Experimente essa receita de ovos de chocolate caseiros
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
Os ovos de chocolate são deliciosos. É uma das preparações mais típicas da Páscoa. Embora não sejam ideais para o consumo diário, devido ao seu alto teor de açúcar, não fará mal incluí-los na dieta esporadicamente.
Agora, é melhor prepará-los em casa. Assim, os ingredientes utilizados são controlados e um resultado com melhor sabor final pode ser alcançado.
Como preparar ovos de chocolate em casa?
Durante a Semana Santa e a Páscoa, costuma ser tradição fazer diferentes tipos de receitas, como os ovos de chocolate.
Os ovos de chocolate pode ser consumidos sem problemas, desde que se promovam outros bons hábitos. Os ovos de chocolate preparados em casa devam ter prioridade sobre os industrializados.
É melhor usar um chocolate que tenha pelo menos 50-55% de cacau. Agora, se você gosta de variedades com maior teor de cacau, eles também podem ser usados sem problema. Claro, no máximo você tem que usar um com 85% de cacau, caso contrário os ovos podem ficar excessivamente amargos.
Ingredientes
Se você quiser preparar alguns deliciosos ovos de chocolate, precisará dos seguintes ingredientes:
- Chocolate com 50-55% de cacau
- Moldes em forma de ovo e um pincel de cozinha
- Oleaginosas para o recheio
Passo a passo
- Derreta o chocolate com cuidado, para que o resultado final seja bom. É melhor fazê-lo aos poucos em banho-maria, embora também haja a opção de usar o micro-ondas. Neste caso, coloque o próprio chocolate em um recipiente de vidro e aqueça-o rapidamente, retirando o recipiente a cada poucos segundos para mexer e evitar que queime.
- Para obter os melhores resultados, é melhor começar por picar o chocolate em uma panela e depois colocá-lo em banho-maria. A água nunca deve exceder uma temperatura de 60 graus Celsius. Da mesma forma, é aconselhável mexer o chocolate aos poucos com uma espátula de cozinha. Depois, terá que ser usado imediatamente, pois logo endurecerá.
- Quando o chocolate estiver pronto, pegue os moldes em forma de ovo e pincele o interior deles com chocolate.
- Quando a primeira camada endurecer, proceda da mesma forma novamente para gerar outra camada por cima. O objetivo é obter um resultado final espesso que não quebre facilmente.
- Quando os ovos de chocolate tiverem a forma e a espessura corretas, coloque-os na geladeira por pelo menos algumas horas para esfriar bem e obter uma textura ideal.
- Depois de algum tempo, desenforme os ovos e haverá uma camada inteira e brilhante de chocolate.
- Junte as duas partes que compõem a estrutura. Para fazer isso, pinte com um pouco de chocolate aquecido ao redor da borda e cole as duas peças. Além disso, você pode colocar as oleaginosas dentro deles.
Benefícios do chocolate
A inclusão do chocolate no contexto de uma alimentação variada e equilibrada pode gerar uma série de efeitos positivos na saúde. O cacau demonstrou ajudar a controlar certos parâmetros, como a pressão arterial. Seu consumo regular pode ser protetor para o sistema cardiovascular. Isso se deve, em grande parte, à quantidade de fitoquímicos que ele concentra em seu interior.
Por outro lado, os antioxidantes que contém são capazes de neutralizar a formação de radicais livres, evitando a sua posterior acumulação nos tecidos do corpo. Esse mecanismo está relacionado a um menor risco de desenvolver patologias crônicas e complexas no futuro, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Medicinal Chemistry.
Por fim, devemos destacar a presença de ácidos graxos de qualidade no cacau. Esses elementos ajudam a controlar a inflamação, desde que sejam do tipo cis. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na Biochemical Society Transactions. É importante, no entanto, evitar que esses lipídios sejam submetidos a temperaturas excessivas para evitar que se transformem no tipo trans.
Prepare ovos de chocolate em casa
Como você viu, é fácil preparar ovos de chocolate em casa. Você só precisa ter um produto de qualidade, um pouco de paciência e não ter pressa para obter um acabamento perfeito.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ried, K., Fakler, P., & Stocks, N. P. (2017). Effect of cocoa on blood pressure. The Cochrane database of systematic reviews, 4(4), CD008893. https://doi.org/10.1002/14651858.CD008893.pub3
- Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry, 178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
- Calder P. C. (2017). Omega-3 fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochemical Society transactions, 45(5), 1105–1115. https://doi.org/10.1042/BST20160474
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.