Faça um teste de gravidez se você ver esses 7 sinais

A suspeita de gravidez é confirmada com um exame de sangue ou urina. Esses exames ajudam a esclarecer dúvidas e, em caso positivo, se deve iniciar o controle pré-natal quanto antes.
Faça um teste de gravidez se você ver esses 7 sinais

Última atualização: 28 janeiro, 2022

Um teste de gravidez detecta no organismo a presença do hormônio gonadotrofina crônica humana (HCG) produzido pela placenta, cujos níveis aumentam após a implantação do óvulo.

Isso é explicado pela publicação Diagnóstico da Gravidez, ressaltando que os resultados dos exames, na urina ou no sangue, são precisos desde que sejam realizados na expectativa da menstruação ou logo após o seu atraso.

Em mulheres com atividade sexual, alguns sinais alertam sobre a possível gravidez. Nas farmácias e supermercados, você consegue o teste caseiro que usa a urina. Mas o melhor é o exame de sangue. Mostraremos como ambos funcionam.

Tipos de teste de gravidez

Teste de gravidez de fluxo aquoso com sangue.
O teste de gravidez caseiro é geralmente a primeira confirmação da gravidez.

Sem ter que ir a um laboratório, você pode tirar uma amostra de urina e descobrir se está grávida. É um dispositivo de fácil acesso nas lojas, projetado com uma tira absorvente sensível ao hormônio HCG. É aconselhável aguardar até o primeiro dia de atraso da regra, para minimizar a margem de erro. Antes disso, é provável que você obtenha um falso negativo.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos indica em um artigo que os exames de sangue são qualitativos e quantitativos. O primeiro mede se há ou não o hormônio HCG no sangue e o segundo também calcula sua concentração no corpo.

Para o teste de gravidez de sangue, a sugestão é colher a amostra pelo menos uma semana ou 10 dias após o término da ovulação. Se você está pensando em engravidar, contar os dias e fazer um exame tira suas dúvidas para começar logo o controle pré-natal.

É assim que funciona um teste de gravidez

Dependendo da marca do teste, o processo varia. É importante ler e seguir as instruções do fabricante. Alguns pedem para urinar em um recipiente, com uma espécie de pipeta de plástico para sugar algumas gotas e esvaziá-las na banda química. Outros pedem para urinar diretamente no produto.

De qualquer forma, após alguns minutos, busca-se uma coloração para o resultado. Duas linhas vermelhas paralelas significam positivo. Apenas uma é negativo. É conveniente aproveitar a primeira urina do dia. Da mesma forma, existem testes que, em vez de listras, anunciam o positivo com uma palavra ou um sinal.

Caso prefira ir ao laboratório, o bioanalista retira a amostra de sangue com uma seringa, transfere para um tubo e segue para a análise. Para este teste, você não precisa jejuar.

Quais são os sinais para fazer um teste de gravidez?

O vômito de acordo com a cor fornece muitas informações
A náusea é um dos primeiros sinais de gravidez.

Os sintomas da gravidez não são estritamente os mesmos. A amenorreia, ou ausência do período, é a que mais destaca. No entanto, quando esta fase se inicia, um ligeiro sangramento correspondente à implantação do óvulo não é motivo de preocupação, indica a revista Reprodução Assistida ORG. Uma vez que a gravidez progride, é importante consultar um médico.

Embora isso não signifique necessariamente que você está esperando um bebê, constipação, cólicas, mudanças de humor e escurecimento ao redor dos mamilos são considerados sinais de gravidez, juntamente com o seguinte.

1. Vômitos ou náuseas

Dentro de um mês após a gravidez, você pode sentir náuseas e vômitos. Não há tempo específico para senti-los. Esse sentimento de nojo é atribuído a alterações hormonais, estresse e baixos níveis de açúcar no sangue.

2. Fadiga

O aumento da progesterona e a velocidade com que o metabolismo funciona produz cansaço ou fadiga, o que leva à sonolência ao longo do dia. Na verdade, essa fadiga costuma ser muito pronunciada e, por isso, as grávidas tendem a adormecer em qualquer posição e lugar.

3. Abdômen inchado

Semelhante à TPM, é provável que o abdômen inche nas primeiras semanas de gravidez. Observe, então, que a barriga inchada pode ser um sintoma de gravidez.

4. Desejos ou aversão a certos alimentos

A sensibilidade aumenta durante a gestação. Assim como você tende a gostar de alguns alimentos e cheiros, também tende a não gostar de outros. Mais uma vez, a raiz está na transformação hormonal.

5. Dor mamária e aumento dos seios

Algum desconforto afeta os seios no início da gravidez: você percebe mais dor e eles crescem um pouco, à medida que se preparam para a próxima lactação. Não se preocupe, o corpo se adapta.

6. Micção constante

Fazer xixi em um dia mais vezes do que o habitual também é uma pista. Isso ocorre porque os rins processam fluido extra porque há mais sangue em seu corpo.

7. Congestão nasal

Por mais estranho que pareça, sentir o nariz entupido ou com excesso de muco é um sinal comum em gestantes. Esta condição ocorre quando as membranas mucosas incham e secam devido ao aumento dos hormônios e ao aumento da produção de sangue.

Teste de gravidez: é confiável?

Contanto que você siga os passos corretamente e o faça nos dias certos, os resultados de um teste de gravidez caseiro tendem a ser até 99% confiáveis. Obviamente, a confiabilidade do exame de sangue é preferida pela maioria das mulheres.

Aguarde alguns dias de atraso menstrual, dando chance de a concentração hormonal ser maior. Uma vez com o resultado positivo, solicite atendimento ginecológico para corroborar com exame físico e ecografia que a gravidez está progredindo como deveria.

Pode interessar a você...
Diferenças entre os sintomas da TPM e a gravidez
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Diferenças entre os sintomas da TPM e a gravidez

A TPM e a gravidez compartilham muitos sintomas, por isso pode ser difícil diferenciá-las. Aprenda mais nesse artigo.