão a complementar a intervenção médica e ter uma melhor qualidade de vida. Embora, é claro, essas mudanças não garantam a recuperação ou equiparem o tratamento médico.

Embora o dano aos pulmões seja irreversível, de acordo com um artigo da American Lung Association, essas recomendações podem ajudar a aliviar os sintomas da fibrose pulmonar:

  • Coma uma dieta pobre em sódio, açúcar, gordura saturada e gordura trans.
  • Coma principalmente carnes magras e peixes, frutas, grãos integrais, feijão, legumes e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Mantenha um peso saudável.
  • Reduza as porções de alimentos para evitar ficar muito cheio, pois isso pode dificultar ainda mais a respiração.
  • Fique hidratado.

O que você deve levar em consideração?

Doces com muito açúcar (pode substituir a sua dose de açúcar por mel), leite de vaca, carne vermelha, enchidos, álcool...

Na fibrose pulmonar é fundamental seguir as orientações do médico. É claro que alguns hábitos, como fumar, terão que ser erradicados. Além disso, recomenda-se levar um estilo de vida saudável, o que inclui uma dieta equilibrada e exercícios. Isso também ajudará a gerenciar o estresse.

Por fim, em termos de alimentação, não podemos esquecer de ter a opinião de um nutricionista para fazer mudanças na nossa alimentação, principalmente se estivermos perdendo peso. No entanto, lembre-se de se proteger de infecções respiratórias que podem piorar a condição.

This might interest you...
Doença pulmonar obstrutiva crônica e álcool: existe relação?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Doença pulmonar obstrutiva crônica e álcool: existe relação?

A doença pulmonar obstrutiva crônica ocorre devido à obstrução ao fluxo de ar, e o consumo de álcool pode agravá-la.