Faça um teste de gravidez se você ver esses 7 sinais

A suspeita de gravidez é confirmada com um exame de sangue ou urina. Esses exames ajudam a esclarecer dúvidas e, em caso positivo, se deve iniciar o controle pré-natal quanto antes.
Faça um teste de gravidez se você ver esses 7 sinais

Última atualização: 19 julho, 2022

Um teste de gravidez detecta no organismo a presença do hormônio gonadotrofina crônica humana (HCG) produzido pela placenta, cujos níveis aumentam após a implantação do óvulo.

Isso é explicado pela publicação Diagnóstico da Gravidez, ressaltando que os resultados dos exames, na urina ou no sangue, são precisos desde que sejam realizados na expectativa da menstruação ou logo após o seu atraso.

Em mulheres com atividade sexual, alguns sinais alertam sobre a possível gravidez. Nas farmácias e supermercados, você consegue o teste caseiro que usa a urina. Mas o melhor é o exame de sangue. Mostraremos como ambos funcionam.

Tipos de teste de gravidez

Teste de gravidez de fluxo aquoso com sangue.
O teste de gravidez caseiro é geralmente a primeira confirmação da gravidez.

Sem ter que ir a um laboratório, você pode tirar uma amostra de urina e descobrir se está grávida. É um dispositivo de fácil acesso nas lojas, projetado com uma tira absorvente sensível ao hormônio HCG. É aconselhável aguardar até o primeiro dia de atraso da regra, para minimizar a margem de erro. Antes disso, é provável que você obtenha um falso negativo.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos indica em um artigo que os exames de sangue são qualitativos e quantitativos. O primeiro mede se há ou não o hormônio HCG no sangue e o segundo também calcula sua concentração no corpo.

Para o teste de gravidez de sangue, a sugestão é colher a amostra pelo menos uma semana ou 10 dias após o término da ovulação. Se você está pensando em engravidar, contar os dias e fazer um exame tira suas dúvidas para começar logo o controle pré-natal.

É assim que funciona um teste de gravidez

Dependendo da marca do teste, o processo varia. É importante ler e seguir as instruções do fabricante. Alguns pedem para urinar em um recipiente, com uma espécie de pipeta de plástico para sugar algumas gotas e esvaziá-las na banda química. Outros pedem para urinar diretamente no produto.

De qualquer forma, após alguns minutos, busca-se uma coloração para o resultado. Duas linhas vermelhas paralelas significam positivo. Apenas uma é negativo. É conveniente aproveitar a primeira urina do dia. Da mesma forma, existem testes que, em vez de listras, anunciam o positivo com uma palavra ou um sinal.

Caso prefira ir ao laboratório, o bioanalista retira a amostra de sangue com uma seringa, transfere para um tubo e segue para a análise. Para este teste, você não precisa jejuar.

Quais são os sinais para fazer um teste de gravidez?

O vômito de acordo com a cor fornece muitas informações
A náusea é um dos primeiros sinais de gravidez.

Os sintomas da gravidez não são estritamente os mesmos. A amenorreia, ou ausência do período, é a que mais destaca. No entanto, quando esta fase se inicia, um ligeiro sangramento correspondente à implantação do óvulo não é motivo de preocupação, indica a revista Reprodução Assistida ORG. Uma vez que a gravidez progride, é importante consultar um médico.

Embora isso não signifique necessariamente que você está esperando um bebê, constipação, cólicas, mudanças de humor e escurecimento ao redor dos mamilos são considerados sinais de gravidez, juntamente com o seguinte.

1. Vômitos ou náuseas

Dentro de um mês após a gravidez, você pode sentir náuseas e vômitos. Não há tempo específico para senti-los. Esse sentimento de nojo é atribuído a alterações hormonais, estresse e baixos níveis de açúcar no sangue.

2. Fadiga

O aumento da progesterona e a velocidade com que o metabolismo funciona produz cansaço ou fadiga, o que leva à sonolência ao longo do dia. Na verdade, essa fadiga costuma ser muito pronunciada e, por isso, as grávidas tendem a adormecer em qualquer posição e lugar.

3. Abdômen inchado

Semelhante à TPM, é provável que o abdômen inche nas primeiras semanas de gravidez. Observe, então, que a barriga inchada pode ser um sintoma de gravidez.

4. Desejos ou aversão a certos alimentos

A sensibilidade aumenta durante a gestação. Assim como você tende a gostar de alguns alimentos e cheiros, também tende a não gostar de outros. Mais uma vez, a raiz está na transformação hormonal.

5. Dor mamária e aumento dos seios

Algum desconforto afeta os seios no início da gravidez: você percebe mais dor e eles crescem um pouco, à medida que se preparam para a próxima lactação. Não se preocupe, o corpo se adapta.

6. Micção constante

Fazer xixi em um dia mais vezes do que o habitual também é uma pista. Isso ocorre porque os rins processam fluido extra porque há mais sangue em seu corpo.

7. Congestão nasal

Por mais estranho que pareça, sentir o nariz entupido ou com excesso de muco é um sinal comum em gestantes. Esta condição ocorre quando as membranas mucosas incham e secam devido ao aumento dos hormônios e ao aumento da produção de sangue.

Teste de gravidez: é confiável?

Contanto que você siga os passos corretamente e o faça nos dias certos, os resultados de um teste de gravidez caseiro tendem a ser até 99% confiáveis. Obviamente, a confiabilidade do exame de sangue é preferida pela maioria das mulheres.

Aguarde alguns dias de atraso menstrual, dando chance de a concentração hormonal ser maior. Uma vez com o resultado positivo, solicite atendimento ginecológico para corroborar com exame físico e ecografia que a gravidez está progredindo como deveria.

Pode interessar a você...
Diferenças entre os sintomas da TPM e a gravidez
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Diferenças entre os sintomas da TPM e a gravidez

A TPM e a gravidez compartilham muitos sintomas, por isso pode ser difícil diferenciá-las. Aprenda mais nesse artigo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.