Posso tomar bicarbonato de sódio durante a gravidez?

O bicarbonato de sódio é capaz de reduzir a azia, tratar úlceras bucais e diminuir dores de garganta leves, mas pode ser tomado durante a gravidez? Mostraremos a recomendação dos especialistas.
Posso tomar bicarbonato de sódio durante a gravidez?

Última atualização: 01 janeiro, 2022

As mulheres grávidas muitas vezes têm dúvidas sobre os alimentos e medicamentos que podem consumir, especialmente quando experimentam doenças comuns na gravidez, como azia e refluxo. O bicarbonato de sódio, por sua vez, é conhecido como uma alternativa natural para acalmar o refluxo ácido estomacal, mas pode ser tomado durante a gravidez?

Um estudo publicado no Journal of Medical Toxicology mostrou que o bicarbonato é um antiácido capaz de neutralizar a acidez do suco gástrico e, portanto, melhorar os sintomas de azia. Mostramos o que é, quais são os seus benefícios e se corre algum risco ao utilizá-lo durante a gravidez.

O que é bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um composto cristalino branco com um sabor ligeiramente alcalino. Encontra-se na natureza, dissolvido em nascentes de água mineral e as suas utilizações são tão variadas que vão desde a cozinha à limpeza e higiene pessoal.

O sal de Vichy, como também é conhecido, pode atuar como um antiácido, como um antiséptico que trata úlceras bucais e como um analgésico que reduz dores de garganta leves. Da mesma forma, é amplamente utilizado por atletas que buscam melhorar seu desempenho durante uma sessão de treinamento intenso.

Bicarbonato de sódio em pó.
Os usos do bicarbonato são variados, desde tratar azia até limpar a casa.

Benefícios e vantagens de usá-lo

De acordo com pesquisas publicadas no Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine, tomar bicarbonato de sódio durante o trabalho de parto aumenta suas chances de ter um parto vaginal. Isso em relação à possibilidade de acabar em cesárea não programada, seja por motivos obstétricos crônicos ou de urgência.

O estudo foi realizado em 300 mulheres, e 200 delas receberam oxitocina para acelerar as contrações. Os outros 100 receberam ocitocina e bicarbonato de sódio.

Estas últimas tinham 17% mais chances de ter parto vaginal. Isso porque o bicarbonato pode controlar a acidez do útero, facilitando o parto natural. Os mecanismos intrínsecos desse processo não são claros.

Os profissionais recomendam o bicarbonato de sódio durante a gravidez?

Apesar do exposto, os profissionais não recomendam tomar bicarbonato de sódio durante a gravidez ou amamentação. A razão é que não existem evidências científicas suficientes para descartar seus possíveis riscos à saúde da mãe e do bebê.

Isso inclui o consumo de antiácidos que contenham bicarbonato, pois podem causar acúmulo de líquidos e seriam capazes de aumentar a pressão arterial devido ao alto teor de sódio. Lembre-se de que a hipertensão associada à gravidez é grave e pode desencadear a pré-eclâmpsia, uma condição que coloca em risco a vida do feto.

Desvantagens de usá-lo durante a gravidez

Como vimos, o bicarbonato de sódio não é uma opção recomendada durante a gravidez. Na verdade, ele tem uma série de desvantagens ou efeitos colaterais que podem ser listados abaixo:

  • Aumenta a pressão arterial e promove a retenção de líquidos: o bicarbonato de sódio contém sal, que pode aumentar a pressão arterial e causar muitos problemas de saúde para o bebê e a mãe. O sal, entre outras coisas, pode causar retenção de líquidos nas pernas, pés e mãos. São edemas, capazes de desacelerar a circulação e reduzir o fornecimento de oxigênio aos tecidos.
  • Desconforto gástrico: Este composto também é conhecido por ser a causa de desconforto gástrico, como dores, gases e cólicas. Da mesma forma, pode causar um aumento da sensação de sede.
  • Interação medicamentosa: o sal de Vichy pode ser prejudicial se tomado com certos medicamentos. É o caso dos antifúngicos, das preparações de cálcio e dos sais de lítio. Deve-se considerar também que a redução da acidez estomacal, se não controlada, leva à menor incorporação de certos princípios ativos e nutrientes no momento da digestão.
Azia na gravidez e dores abdominais.
A acidez da gravidez é esperada pelas alterações internas dos órgãos. A dieta é a melhor forma de controlar o sintoma.

O que lembrar sobre a ingestão de bicarbonato de sódio durante a gravidez?

Embora o bicarbonato de sódio seja um composto comumente usado, você deve restringi-lo durante a gravidez e a amamentação. Especialistas afirmam que não há evidências suficientes para sustentar seu consumo e descartar seus riscos, entre os quais o aumento da pressão arterial, desconforto gástrico e interferência em um número significativo de medicamentos.

No entanto, uma investigação relacionou seu consumo a um aumento nas chances de parto normal. Apesar disso, sua ingestão deve ser sempre controlada por um profissional.

This might interest you...
Benefícios do bicarbonato de sódio durante o exercício
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Benefícios do bicarbonato de sódio durante o exercício

O bicarbonato de sódio durante os exercícios pode ajudar a emagrecer? Sim, pode favorecer a perda de peso direta e indiretamente. Veja porquê.